OS TEMPLÁRIOS E A MAÇONARIA
LIGAÇÕES ENTRE OS TEMPLÁRIOS E A MAÇONARIA
Introdução
São inúmeras as especulações quanto as ligações entre a Ordem do Templo e a Franco-Maçonaria; duas teorias a respeito merecem a nossa consideração e destaque. Uma delas sugere que os templários foragidos da França continuaram se reunindo com a proteção da Franco-Maçonaria. Carl Gottthelf, Barão de Hund, relatou em seu livro “Sobre o Regime da Estrita Observância” nome dado ao sistema de maçonaria escocesa introduzido na Europa por John Micthell em 1728 – que os membros da Estrita Observância são os sucessores dos templarios.
Elize de Montangnac afirma em sua obra; "História dos Cavaleiros Templários" que segundo o Barão de Hund, “após a destruição da Ordem do Templo em 1307, o Grão-Mestre provincial de Auvergne, Pierre d’Aumont, fugiu com dois comandantes e cinco cavaleiros. Disfarçados de obreiros maçons se refugiaram numa ilha escocesa, onde encontraram o Grão-Comendador George de Harris e diversos outros irmãos, com os quais resolveram dar continuidade a ordem. Criaram no dia dedicado a São João em 1313, um capitulo para o qual Aumont, o primeiro nome da lista, foi nomeado Grão-Mestre. Para despistar seus perseguidores tomaram os símbolos da maçonaria e se denominaram maçons livres.” A partir desta data a Ordem do Templo espalhou-se pelo mundo sob o manto da Franco-Maçonaria.
Entretanto Hund não apresentou documentação convincente e muitos não acreditaram nele.
Uma outra teoria, formulada na Escocia pelo conhecido historiador maçônico Robert Lomas parece bastante consistente. Segundo Lomas, tais ligações podem ser provadas pela análise de uma escultura existente na Capela de Roslyn.
A ORDEM DOS CAVALEIROS DO TEMPLO
A ordem dos Cavaleiros do Templo foi fundada no ano de 1118 em Jerusalém, na época das Cruzadas, tinha o objetivo de proteger os peregrinos que se dirigiam ao Santo Sepulcro.
Seus fundadores, que fizeram votos de pobreza, castidade e obediência, eram:
1- Hughues de Payen(1º Grão-Mestre)
2- Godfroi de Saint Omer
3- André de Montbard
4- Geofrey Bisol
5- Payen de Montdidier
6- Archembaud de Saint Aignant
7- Gundomar
8- Godfroy
Três Bulas papais confirmaram a existência dos templários: A “Omne datum optimum” de 1139, a “Milites Templi” de 1144 e a “Militia Dei” de 1145.
A Cavalaria templária era a tropa mais disciplinada e mais bem preparada da Europa medieval. Por seu valor e espírito de corpo, era considerada a vanguarda e a espinha dorsal dos exércitos dos cruzados na palestina.
Os templários eram excelentes administradores, fiéis e organizados depositários, e por isto, tornaram-se banqueiros de papas, reis e particulares. Conhecidos por sua lealdade e valentia, inspiravam confiança na população, que em suas mãos depositavam imensas fortunas, e por este motivo, foram alvo da cupidez do Rei Felipe o Belo, da França, que por necessitar de imensas quantias de dinheiro para financiar suas guerras contra seus vizinhos resolveu apoderar-se dos bens da Ordem.
Em 13/10/1307, tropas do Rei da França, numa operação coordenada e simultânea, invadiram o quartel general dos templários em Paris e prenderam os membros da hierarquia templária, incluindo seu Grão-Mestre Jacques de Molay. Entretanto, a busca por documentos da ordem e também por seu “tesouro” resultou infrutífera, pois, nada foi encontrado. Quanto ao “tesouro” anteriormente mencionado, nunca se soube em que realmente consistia, mas até hoje existem conjecturas a respeito.
Aproximadamente 120 templários foram queimados vivos, depois de terem suportado torturas onde foram obtidas confissões duvidosas. Finalmente em 22/03/1312, por um “inviolável e perpétuo decreto”, através da bula “Vox in excelso” o papa aboliu oficialmente a Ordem dos Cavaleiros do Templo.
