AS ESTRADAS E NÓS : CONVERGÊNCIA DA VIDA OU DIVERGÊNCIA QUE MATA?
Matematicamente falando, a probabilidade de acidentes se multiplica no impressionante índice de pessoas que usam as estradas no período de férias, em especial no verão. Na verdade estou me referindo a isto porque as estatísticas demonstram que a irresponsabilidade dos motoristas continua se perfazendo na causa expressiva dos sinistros automotivos e dos danos físicos e morte nas estradas. No entanto, a imprudência não se traduz na realidade máxima das tragédias nas estradas, infelizmente os fatores climáticos e as condições do piso influenciam diretamente nisto.
Na verdade, posso escrever este texto porque não fomos,por pouco, vitimados em uma situação grave, por razão do deslizamento de nosso carro quando retornávamos de Belo Horizonte, na subida da Serra do 12,na chegada à Curitiba.Um astra preto que estava à nossa frente rodou na curva, na subida da Serra. Diminuí a velocidade sem frear, e para minha surpresa rodamos também. Motivo,óleo despejado na curva. Um monte de um lado e um abismo do outro, e nós, passageiros de um veículo desgovernado.
Estou ciente de que a baixa velocidade e a calma durante o evento ajudaram no processo, mas também estou ciente de que a mão do Senhor nos preservou de um acidente de uma grande monta, de conseqüências imprevisíveis. Se minha velocidade no episódio em questão fosse irresponsável, certamente não estaria aqui para compartilhar com os nossos habituais leitores o fato de que viver pressupõe riscos, mas devemos evitar os desnecessários. Portanto, para você que ainda irá viajar, leve a sério o estabelecimento de uma boa revisão no veículo de sua propriedade, mantendo a direção defensiva como base do seu modo de dirigir, deixando os apressadinhos passarem, mantendo um ritmo de viajem agradável e apreciativo, com toda a atenção possível.
Cuidado com o manuseio de aparellhos eletrônicos ou celulares. Em casos de fortes chuvas, estacione em local seguro e espere passar, considerando as encostas e baixadas como lugares potencialmente perigosos. Jamais beba, e se você bebe, jamais o faça antes de dirigir ou durante o transito. Há muitos jovens inexperientes dirigindo, lembre-se disto, considere isto em suas ultrapassagens ou preparação para ultrapassar. Impressionante o aumento de motociclistas nas estradas, e muito maior nas cidades.
Diante disto, muita atenção com os motoqueiros, em especial por suas incursões entre os veículos. Ao mudar de faixas, faça-o com cuidado.
A prudência preserva a vida, evita dissabores, e abençoa a todos. Boas férias para você e os seus. Tire férias de tudo, menos do relacionamento com Deus, aproveitando para colocar sua vida nas mãos dele e os seus sonhos para 2010 também.
Espero estar com você e com seu carinho durante mais este ano, caro leitor. Jesus ama você, valorize este amor.