POR QUE NÃO CONSIGO EMAGRECER? E a Febre das academias!!!

POR QUE NÃO CONSIGO EMAGRECER???

Na onda de se mexer dentro das academias e quanto mais se mexe melhor... E vamos que vamos no ritmo do bate-estaca. Todavia, estamos esquecendo o verdadeiro motivo de tudo isso, ou seja, o verdadeiro objetivo que perseguimos.

Claro que uma pitada de vaidade não faz mal a ninguém, tampouco desejar ser bem sucedido nos vários empreendimentos que se apresentam no curso da vida. Talvez seja até mesmo natural que venhamos perseguir tais coisas, porém não devemos perder de vista o norte de nossa orientação, sendo certo que tudo isso que está aí no mundo são como meios disponíveis que nos são ofertados para que sejamos felizes. Então sejamos felizes!

Duzentos seis ossos, cerca de seiscentos músculos e bilhões de neurônios no comando, este o é nosso corpo. É através desta maravilhosa máquina que estabelecemos contato com a vida, e, além do mais, é a única máquina que quanto mais se usa mais ela se renova, sendo mesmo seu uso condição “sine qua non” para que sua renovação ocorra.

Ninguém precisa se transformar no super-homem ou na mulher maravilha, precisamos apenas ter um corpo que nos permita fazer aquilo que gostamos e que nos dar prazer. Ou seja, ir ao cinema e não se preocupar se vamos ou não caber nos acentos, entrar numa porta giratória de banco e não ficar entalado, poder subir numa árvore frutífera e lá saborear seus frutos sem se preocupar se vamos cair ou que o galho vai se quebrar, poder se refrescar no verão tomando banho de cachoeira, descer corredeiras de rios e pegar ondas nas beiras de praias na forma de jacaré, andar despreocupado sem saber da hora, pisar numa grama ou chutar areia de praia para cima sem que isso venha depois se transformar em problema articular.

São para gozar essas coisas simples da vida que justifica o porquê que temos que ter um corpo adequado e que não nos limite, pois se estivermos muito acima do peso normal todas essas coisas vão se transformar num profundo desconforto. E cá para nós, para essas coisas não precisamos ser absolutamente atletas. Basta apenas que tenhamos alegria de viver!

Para quem está precisando entrar em forma, o primeiro passo é não se desesperar, o segundo é repensar sua vida e reencontrar qual é realmente a sua verdade, pois se não mudarmos o padrão de pensamento de nada valerá o esforço. Esses são os primeiros passos que são simples, porém, fundamentais para que possamos avançar para os demais. Bom, a seguir devemos fugir do modismo e procurar a orientação segura e séria dos profissionais que de fato estejam comprometidos com essa área. Lembre-se que não existem mágicas e os resultados não aparecem de uma hora para outra.

Portanto, uma maneira boa de começar é pelo cardiologista. É ele que pode conhece verdadeiramente o estado do seu coração, e vai estabelecer as fronteiras de segurança e até aonde ele pode ser exigido, baseando-se em parâmetros do tipo: frequência cardíaca máxima de trabalho; VO2 Max.; zona alvo de frequência cardíaca, que quando atingida, passa-se a ter verdadeiramente ganhos aeróbicos. E também pode estabelecer o tempo de “Sprint” em trabalho “anaeróbico” (alguns trabalhos de vanguardas dão conta da inexistência do trabalho anaeróbico celular) a fim de aumentar, gradativamente, o tempo de tamponamento do ácido lático (lactato) - com o claro objetivo de evitar stress sobre o músculo cardíaco.

Então, após o “check up” cardíaco, chega vez do nutricionista. Este deve nos apresentar uma dieta balanceada sem agressão ao nosso paladar e que tenha maior valor nutricional e menos valor calórico, a qual esteja aliada ao objetivo pretendido que foi estabelecido lá no ato de repensar as nossas prioridades.

Bom, coração em dia; dieta definida. É a hora do profissional de educação física.... Calma!!! Não se desespere, você não está diante de seu “carrasco”. Lembre-se que apesar de buscar um objetivo em termos de forma física, não podemos deixar de procurar o lúdico dentro dessa atividade que, a propósito, pode se transformar em algo muito prazeroso para você. O profissional de educação física saberá, na exata proporção, adequar seus objetivos às suas limitações físicas, pois a filosofia de trabalho do profissional deve revelar muito do seu lado prático que tem que se traduzir em resultados, bem como apresentar o lado prazeroso da atividade física e transformá-lo numa realidade que te proporcione a sensação de bem estar e prazer, o lúdico também de fazer parte do pacote. Afinal, acordar seis horas da manhã, diariamente, se for só por obrigação, garanto-lhes que em pouco tempo o ócio nos vencerá fácil, assim temos que buscar nessa rotina o lúdico se não a coisa não vai adiante.

