LICHIA DE CARLÓPOLIS PARA O MUNDO!

Agricultura

O casal, Iwao e Helena Yamamoto, está comemorando o sucesso da sua criatividade. Pelo terceiro ano consecutivo estão recebendo turistas em seu pomar de lichia para o consumo direto das 120 lichieiras que possui.

A propriedade de 36,5 hectares, distante apenas 1,5 km da cidade na rodovia Carlópolis-Fartura é um exemplo de dedicação.

Iwao fez curso de fruticultura em Itapetininga em 1968 e em 1970 foi para a Califórnia, nos Estados Unidos onde se especializou no ramo.

Em 1973 passou a desenvolver a produção de goiabas no município. Foi tão bem sucedido que a então Cooperativa Agrícola de Cotia batizou a goiaba de Carlópolis com o seu nome. Seu trabalho levou o município a tornar-se um dos maiores produtores de goiaba de mesa do país.

Espírito Inovador!

Lá pelo ano de 1992, Iwao ouviu de um comerciante do Ceasa de São Paulo que a lichia seria a fruta do futuro.

Não pensou duas vezes!

Imediatamente passou a pesquisar sobre o assunto e o resultado foi a união de diversos amigos agricultores que passaram a plantar em suas propriedades, a nova fruta.

Cinco anos depois as lichieiras já estavam produzindo e atualmente Carlópolis é um dos maiores produtores do estado.

Há três anos Iwao e Helena tiveram a idéia de comercializar parte da fruta diretamente do pomar para o consumidor.

Assim nasceu o "Pague e Coma à Vontade" que é um verdadeiro sucesso!

As pessoas gostam tanto que acabam comprando quilos e quilos da fruta pra levar para casa e presentear amigos.

O sucesso alcançado motivou o casal a pensar em expandir seus negócios.

Encontra-se pronto um campo de futebol suíço e estão finalizando diversas casas para alugar a turistas.

Logo um pesqueiro e uma lanchonete entrarão em funcionamento.

O casal pretende ainda instalar um Play Ground para entretenimento das crianças e construir uma quadra de tênis para os amantes do esporte.

Conclusão

No último domingo, dia 20, decidimos fazer esta reportagem e constatamos o grande movimento de turistas.

Havia até um ônibus de Ribeirão Pires da grande São Paulo, que viajando lotado para um casamento na vizinha Joaquim Távora, fez parada, motivado pelas placas de propaganda da lichia do Iwao.

A criatividade vem de família.

Eliane Haishida e o marido Júlio César, sobrinhos do casal e proprietários do Restaurante Sushi Bar no Brooklin em São Paulo, que visitavam os tios proporcionaram uma grata surpresa aos turistas, ao preparar e oferecer aos presentes, uma deliciosa Sakeirinha, espécie de caipirinha à moda japonesa que tem como ingredientes: sakê, açúcar, gelo e lichia levemente amassada.

Todos degustaram e aprovaram a bebida e a iniciativa do casal.

Carlópolis exporta lichia para a Europa!

Neste ano a ceia de natal de muitas famílias da Europa terá um componente produzido em Carlópolis. São as nossas lichias que atravessam o Atlântico como produto orgânico, bem ao gosto dos europeus.

Fruticultores de Carlópolis exportaram esta semana a primeira remessa da fruta para a França, através da Pawana Fruits Exportation de propriedade da francesa Ma‹ Decombe.

A empresária descobriu a lichia de Carlópolis em maio deste ano e depois de alguns contatos ficou acertada a negociação a partir desta safra, devido à alta qualidade do produto local.

Há muito otimismo em torno da parceria já que em apenas 45 dias, o mercado europeu consome mais de 50 mil toneladas produzidas pelas Ilhas Maurício e Madagascar.

Sobre a preferência pelos orgânicos, a explicação é simples. O primeiro mundo está em busca de saúde.

Estudos científicos demonstram claramente que muitos casos de câncer estão relacionados aos produtos químicos utilizados nas lavouras. "Os orgânicos são melhores para o homem e para a natureza", justifica a empresária.

Texto: LÁZARO ALVES

* Publicado em:

Quarta-feira, 23 de Dezembro de 2009