NOTA SOBRE ECONOMIA

Àqueles crentes de que, em estágio avançado, a ciência econômica é exata, oponho-me e cumprimento ao mesmo tempo. Inicialmente, sob minha análise, parece justamente o contrário: a partir de definições abstratas que caracterizam o ambiente econômico, meu estudo pretende avançar sobre relações mais complexas, o que significa, por assim dizer, ir levando em conta fatores humanos. E, na medida em que os seres humanos: 1. têm, entre os valores criados por si, muitos não relativos às suas necessidades imediatas, não considero apropriados os modelos de homem universal que se costuma utilizar; 2. associam-se de diversas formas – tanto os valores que dizem respeito ao grupo quanto sua variação devem ser levados em conta. Já a reverência é fundada por este último ponto, uma vez que estudados os valores que fundam as ações de certo grupo envolvido economicamente mais eficiente será a teoria – na qual, talvez, a complexidade se esvaia com a especialização em certo grupo.

Talvez isso justifique o que eu percebo muito esteticamente agora: que seja válido dar nome a um sistema econômico quando se o vai estudar historicamente, considerando seus pontos afins etc., mas que, para teorizar sobre sua dinâmica, é fundamental que não se reifique (coisifique) os nomes; visto que por tabela se reifica também os sistemas, como "roupas" vestidas diversos povos, momento e lugares diferentes. Como no campo política, no qual, creio eu, erram, tanto comunistas quanto liberais, se não levam em consideração as especificidades de um povo, o estado complexo das transições históricas etc.

Pode ser verdade que valha a pena não apenas mudar a economia para a forma mais adequada a certa cultura, mas que também o próprio sistema de valores possa mudar em nome da economia... Ou tudo mude em nome do povo. Estou certo disso, e se sou pela democracia a meu ver esta posição se apresenta antes de tudo como uma escolha. Porém devo terminar o estudo que pretendo para dizer algo mais coerente sobre o que seria uma economia democrática, por exemplo. Hão de perdoar minha prolixidade, meu gosto pela escrita e minha incapacidade de esperar, pois, sendo nós humanos, tenham paciência e compreensão; e tomem este escrito como um registro.