MENS SANA IN CORPORE SANO

O público belorizontino viveu momentos de indizível alegria ao presenciar o belo espetáculo que lhe foi oferecido pela mocidade estudantil da nossa cidade, inclusive por uma delegação oriunda do Rio de Janeiro, mostrando a todos os que compareceram ao Estádio Benedito Valadares toda a sua gracilidade feminina, aliada aos seus primorosos dotes físicos.

Verdadeiramente uma soberba demonstração de ginástica moderna, fazendo-nos esquecer os extravagantes exercícios físicos praticados hoje pelas mulheres, prejudicando-as tão somente, embrutecendo-as, eliminando toda a sua graça natural e aproximando-as em excesso da masculinidade dos homens.

A mulher terá de ser sempre mulher. Deus o sabe, porém os materialistas e a sociedade corrompida do nosso tempo o pretendem ignorar. Haja vista a prática do futebol, agora, pelo belo sexo, esporte por demais pesado para o organismo feminino.

Entretanto, muito embora ele lhes seja proibido por lei, em diversas cidades já se organizaram equipes femininas e já se realizaram competições entre elas, com pleno consentimento das autoridades locais.

Um absurdo, uma infâmia! Seus realizadores não visam com isso ao aprimoramento físico das atletas nem coisa nenhuma. Mas, sim, interesses baixos e mesquinhos que aqui não nos cabe evidenciar. Por detrás de tudo, tenham a certeza, existe a sordidez, a maldade, a corrupção.

Não se pode gritar contra a baixeza, porque logo surgem forças contrárias à moral, no afã de abafar a voz do direito. Há tempos, quando o Padre João Botelho, um digno representante da Igreja Católica, um Ministro de Deus, protestou contra a safadeza reinante nos Concursos de Beleza promovidos pelos “Diários Associados” (a famosa “imprensa sadia” da nossa terra ...), um da gangue o criticou ousadamente através as páginas do seu jornal:- Oswaldo Chateaubriand.

Mas, os estudantes e os católicos de Belo Horizonte, unidos em público num comício de desagravo ao sacerdote, se colocaram ao seu lado, revidando com ele ao sórdido ataque.

E daí nasceu um movimento encabeçado pelo ilustre prelado, trabalhando em prol da saúde moral do povo brasileiro, intitulado “POR UM MUNDO MELHOR”.

Apesar dos pesares, como em todo o deserto há sempre um oásis, também ainda encontramos em nosso meio algo de bom e de sadio para se apreciar. E a exibição das meninas naquela noite de gala o atesta muito bem.

Gostei imensamente e acredito que todos os presentes estão comigo. Um espetáculo digno, harmonioso, uma perfeita demonstração da disciplina do corpo e dos movimentos, ao qual, sem embargo, podemos bem aplicar o velho provérbio latino:- “MENS SANA IN CORPORE SANO” ...

-o-o-o-o-o-

B.Hte., 05/10/59

NOTA:- dedicado à prezada amiguinha MARIA VICENTE (aluna do Colégio Anchieta e colega da Maria Mari).

RobertoRego
Enviado por RobertoRego em 07/01/2010
Código do texto: T2016457
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.