Colheita Feliz revela o caráter do jogador
Colheita Feliz é um jogo do Orkut que caiu no gosto popular, em que o jogador administra uma fazenda, podendo plantar, cuidar, comprar e vender produtos e animais. É bastante interessante, simples de jogar e visual bonito. O jogo também permite convidar amigos e dá acesso à fazenda deles, podendo ajudá-los - colocando água nas plantas e matando as pragas. Porém, também permite ao jogador roubar uma parte da plantação do amigo e também colocar pragas para prejudicar a fazenda alheia.
Em virtude do lado negativo (colocar pragas e roubar), têm grupos religiosos se apegando somente a nesse ponto de vista e levando seus seguidores a boicotar o jogo. Todo mundo tem liberdade de escolha...
Na verdade, o jogo mostra sutilmente o caráter dos jogadores, foi muito inteligente quem criou. Na desculpa de que é “apenas um jogo”, a pessoa "boazinha" tem a oportunidade de mostrar a sua outra face, o que está lá dentro dela, escondidinho.
Uma pessoa de boa índole joga normalmente, cuida da fazenda sem neuras e faz disso uma diversão sadia e sua produção vai crescendo à medida que cuida da sua fazenda, suprindo as necessidades básicas, mandando flores aos amigos e zelando da fazenda deles.
Por outro lado, tem gente que - devido a inclinações pessoais, adora roubar a fazenda alheia e colocar pragas. No convívio social é bem provável que também aja dessa maneira se tiver oportunidades.
Conheço pessoas que entram em pane quando acontece um bug e o jogo pára temporariamente ou perde-se a produção do jogador por um erro de sistema. Imagino esse tipo de pessoa quando acontece alguma desgraça ou contratempo na vida real, deve entrar em depressão com facilidade e fazer da vida um eterno pesar.
Já presenciei gente que atrasou o serviço porque ficou tão obcecado em fazer cálculos mirabolantes para sua colheita produzir em horário que todos estivessem dormindo para não ser roubado e também tabelas do horário dos amigos para poder roubar com tranqüilidade.
Também têm os que criam Orkut falso para poder entrar sem consciência pesada e roubar de si mesmo para enriquecer mais rápido, disputando com os amigos. Na vida real, talvez não pensem duas vezes em criar “caixa dois” como reserva de capital. Têm os que não conseguem mais viver sem ele, se transformou em vício. E assim vai, a lista de variedades de caráter é vasta.
Então, o jogo em si não é coisa do demônio como alguns religiosos estão insinuando e até proibindo seus seguidores de jogar. Na vida real, sempre devemos olhar os dois lados da moeda. O jogo Colheita Feliz simplesmente revela as inclinações pessoais de cada jogador. Do ponto de visto desses religiosos, de que o jogo leva a pecar, não lhes tiro a razão, pois se o “pecado” já está na pessoa, é melhor evitar mesmo, ficando longe. Mas... a vida é cheia de situações e um dia ou outro, aquele que tem inclinação para o errado, vai mostrar sua índole. Como se diz, o joio e o trigo crescem juntos, na hora da ceifa é que serão separados.