O caixa da empresa e seus segredos.

* Simplesmente, o dia a dia do caixade uma empresa num enfoque administrativo, versando a prática, em operações numa pequena e média empresa:

* Flexibilidade e dureza ao mesmo tempo!!! Obedecer a parâmetros com cadastros bem feitos.

* O caixa se compõe de:

Vendas à vista e recebimentos de contas correntes provenientes de vendas a crédito.

* Lógica: São vendas, recebimentos e pagamentos compatíveis.

* Incompatibilidades: Pagamentos maiores que os recebimentos, por estoque em excesso ou sem giro e prazos de compras menores que os de venda.

* Exemplo: Comprar em excesso, com prazos curtos, como 100% das vendas, esquecendo das despesas.

* Compras compatíveis: Envolvendo o fluxo de caixa. No destaque de itens a pagar como as despesas e os custos de mercadorias.

* Melhor compatibilidade: Compras no prazo médio de 45 dias e vendas no prazo médio de 30 dias, para corresponder a folga do caixa.

* Melhor gestão de margem: Compatível com o lucro pretendido e custos previstos.

* Nas compras respeitar a sazonalidade: Conforme regiões, as safras, os meses mais curtos, as greves e intempéries do tempo, além dos feriados prolongados.

• Fator gerador de caixa: Vendas com qualidade, bom atendimento, bom estoque, pessoal preparado, energia positiva, layout interno e externo, além de divulgação e mídia apropriada.

* Missão: Servir propiciando gentileza, satisfação, presença, alegria, sorriso com o semblante alegre.

* Incompatibilidade: Não receber em dia as vendas a crédito.

Sugestão moderna: Usar mais vendas com cartões e incentivo nas vendas à vista.

* Não fazer sangrias no caixa, enquanto não estiver com os pés totalmente no chão. Isto é com as finanças da empresa em dia e com folga de caixa.

• Exemplificando em ramos de negócios que obrigatoriamente trabalham com margens baixas e nas inadimplências ou extravios, as fazem sucumbir como, numa margem de 42% sobre o custo:

• Preço de venda = 142,00

• Custo = 100,00

• Despesa = 31,24

• Inadimplência = 4,97

• Lucro líquido = 5,79

• Raciocinando deduz-se, entretanto que se vender e não receber ou se houver extravio, você terá que comprar a mesma mercadoria 17,27 vezes para ressarcir o valor pelo preço do custo. Isto é, obtendo o lucro de R$ 5,79 em cada mercadoria venda.

• Daí a importância do vigor nos controles para almejar o sucesso, dentro de um programa de fluxograma de caixa simples e objetivo.

Administrando:

Ver a venda a prazo diário versus recebimento

de contas.

E a soma das vendas à vista e a prazo versus o recebimento dos dois compatíveis ao pagamento.

Ou seja, o sucesso empresarial está mais no pagamento do que no recebimento.

José Pedroso

Josepedroso
Enviado por Josepedroso em 05/01/2010
Reeditado em 20/01/2021
Código do texto: T2012163
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