Finanças pessoais, alguns conceitos - sistema de educação Financeira.
Vamos abordar um tema Importantíssimo que raramente são abordados em escolas e faculdades que é finanças pessoais: '' O modo como você administra seu dinheiro, será sua bússola, dirá se você será ou não uma pessoa bem sucedida, pois o dinheiro é assim, se você não o controlar certamente o dinheiro irá controlar você'' , falarei um pouco sobre riqueza mais saiba que para isso teremos que apostar em longo prazo, se você tem pouco '' faça um trabalho de formiguinha , com pouco se consegue muito é só querer ''.
Nota do Autor: quando leio sobre finanças pessoais, e até alguns dos meus textos mais antigos eu usava o termo rico ou pobre, a partir de agora mudarei o termo para pessoas bem instruidas e pessoas mal instruidas financeiramente, pois a riqueza é muito relativa, a pessoas milionáriamentes miseráveis, que residem em mansões, mas vivem em uma favela mental, e á ao contrário, homens humildes e fantásticos com uma mente de milionário e uma conta no banco nem tão expressiva assim, na sua opinião qual miséria é pior, a financeira ou a psiquíca?
Gostaria de relatar agora a principal armadilha do mundo moderno, o consumismo: Robert kyosaki explica fantásticamente esse conceito como a CORRIDA DOS RATOS:
( do original em inglês Rat race) , ela funciona assim: um jovem casal ou uma pessoa solteira compram uma casa, ou um bem, depois com o tempo seu pequeno salário de trabalhador proletáriado sobe, e seu patrimônio também sobe como um foquete da nasa e dá-lhe impostos, assim ele caiu na armadilha dos ratos, será escrava de seus bens, trabalhará para o governo, para o banco o resto de sua vida. O principal erro das pessoas mal instruidas financeiramente é comprar ativos achando que são passivos eu irei explicar: vejam só você NUNCA pode considerar seu carro, sua casa, seus bajulaques e supérfluos seus investimentos, pois eles tiram dinheiro do seu bolso na verdade ativo são coisas que te tragam renda e não tire de você.
O mais engraçado é que as classes c e b ás vezes consomem mais artigos de luxos do que os milionários. As pessoas mal instruidas financeiramente cometem erros gravissímos contra o seu patrimônio como: não fazem uma planilha de economia pessoal e ao invés de ele adminstrar o dinheiro, o dinheiro o administra, desprezam pequenos voleres ( podemos fazer grandes cifras com pequenos montantes ), a algumas empresas que ficam milionários com alguns centavos a mais por dia de economia, a pessoa mal instruida perde dinheiro onde tem conta bancária pois o banco a considera uma pessoa do tipo PFB - pessoa fisica bobinha---que não questiona novos investimentos e taxas abusivas. Essa pessoa mal instruida também não dá a minima para negociação aceita qualquer preço que o produto esteja estabecido.
Dicas Valiosas: a partir de agora se informe mais e cuide muito bem do seu suado dinheirinho, negocie mais- compre como um vendedor, saiba que o bem mais importante que está em jogo é seu dinheiro, muitos sentem vergonha de negociar ou pedir alguns centavos de troco mais lhe pergunto você também tem vergonha de enriquecer? É seu direito e seu dever negociar e pesquisar o melhor preço. Aja também em seu banco como bancário nunca aceite pagar uma taxa de juros maior pela qual eles pagam a seus investimentos. Se você tem pouco dinheiro lembre-se : se você não sabe administrar pouco oque fará se um dia tiver muito dinheiro? Então começe agora com oque têm, poupe no minimo 10% do seu salário e aposte no longo prazo. Depois que você obter uma massa crítica de dinheiro interesssante pesquise sobre investimentos e saiba que poupança não é investimento, veja como é seu perfil de investidor, quanto mais conservador o investimento menos você terá de lucro, temos que aprender a adminstrar os riscos , mas não fugir deles, simplifique-se não queira cair na armadilha do consumismo, no shopping ( o templo do consumismo ) muito cuidado se você gosta de shopping: goste mais não gaste ( igual uma pessoa desvairada ) nunca compre nada por impulso, pesquise e pense muito antes de comprar, sempre que possível compre á vista, vale a pena esperar um pouquinho ( saiba que a paciência é amarga mais seus frutos são doces ), nunca caía naquela que são apenas suaves prestações e que são sem juros , sempre haverá juros a diferença é que eles estão bem maquiados e bem embutidos nas parcelas.
Li outro dia uma ótima definição de consumismo e status social que é : Consumismo e status social é o ato de comprar alguma coisa que você não precisa, com o dinheiro que você não tem, de uma forma que você não consiguirá pagar,para impressionar alguém que você não gosta.
Me ocorreu também um pensamento que:
* cartões de crédito e o limite do cheque especial é igual a portar uma arma de fogo se você têm , faça o possível para NUNCA usar, pois suas conseguências serão desastrosas.
Pense mais sobre suas finanças pessoais, a partir de agora transforme seus sonhos em metas, com disciplina e perseverança você alcançara seus objetivos, entenda que esforço desorganizado não trará nenhum resultado.
Uma Jornada de mil quiilomêtros sempre começara com um primeiro passo então de o primeiro passo, mas descubra que muitos dão o primeiro passo, mais pouquíssimos completam os Mil quilomêtros.
Regras da riqueza:
Regra número Um: NUNCA compre passivos ( dividas ) achando que são ativos ( investimentos ), nunca deixe de negociar, não compre por impulso , não deixe sua emoção e seu ego te dominar: questione-se, sempre que possível compre á vista, saiba administrar e não evitar os riscos.
Regra Número Dois: nunca se esqueça da regra número Um.
Texto By Elvis D' Angelo.