Educação Parte III
Artigos sobre Educação / Profª. Augusta Schimidt
Parte III
Arte e Educação: Um encontro possível
O ensino da arte é fundamental para o desenvolvimento da criança, pois envolve o pensamento, o sentimento estético e a formação intelectual. Desenhar, pintar, construir faz com que a criança reúna diversos elementos de sua experiência para formar um novo.
Arte – educação significa expressar os sentimentos de uma vida vivida e não uma imitação. É na verdade um movimento educativo e cultural que busca a construção de um ser humano completo, total, de acordo com um pensamento idealista e democrático.
A educação escolar e o meio social exercem ação recíproca e permanente, um sobre o outro, tanto que para alguns educadores a educação escolar é pensada de forma idealística, considerando-a muito influente e capaz de mudar por si só as práticas sociais.
De outra forma, existem os educadores que acreditam que é a sociedade com suas praticas que determina totalmente a educação escolar, que é considerada reprodutora dessa sociedade, sendo incapaz de mudá-la.
Viktor Lowenfeld exerceu extraordinária influencia sobre a educação e em grande parte, graças a ele, é que a educação artística passou a ser reconhecida como disciplina importante do currículo nas escolas publica. Isto aconteceu, não só por causa do seu considerável interesse e de sua influência na arte, mas também por sua preocupação e dedicação com as crianças.