Quando falei lá no início em se mexer, queria dizer se mexer com qualidade, não é tão somente se mexer para lhe dar melhor com nossas culpas! Ou seja, não pense que vamos tomar cerveja à vontade, entrar em churrascadas, comer bombons, despreocupadamente, nos deliciarmos em um belo e maravilhoso sonho de padaria ou encarar aquelas maravilhosas “portuguesas” do tipo tamanho família. Nada contra, aliás, nada disso é proibido quando não se têm restrições medicas. Todavia, não pense que depois da farra basta ir à academia fazer spinner, correr na esteira, nadar ou fazer longas caminhadas que vamos nos livrar das indesejadas gordurinhas; - “pronto, já espremi minha gotinha de suor ... Agora consegui sair impune daquela “orgias calóricas”!!!

Temos que ter em mente que uma aula de spinner, daquelas das mais cascuda, de aproximadamente 45’’ min., equivale apenas a queima de cerca de 400 kcal para mulheres e cerca de 800 kcal para homens, isto se o trabalho for feito dentro da sala de aula a pelo menos 75% a 80% da frequência cardíaca max. Por outro lado, aquele sonho de padaria tem cerca de 380 kcal e uma inocente lata de cerveja 280 kcal. Portanto, fica fácil de ver que a diferença entre aquilo que foi queimado na aula e aquilo que não se conseguiu queimar vai acabar sobrando, e, logicamente, vai ser depositado como poupança no tecido adiposo sob a forma de gordura (“barriguinha, culote e etc”).

Então de nada vale entrar numa aula de spinner, correr na esteira ou fazer longas caminhadas, se essas atividades forem feitas dentro de uma faixa de frequência cardíaca abaixo do liminar aeróbico. Na verdade, quando assim fazemos estamos naturalmente queimando apenas nossas culpas, que é muito bom para o nosso psicológico, mas em termos físicos ou de queima de calorias, infelizmente, não produz efeito algum e não estamos fazendo absolutamente nada em termos práticos. Claro que se mexer desta maneira ainda é melhor do que não fazer nada. Porém, a partir do que foi exposto fica claro o motivo e a explicação para aquela famosa queixa dos frequentadores de academias: - Pô... Malho, malho, malho e não consigo emagrecer!

Todavia não devemos odiar a gordura, ela constitui o combustível ideal, pois cada molécula transporta grandes quantidades de energia por unidade de peso, transporta e armazena facilmente e proporciona uma fonte imediata de energia.

Até 4% da gordura corporal protegem contra os traumatismos de órgão vitais como o coração, cérebro e medula espinhal. As gorduras armazenadas nas dobras da pele (gordura subcutânea) servem de isolamento e permitem que tenhamos mais tolerância aos frios extremos.

O corpo humano como qualquer máquina precisa de energia (caloria) para entrar em movimento, sendo que é a única máquina que mesmo em repouso continua gastando energia, o que chamamos de taxa basal metabólica. Um carro quando está parado não queima combustível. Já o corpo, ainda que em repouso, precisa manter o coração bombeando sangue para suprir o fluxo continuo de demanda por energia para os seus órgãos vitais, medula espinhal, baço, músculos, pulmões, rins, fígado, cérebro e etc.. Mesmo a própria digestão consome energia para quebrar o alimento nos seus vários nutrientes. Sendo certo, que quanto menos industrializado e processado é o alimento, tanto mais energia calórica o corpo precisa para realizar a digestão. Assim devemos sempre optar pelos alimentos ricos em fibras e de preferência que sejam ingeridos crus.

As fibras, apesar de tecnicamente não terem valor nutritivo, as dos tipos dietéticas hidrossolúveis e insolúveis na água podem conferir alguns benefícios de saúde, exercem uma função fundamental e de extrema importância na limpeza e no funcionamento gastrintestinal, reduz os riscos de doença cardiovascular, bem como exerce papel significativo na escovação sobre as partículas de gorduras contidas nas dietas, aderindo-se as mesmas como esponja, passando a conduzi-las ao interior do cólon de onde são expelidas juntamente com o bolo fecal para fora do organismo através do ânus.