Os registros históricos afirmam que após a extinção da ordem, os templários espalharam-se pela a Europa. Foram para Portugal, Espanha, Alemanha, Escócia, Inglaterra, etc, onde se filiaram a outras ordens. Entre as ordens que os acolheram, estão a Maçonaria(operativa) os Hospitalários, os Cavaleiros Teutônicos, outros.
INFLUÊNCIA DOS TEMPLÁRIOS NA MAÇONARIA
Ao entrarem na maçonaria, os templários devem ter contribuído muito para o aperfeiçoamento da organização, para o enriquecimento dos rituais, etc. Entretanto, pouco se tem de concreto a respeito. Faltam estudos mais aprofundados que possam melhor esclarecer a questão.
Uma contribuição bastante significativa a esse respeito foi dada pelo Dr. Robert Lomas, da Universidade de Bradford, que utilizando dados da literatura existentes e estudando edifícios pertencentes e aos templários, trouxe informações significativas sobre a influencia que os mesmos exerceram na elaboração do ritual de iniciação da maçonaria de hoje.
Os Templários na Escócia - Numa palestra realizada na cidade de Stirling, Escócia, em 25/08/00, o Dr Robert Lomas nos informa que quando o Rei da França e o Papa Clemente V fizeram o acordo para prender os templários, tentaram fazer com que outros países seguissem o seu exemplo. Assim sendo, o rei Eduardo II da Inglaterra prendeu alguns membros da ordem. A Alemanha e a Espanha permitiram que a maioria dos templários se filiasse em outras ordens. Entretanto na Escócia, estando o Rei Robert Bruce excomungado, ignorou as solicitações do Papa e recebeu jubilosamente muitos templários, os quais colaboraram em sua luta contra os ingleses.
Os Templários em Roslin, Escócia - Ainda de acordo com o Dr. Lomas, Hugo de Payen, primeiro Grão Mestre dos Templários, foi na primeira Cruzada com Henri St Clair, primeiro Conde de Roslin. Hugo visitou a cidade de Roslin (Escócia) em 1126, onde lhe foi dado terras para construir a primeira preceptoria dos templários fora da Terra Santa. Séculos depois, com a proscrição da Ordem dos Templários na França, alguns de seus membros foram para a região de Roslin, onde construíram a Capela Rosslyn.
A capela Rosslyn, está localizada a poucos quilômetros de onde é hoje a cidade de Edimburgo. O layout de Rosslyn, a qual foi iniciada no ano de 1440, é uma réplica exata da planta baixa do Terceiro Templo, construído em Jerusalém por Herodes e destruído no século 1 pelos Romanos.
O layout do Templo de Herodes permaneceu desconhecido pelos arqueólogos até meados de século 19, aproximadamente 4 séculos depois da construção de Rosslyn
Informações a respeito da planta baixa do Templo de Herodes chegaram até nós, porque em 1860 os Engenheiros do Exercito Britânico organizaram uma expedição a Jerusalém, e, dois tenentes, Wilson e Warren, mapearam a cidade de acordo com padrões de reconhecimento da Artilharia. Eles escavaram sob o Templo do monte e encontraram muitos túneis nos quais também acharam e documentaram, artefatos templários. A seguir, uma ilustração do poço e túneis cavados pelos Templários sob o Templo do Monte, retirada de um relatório do exercito feito em 1870.
Em 1440 William St Clair era o homem mais poderoso da Escócia. Ele decidiu construir a capela Rosslyn para armazenar os tesouros herdados dos Templários e para arranjar um cargo de Autoridade Espiritual para o seu rival James II, que estava marcando passo na política inglesa e que finalmente se matou durante a Guerra das Rosas.
Para abrigar os pedreiros que trouxe para construir Rosslyn , William teve que construir alojamentos na vila Roslin. Quando James II morreu (1460), seu filho James III, achando que William estava tomando atitudes que ameaçavam a Coroa da Escócia, expulsou-o de Okney e mandou quebrar suas estatuas.
A CAPELA ROSSLYN
A Capela Rosslyn foi construída por Sir William St Clair, Conde de Okney. Ele foi descendente direto de Sir William de St Clair, o ultimo Mestre de Templo da Escócia, que morreu levando o coração de um rei morto(Robert de Bruce) na ultima Cruzada para Jerusalém.
