Uma opinião incomoda muita gente...
Quantas vezes ao expor uma opinião vemos alguns olhares tortos em nosso direção? É fato que as pessoas que gostam de expor sua opinião são diversas vezes chamadas de falastrona ou mesmo excluída de um determinado grupo. Afinal de contas, ninguém quer se prejudicar por causa de outra pessoa que fala demais. Mas será que ao expor sua opinião uma pessoa se prejudica? Isso é tão ridículo, as pessoas acabam ficando caladas e em muitas vezes aceitando coisas de boca fechada com medo de acontecer alguma coisa ruim. É certo que o passado e até muitas situações do presente fazem as pessoas terem um certo receio, com medo de algumas consequências. Isso é normal em salas de aula, em empresas e até mesmo em casa com repressões de professores e diretores, chefes e pais. Mas até em que ponto esse receio pode chegar? E pode acabar virando um medo?
Hoje é difícil ver alguém expondo sua opinião em público. Os poucos que fazem isso são ignorados. Pense bem. Em algum grande canal de veiculação você vê alguém fazendo isso? Não. Essas pessoas são ignoradas pela mídia e pela grande massa. Até mesmo na internet, que teoricamente tem uma maior liberdade e um conteúdo muito maior para ser explorado do que os meios tradicionais é difícil acharmos alguma coisa do tipo. As poucos referências que sobraram estão perdendo força e espaço. Quem está no poder maqueia o que está acontecendo a nossa volta, para que não percebamos o que se passa de verdade e para que a falcatrua continue rolando solta.
As pessoas ficam quietas sem saber porque, sem saber se isso irá lhe fazer bem ou não. Mas será que com isso vivemos em uma sociedade justa? Em que em muitas vezes, eu diria que na maioria das vezes, vemos alguém decidir por algo nos afetará diretamente. Alguém hoje está satisfeito com o modo com que vive ou pensa que se pelo menos tentassemos algum tipo de reação conseguiríamos ao menos uma pequena melhora pra nós.
É um jogo sujo, mas temos que admitir que é um jogo. E que também podemos jogá-lo. Fazer um jogo político muitas vezes dá certo, mas não estou dizendo que este é o melhor modo. Infelizmente é o que está funcionando. Em um lugar onde há hipocrisia em todo canto, fazer o jogo politico pode ser importante, mas lembrando sempre em deixar claro qual a sua opinião.
É realmente complicado, mas enquanto não fizermos alguma coisa e respeitarmos a opinião dos outros, isso demorará muito para passar. Continuaremos sendo expostos a situações que nem sempre queremos ou concordamos. E ficamos calados, de boca fechada, assistindo a mais um reality show que sempre começa outra vez.