Plano de aula: TRABALHO E CONSUMO e Língua Portuguesa

Plano de aula

I - TRABALHO E CONSUMO e Língua Portuguesa

Conteúdo: Elaborar uma aula, de modo que se trabalhe simultaneamente os Temas Transversais, de acordo com os P.C.N.'s, dentro do tema Trabalho e Consumo. Aula voltada para alunos do ensino médio.

Material: Texto extraído do periódico Diário de São Paulo. Um pequeno cartaz contendo propaganda de artigos infantis. Uso do dicionário.

Objetivo: Através dos recortes, passar para o aluno as diferentes formas de interpretação de textos. Um texto pode ser escrito ou visual passível de diversas interpretações. Sempre procurando enfatizar o consumismo exacerbado que assola e tem predominado na sociedade. Isto tem início na infância devido aos comerciais excessivos em todos os meios de comunicação. Estimular-se-á o uso do dicionário, ao procurar-se nele o significado de várias palavras desconhecidas pelos alunos. Estas aulas não serão todavia com o intuito de dar uma noção proibitiva com relação ao consumo de bens, mas apenas para que se tenha uma noção de que se deve consumir com consciência e controle, dentro de suas possibilidades financeiras. Material este que poderia ser usado até para uma aula de meio ambiente, onde seria trabalhado o fato de que o consumismo exagerado está dizimando o meio ambiente e muitas espécies vivas que rapidamente serão extintas.

Competência: Trabalhar a linguagem textual, isto é, aprender a diferenciar os vários tipos de texto, por exemplo: um texto literário, uma crônica de jornal, uma propaganda etc.

Será trabalhada em menor escala mas não esquecendo dela, a gramática normativa. Pois há de se saber fazer uso dela para que se possam produzir textos que dela haja exigência. Há diversos públicos a serem produzidos textos; desde aquele no qual a linguagem corrente urbana é carregada de termos que não fazem parte de uma gramática mais trabalhada, até aquele leitor que está acostumado a seguir à risca as regras gramaticais. Enfim, tudo depende de um contexto.

Habilidade: Interpretação de texto. Será trabalhado não tão somente este texto, como outros. Por final, aos alunos será dada a tarefa de compor redações. Para que aprendam aos poucos com discernimento, produzir diversos tipos de texto. A tarefa será de que dentro dos moldes dos textos dados, sejam montados novos textos. Pode ser uma composição narrativa, como numa reportagem, pode ainda ser uma propaganda de uma marca ou uma franquia famosa. Porém terá que ser sempre enfatizando os consumos conscientes, responsáveis. Serão colocados em práticas os exercícios criativos dos alunos, estimulando seu espírito inventivo.

Procedimento da aula

Serão distribuídas cópias do texto e do suplemento de artigos infantis. A sala será dividida em grupos para que se possa haver uma discussão a respeito entre os elementos do grupo e posteriormente um debate entre os grupos com a mediação do professor a respeito do consumismo em nossa sociedade. Discutir-se-á também, porque não, a influência das línguas estrangeiras em nossa vida, principalmente a língua inglesa. De um modo que a cabecinha do jovem entenda, será discutido o modo consumista que devido a influências externas somos pressionados muitas vezes a aderir. Em aulas posteriores depois de se trabalhar os elementos que caracterizam cada tipo de texto, será dada a tarefa já descrita no item habilidade.

Em uma etapa posterior, os textos serão apresentados pelos alunos como numa espécie de seminário.

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 06/01/2010
Código do texto: T2014390
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.