Sir William St Clair, o construtor da Capela, é também ancestral direto do primeiro Grão mestre da Maçonaria escocesa, também chamado de William St Clair (Sinclair) e está enterrado em Rosslyn(foto 2 )
PONTOS DE LIGAÇÃO COM A MAÇONARIA.
O Dr. Lomas afirma que a capela de Rosllyn é um importante elo de ligação entre a maçonaria e os Templários. Para corroborar esta afirmativa, explica o seguinte:
1. Rosslyn estabelece uma ligação entre um Templo judeu, os cavaleiros templários e a Maçonaria.
2. A planta baixa de Rosslyn é uma copia do Templo de Herodes e a parte construída sobre o terreno é uma réplica da arquitetura Herodiana de Jerusalém.
3. Rosslyn contem o documento mais antigo que mostra uma cerimônia do primeiro grau, parecida com a atual, sendo conduzida por um cavaleiro templário.
Peça entalhada em pedra mostrando uma cerimônia do primeiro grau da maçonaria - Na capela de Roslyn, parte inferior da janela frontal, canto sudeste, existe um entalhe que parece mostrar parte da cerimônia de admissão ao primeiro grau da Maçonaria.
É APENAS UMA COINCIDÊNCIA?
Muitos artigos publicados por autores maçônicos sugerem que a ligação entre a Maçonaria e os Templários mostrada nesta escultura, é apenas uma coincidência. A figura mostra um homem ajoelhado entre duas colunas. Ele esta de olhos vendados e tem uma corda com um laço corrediço ao redor do pescoço. Seus pés estão numa posição estranha e não natural, e em sua mão esquerda está um exemplar da bíblia. O final do laço em volta de seu pescoço está sendo controlado por um homem que esta usando um manto, à moda dos templários.
Para aqueles que não conhecem nossas posturas dentro de loja, para trabalhar no primeiro grau, explicamos que quando alguém está sendo admitido na Maçonaria, este alguém é chamado de candidato. Os homens são admitidos em lojas de homens e as mulheres em lojas de mulheres. Para ser admitido, o candidato deverá estar vestido uma maneira bem diferente do convencional, ou seja, deverá estar usando uma camisa branca dobrada para trás, deixando parte de seu corpo descoberto. Seus olhos são vendados e ao redor de seu pescoço vai uma corda com um laço corrediço como se fosse ser enforcado.
O que perturba alguns autores ingleses, ironiza do Dr. Lomas, é que a escultura foi entalhada 570 anos antes, ou seja, 270 anos antes da fundação da Grande Loja Unida da Inglaterra. Quando esta informação foi divulgada houve grande desconforto entre os membros da maçonaria inglesa.
Vários artigos foram escritos por escritores maçônicos apoiando o ponto de vista que sustenta que os pontos de ligação estão na escultura por mera coincidência. Contudo, a afirmação deles de que se trata de coincidência pode ser avaliada pelo Teste de Hipótese. Para confirmar ou rejeitar o ponto de vista dos autores que acham que se trata de mera coincidência, o Dr. Lomas realizou o teste da Hipóte Nula:
O TESTE DA HIPÓTESE NULA
Existem 07 pontos de concordância entre a peça entalhada e a cerimônia de admissão ao primeiro grau da maçonaria de hoje. São eles:
1- Um dos homens está com os olhos vendados. Isto não é comum nas estátuas medievais, sendo que a estátua da justiça é o único exemplo conhecido. Não existe outra figura com os olhos vendados em Rosslyn.
2- Sobre o homem ajoelhado: isto é comum nas estatuas/figuras medievais e existem outras figuras ajoelhadas em Rosslyn.
3- Sobre o homem que está segurando uma bíblia em sua mão esquerda: existem alguns entalhes mostrando figuras segurando livros ou pergaminhos nas mãos em Rosslyn.