Assim como em um carro quanto mais se acelera mais combustível gasta, assim também é o corpo humano. Sendo que o acelerador do corpo é o coração, portanto quanto mais alta é a frequência dos batimentos cardíacos tanto mais calorias o corpo consome. Daí a gente vê o porquê da inutilidade de uma aula de spinner, uma corrida na esteira de 40 (quarenta) min., uma longa caminhada de 2 (duas) horas ou de uma hora inteira de natação, quando praticamos essas atividades numa faixa de frequência cardíaca muita abaixo da zona alvo. Logo, vale mais uma corrida 10 (dez) min., em termos de gastos calóricos, em ritmo acelerado do que uma corrida de 40 (quarenta) min em ritmo muito lento, quando o coração trabalha muito aquém de seu verdadeiro potencial. Trinta minutos de uma caminhada bem acelerada faz mais efeito que uma caminhada de duas horas, sem falar que o tempo reduzido de atividade física diminui de forma significativa o risco de lesão por atrito, em razão do impacto sobre as articulações no contato com a superfície onde se pratica o exercício.

Existe também uma lenda nas academias entre as mulheres, que diz que musculação não emagrece e que queima pouca caloria, mas não devemos esquecer que o que mais consome calorias dentro do corpo são os músculos. Assim, mesmo quando estamos dormindo os músculos continuam consumindo calorias para se sustentarem, logo quanto maior é massa muscular tanto maior é consumo de calorias pelo corpo. Sem falar que se queimam bem mais calorias na musculação quando se aumenta o número de repetições dos exercícios e se diminui o tempo de recuperação entre as séries. E, por outro lado, trocar gordura por músculos, cá para nós... Existe algo melhor e mais vantajoso?

Agora, não devemos esquecer jamais que temos a obrigação moral para conosco de sobreviver com dignidade dentro deste mundo, e todos os atos de nossas vidas deverão estar sempre focados para nossa felicidade. Devemos lembrar que por mais que nos esforcemos jamais estaremos satisfeitos com os nossos próprios corpos. Os nossos olhos são os mais críticos entre todos os demais, e os mais duros na hora de proferir a sentença. Sendo assim, devemos controlar a mente para que não nos jogue numa busca sem fim rumo ao um estereotipo inalcançável, que não é o nosso, mas que está sendo introjetado pela mídia em nossas cabeças, fazendo-nos percorrer caminhos escuros e tenebrosos que fatalmente nos levarão ao um estado de infelicidade, e, que quando não, ao um estado patológico precário.

Por outro lado, a vida é medida pela quantidade de vezes que o coração bate. Durante a prática de exercício físico, ela bate mais vezes para suprimir a demanda de energia do corpo, porém um corpo bem condicionado faz o coração bate mais lento no estado de repouso. O oxigênio – este maravilhoso gás – que nos dá a vida, também é o responsável por nos tirá-la. Porque quando ele é consumido no interior do corpo produz um subproduto que não é utilizado pela reação química de sua queima. São os chamados radicais livres, que em grandes quantidades quando não retirados por algum antioxidante (vitamina C), passam a bombardear as cadeias de DNA, por conseguinte, podem provocar alteração no código genético e ocasionar diversos efeitos nocivos à saúde: envelhecimento precoce; degeneração prematura dos órgãos; câncer e etc..

Não devemos na busca desenfreada pelo corpo perfeito comprometer o bem mais precioso que possuímos que é nossa saúde!!! A moderação e a razoabilidade devem ser sempre o norte de tudo o que fazemos. Na verdade, este artigo parece ser um tanto contraditório, mas o que busquei foi colocar de forma desmistificada os dois lados extremos do culto ao corpo: beleza e saúde. E, quando estes dois conceitos são utilizados com sabedoria, colhemos excelentes benefícios. Afinal, o corpo é o templo sagrado do espírito!

E, a propósito, lembre-se do que foi dito lá em cima, objetivo na vida antes tudo é ser feliz. Assim, vamos curtir prazerosamente cada etapa de nossas vidas: malhar; trabalhar; estudar; namorar, envelhecer e por aí vai.... Sejamos, então, felizes!!!

(Fábio Omena)

Ohhdin
Enviado por Ohhdin em 06/01/2010
Reeditado em 16/05/2013
Código do texto: T2014905
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.