Item do plano: Aborto Língua Portuguesa articulada ao Tema Transversal Saúde
Item do plano: Aborto
Língua Portuguesa articulada ao Tema Transversal Saúde
Conteúdos Procedimentais:
Divida a turma em grupos de acordo com os motivos que levaram os personagens das estórias a optarem pelo aborto. Cada aluno deverá ler a sua estória para os colegas de grupo. Aquele que representar melhor a opinião de todos será escolhido. O grupo também pode criar outra estória que contemple as situações abordadas individualmente e a decisão que julgue mais adequada para a situação.
Organize todos em semicírculos e peça que cada equipe apresente sua produção. No decorrer das apresentações, complemente as informações e estimule a discussão, pedindo que os participantes se posicionem em relação ao que concordam ou discordam em cada estória apresentada.
Competências:
Observar, identificar, reconhecer, indicar, apontar, localizar, descrever, interpretar, estabelecer diferenciações, constatar, representar oralmente, justificar, aplicar conhecimentos a outras situações para tomar decisões, solucionar situações problema, fazer prognósticos, construir argumentos críticos, analisar, julgar, explicar, apresentar conclusões, levantar suposições, fazer generalizações indutivas e construtivas fundamentadas.
Organizar informações e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para a construção de argumentações consistentes.
Habilidades:
A partir de um quadro informativo de uma realidade histórico-geográfica, contextualizar, compreender e destacar os fatores sociais, econômicos, políticos e culturais envolvidos.
Conteúdos Conceituais:
Distribuir aos alunos papel sulfite e caneta esferográfica. Esse papel deve ser distribuído em tiras de papel. Peça aos alunos que pensem em alguma situação em que o aborto esteja presente. Pode ser uma estória de fundo real, um filme, livro, novela ou música. Eles deverão descrever em poucas palavras esta situação na tira de papel, ressaltando os motivos pelos quais o aborto foi cogitado ou realizado.
Conteúdos Atitudinais:
Aproveite para lançar na discussão exemplos de casos em que o aborto é legalizado no Brasil. Estimule a turma a comentar os principais riscos que uma mulher corre durante o processo. Diante disto, questione se a prática deveria ser legalizada no Brasil e por quê. Proponha também uma reflexão sobre os motivos que levam um casal a optar pela interrupção da gravidez.
Tema Transversal envolvido: Saúde
Estratégias
Conceituais
• Compreender e laborar a construção do conceito a partir de conhecimentos prévios;
• Criar uma motivação para se chegar à contextualização;
Procedimentais
• Refletir;
• Reflexão simultânea;
• Justificação, busca de sentido, mostrar para o que serve determinada coisa, atribui significado;
Atitudinais
• Modelos vivenciais;
• Reflexo e compromisso pessoal;
• Ser o modelo do que se pretende passar;
• viver na escola esses valores;
• Refletir sobre os conflitos que aparecem;
• Criar pré-disposição à atuação de acordo com valores estabelecidos.
Sistemática de avaliação
Sugira uma avaliação a respeito das emergências de um aborto em um relacionamento ou para cada um, tanto ao aluno quanto à aluna, ou seja, à mulher.
Peça aos alunos para contarem como foi realizar esse trabalho. Aproveite para reforçar a idéia de que o melhor ainda é a prevenção para que se evite uma gravidez não programada. encerre o trabalho pedindo que os participantes resumam em uma palavra o que levam desse encontro.
Objetivo:
Reforçar a importância da prevenção da gravidez com o uso de métodos contraceptivos, e esclarecer sobre os métodos seguros e arriscados de aborto. Aconselha-se trabalhar o tema com adolescentes maiores de 13 anos.
8ª série
Duração - 04 horas/aula.