4- Sobre o homem tem uma corda ao redor do pescoço: existem poucas figuras conhecidas, no período estudado, com uma corda enlaçada ao redor do pescoço. A mais conhecida é uma estatua chamada The Dying Gaul. Existe uma outra em Rosslyn que tem um laço ao redor do pescoço. Trata-se da figura de um homem sendo enforcado, que representa o anjo Shemhazai cujos pecados obrigaram Deus provocar o Dilúvio. Tal figura mostra o anjo Shimenzai com muito medo de olhar Deus face a face, e por isto, mostra sua cabeça virada para uma direção contrária de onde se localiza a figura de Deus. Shimenzai está representado com um laço ao redor do pescoço, mas em Rosslyn não existe outra figura assim representada.
5- Um dos homens tem seus pés numa posição que é ainda usada pelos candidatos à iniciação na maçonaria de hoje. Esta é uma posição pouco comum e não existe outra figura em Rosslyn nesta posição.
6- A cerimonia esta sendo realizada entre duas colunas, exatamente como é feito na maçonaria de hoje.
7- O laço está sendo controlado por um homem claramente vestido à moda dos Templários. Existem muitos outros símbolos e imagens dos Templários entalhados em Rosslyn.
Assim, qual é a probabilidade de que todos estes fatores estejam juntos por coincidência?
Adotamos a Hipótese Nula. Admitimos que os fatores que ligam os Templários a Maçonaria estavam juntos na peça entalhada por coincidência, e então aplicamos o Teste de probabilidade para testar a viabilidade desta idéia.
AVALIAÇÃO DAS PROBABILIDADES
1- A probabilidade de que o homem esteja vendado por acaso é 0,5, pois, ele poderia estar vendado ou não. Este é o pior caso de probabilidade que dá a Hipótese Nula a melhor chance de sucesso, uma vez que não existe outra figura com os olhos vendados em Rosslyn.
2- A probabilidade de o homem estar ajoelhado por acaso é 0,5, uma vez que, novamente, ele poderia estar ajoelhado ou não
3- A probabilidade de que o homem esteja segurando uma bíblia por acaso é 0,5, pois, ele poderia estar segurando uma bíblia ou não.
4- A probabilidade de o homem ter uma corda ao redor do pescoço é 0,5, ainda que exista somente uma figura com os olhos vendados em Rosslyn. Novamente estou dando a Hipótese nula a melhor chance de ocorrer por acaso.
5- A probabilidade que o homem esteja com pés numa postura maçônica (somente nesta posição o candidato pode ser feito maçon) é de 0,5, porque ele poderia estar nesta posição ou não. Nenhuma outra figura em Rosslyn mantém os pés nesta estranha posição,(à moda dos maçons), de modo que novamente concedemos á Hipótese nula, o beneficio da dúvida.
6- A probabilidade de a cerimônia ter ocorrido entre duas colunas é de 0,5, porque a alternativa seria não realizá-la entre colunas.
7- A probabilidade de que um Templário esteja controlando o laço ao redor do pescoço do homem é 0,5; isto é mais uma generosidade com relação á Hipótese Nula, porque o laço poderia estar frouxo ou sendo controlado por uma outra pessoa que não fosse um templário. Na moderna cerimônia maçônica de iniciação o laço é controlado pelo segundo diácono enquanto o candidato faz o juramento com a mão sobre a bíblia.
Agora precisamos considerar a possibilidade de que todas estas 07 probabilidades tenham ocorrido ao mesmo tempo. Para achar a probabilidade composta devemos multiplicar todas as probabilidades mencionadas uma pelas outras. Ou seja:
(0,5)x(0,5)x(0,5)x(0,5)x(0,5)x(0,5)x(0,5) = 0,0078
Portanto, existe somente 8 chances em 1000 de que os elementos de ligação entre a Maçonaria e os Templários (na pessoa de Sir William St Clair) tenham sido colocadas na peça entalhada, por acaso. Isto significa pelo menos 95% de confiança num universo de 20 dados e pelo menos 99% num de 100. Existe somente uma chance em 128 de que tais elementos de ligação tenham ocorrido por acaso.
CONCLUSÕES
1- Por causa destas evidencias, recusa-se a Hipótese Nula., e reafirma-se que Sir William foi ligado à Maçonaria em 1440 e que esta ligação envolvia os Templários.
2- Foi significativa a contribuição dos templários para elaboração do atual processo de iniciação adotado pela maçonaria, conforme pode ser visto na figura 3 e foto 3.