O caixa da empresa e seus segredos.
* Simplesmente, o dia a dia do caixade uma empresa num enfoque administrativo, versando a prática, em operações numa pequena e média empresa:
* Flexibilidade e dureza ao mesmo tempo!!! Obedecer a parâmetros com cadastros bem feitos.
* O caixa se compõe de:
Vendas à vista e recebimentos de contas correntes provenientes de vendas a crédito.
* Lógica: São vendas, recebimentos e pagamentos compatíveis.
* Incompatibilidades: Pagamentos maiores que os recebimentos, por estoque em excesso ou sem giro e prazos de compras menores que os de venda.
* Exemplo: Comprar em excesso, com prazos curtos, como 100% das vendas, esquecendo das despesas.
* Compras compatíveis: Envolvendo o fluxo de caixa. No destaque de itens a pagar como as despesas e os custos de mercadorias.
* Melhor compatibilidade: Compras no prazo médio de 45 dias e vendas no prazo médio de 30 dias, para corresponder a folga do caixa.
* Melhor gestão de margem: Compatível com o lucro pretendido e custos previstos.
* Nas compras respeitar a sazonalidade: Conforme regiões, as safras, os meses mais curtos, as greves e intempéries do tempo, além dos feriados prolongados.
• Fator gerador de caixa: Vendas com qualidade, bom atendimento, bom estoque, pessoal preparado, energia positiva, layout interno e externo, além de divulgação e mídia apropriada.
* Missão: Servir propiciando gentileza, satisfação, presença, alegria, sorriso com o semblante alegre.
* Incompatibilidade: Não receber em dia as vendas a crédito.
Sugestão moderna: Usar mais vendas com cartões e incentivo nas vendas à vista.
* Não fazer sangrias no caixa, enquanto não estiver com os pés totalmente no chão. Isto é com as finanças da empresa em dia e com folga de caixa.
• Exemplificando em ramos de negócios que obrigatoriamente trabalham com margens baixas e nas inadimplências ou extravios, as fazem sucumbir como, numa margem de 42% sobre o custo:
• Preço de venda = 142,00
• Custo = 100,00
• Despesa = 31,24
• Inadimplência = 4,97
• Lucro líquido = 5,79
• Raciocinando deduz-se, entretanto que se vender e não receber ou se houver extravio, você terá que comprar a mesma mercadoria 17,27 vezes para ressarcir o valor pelo preço do custo. Isto é, obtendo o lucro de R$ 5,79 em cada mercadoria venda.
• Daí a importância do vigor nos controles para almejar o sucesso, dentro de um programa de fluxograma de caixa simples e objetivo.
Administrando:
Ver a venda a prazo diário versus recebimento
de contas.
E a soma das vendas à vista e a prazo versus o recebimento dos dois compatíveis ao pagamento.
Ou seja, o sucesso empresarial está mais no pagamento do que no recebimento.
José Pedroso