TELECINESIA
PODER PARANORMAL QUE ASSUSTA
Telecinesia (telecinésia, telecinética ou telecinese) é a faculdade (poder) extra-sensorial que alguns seres humanos teem para mover ou levitar objetos com a fôrça de suas mentes. O termo vem das palavras gregas "tele" (distância) e "kinese" (mover).
Cena real de uma levitação de objeto
Esse fenômeno é o mais explorado pelos roteiristas de filmes hollywoodianos pois, estando (ainda) além da compreensão científica, provoca uma sensação de terror e impotência em quem o presencia. Quem não se lembra do filme "Carrie, a estranha", de 1976, onde a personagem interpretada pela atriz Sissy Spacek começa, movida por um sentimento de vingança, a provocar movimentos em grandes objetos no sentido de atingir seus colegas de escola que a tinham humilhado. Objetos cortantes voando na direção de pessoas e paredes e tetos desabando sobre cabeças foram as cenas mais marcantes desse filme.
O filme "O Exorcista" também chocou a platéia quando a menina possuída pelo demônio fez móveis e objetos se moverem violentamente, para assustar e afugentar o padre que a exorcizava. Interessante é que o roteiro desse filme foi baseado na história verídica de um menino de 13 anos que, em 1949, em Saint Louis, começou a apresentar sinais de possessão demoníaca, forçando seus familiares a pedir auxílio à Igreja Católica.
Afinal, esse fenômeno existe mesmo? E, se existir, tem explicação científica? Segundo os estudiosos da matéria, tudo na natureza é feito de energia. Assim, nós somos energia e, consequentemente, podemos controlar objetos pela vontade, através da interação da nossa própria energia com aquela existente ao nosso redor, incluindo a do objeto que desejamos movimentar...
O parapsicólogo norte-americano Joseph Banks Rhine, da Duke University, na Carolina do Norte, fez experimentos, em 1934, no campo da telecinesia com um jogador que alegava poder "influenciar" o lançamento de dados, forçando a ocorrência de determinados números nas mesas de cassinos. Os primeiros resultados de seu trabalho apontaram resultados muito além das probabilidades matemáticas, ou seja, que a telecinesia poderia realmente existir.
No entanto, estudos da Parapsicologia admitem que se a telecinesia existir, ela seria incontrolável, espontanea e inconsciente, como alguns fatos ocorridos no Brasil - amplamente divulgados pela imprensa - onde pessoas relataram movimentos bruscos e aleatórios de talheres, pratos e utensílios domésticos em suas moradias. Segundo os estudiosos, um dos moradores tinha faculdade telecinética e provocava, inconscientemnte, aquelas "movimentações" assustadoras de objetos.
Pelo visto, os cientistas - evolucionistas que são - teem ainda muito caminho a percorrer; preferencialmente, de mãos dadas com os criacionistas, que possuem registros bem embasados de possessões como a da menina do filme "O Exorcista"...
......o0o......