Projeto de Apoio à Pessoa Especial
1. INTRODUÇÃO
O ser humano é uma espécie única nesse planeta. Não existe outro ser vivo que possua tantos aspectos admiráveis como nós; nenhum tão complexo e que apresente tanta diversidade de características. Além da gama enorme de características físicas e biológicas que nos diferenciam dos demais, nós apresentamos uma riqueza de valores socioculturais que nos tornam seres únicos, realmente especiais.
É certo que entre os mais de 6 bilhões de habitantes no planeta não existem cópias, pois cada um de nós é realmente diferente e único nesse mundo. Não há nenhuma pessoa que seja idêntica a qualquer outra, mesmo entre aqueles que partilham o mesmo sobrenome ou a mesma linhagem familiar. Basta observar um momento para vermos como somos diferentes uns dos outros. Essa diferença é algo que nos torna especiais !!!
É verdade que somos realmente diferentes e, principalmente nos dias de hoje, temos buscado valorizar a totalidade da diversidade da espécie humana. Temos reconhecido a diversidade humana em todas as suas facetas – biológica, física, psicológica, sociocultural e comportamental.
Temos visto que a valorização da diversidade faz parte do contexto atual, mas não podemos esquecer que desde o início da história da humanidade, alguns grupos de pessoas, como por exemplo, crianças, idosos, mulheres e deficientes, sempre tiveram mais dificuldades para terem seus direitos atendidos de forma plena.
Atualmente, temos vivido em meio a inúmeros avanços técnicos e científicos que têm favorecido a vida de milhões de pessoas e, como dissemos, temos visto nas últimas décadas o desabrochar de uma nova mentalidade, onde se observa que há uma preocupação crescente de pessoas e instituições que buscam promover melhores oportunidades para todos, assegurando a igualdade de direitos dentro da diversidade humana.
Diante da responsabilidade que temos pela construção de uma sociedade formada por cidadãos plenos, estamos propondo que a Prefeitura Municipal amplie seu espaço de participação social na valorização da pessoa especial, baseando-se no princípio de respeito às diferenças, de modo a favorecer a unidade na diversidade, a semelhança na dessemelhança.
Assim, essa proposta se baseia em fundamentos diversos, tais como: a aceitação das diferenças individuais, a valorização de cada pessoa, a convivência dentro da diversidade humana e a aprendizagem através da cooperação.
Destaco que esse “Projeto de Apoio à Pessoa Especial” se espelhada em outros trabalhos bem sucedidos que tive a oportunidade de conhecer, especialmente na “Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE” de Gurupi, sul do Estado do Tocantins.
2. OBJETIVOS DO PROJETO
2.1 Geral
- Criar um “Núcleo de Atividades para Pessoas Especiais” (NAPE) para atuar na reabilitação e inclusão social e econômica da pessoa com deficiência.
2.2 Específicos
- Oportunizar orientação e formação profissional aos portadores de necessidades especiais (PNE) para inseri-los no mercado de trabalho;
- Criar mecanismos que estimulem a aprendizagem através da arte, esporte, cultura e lazer;
- Divulgar os resultados dos trabalhos pertinentes às necessidades, oportunidades e potencialidades das pessoas portadoras de necessidades especiais (PNE), junto à nossa comunidade;
- Envolver a nossa comunidade em ações de cidadania, solidariedade e fraternidade;
- Realizar intercâmbio de informações, técnicas e recursos com empresas privadas e outras instituições beneficentes e que apóiam as pessoas especiais de âmbito local, estadual, nacional e internacional;
3. JUSTIFICATIVA
De acordo com estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), de 10% a 15% da população dos países em desenvolvimento é formada por portadores de necessidades especiais (PNE), o que leva a estimativa de que o Brasil possua cerca de 20 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência.
Em 1975, a ONU publicou a Declaração dos Direitos das Pessoas Deficientes, garantindo assim uma enorme conquista de direitos, tais como: à educação, ao trabalho, à moradia, ao lazer e, também, aos atendimentos especializados.
No Brasil, há um enorme arcabouço legal para garantir esses direitos às pessoas portadoras de necessidades especiais (PNE). A Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Lei do Orçamento Anual (LOA), o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Estatuto da Pessoa com Deficiência garantem de forma legal tais direitos, no entanto em muitos casos a sociedade ainda não está preparada para fazer com que esses direitos saiam do papel e se tornem realidade.
Temos ciência que não bastam promulgarmos Leis, por que devemos também envolver a sociedade como um todo para que os direitos da pessoa com deficiência sejam assegurados por meio do cumprimento das normas vigentes.
Para isso, é preciso promover ações e trabalhos que busquem criar uma cultura de solidariedade e fraternidade, pautada na consciência sobre as difíceis condições de vida das pessoas com deficiência, proporcionando dessa maneira uma verdadeira inclusão social e econômica.
Sempre que as oportunidades são dadas às pessoas com deficiência, elas têm se destacado, mostrando que são capazes de superar as limitações e dificuldades que a própria vida lhes reservou (REIS & ALCÂNTARA, 2007).
Ser uma pessoa deficiente não implica estar à margem da sociedade. Essa pessoa pode ser capacitada a exercer atividades diversas, superando as dificuldades provenientes da deficiência, tornando-se, em determinadas atividades, mais eficiente que pessoas que não tem nenhuma deficiência. Com tais conquistas, estas pessoas buscam sua própria independência, melhoram sua auto-estima, como também suas relações interpessoais, o que contribui diretamente na construção de sua própria dignidade (REIS & ALCÂNTARA, 2007).
Estamos certos que através da união e do trabalho conjunto de pessoas comprometidas teremos sucesso nessa empreitada. Sabemos que à medida que cada um de nós se compromete a fazer sua parte, cada uma dessas partes produz vibrações menores que vão se juntando e, em pouco tempo, transformam-se em uma onda gigantesca, capaz de transpor qualquer obstáculo a nossa frente.
Portanto, queremos contar com sua ajuda, pois nosso lema é “Construir um Mundo Melhor: um Desafio para Todos !!!”
4. PARCEIROS DO PROJETO
O “Projeto de Apoio à Pessoa Especial” será executado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Ação Social, e contará com a parceria de diversas instituições que estão abaixo relacionadas.
- Secretaria Municipal de Saúde;
- Secretaria Municipal de Educação;
- Secretaria Municipal de Cultura;
- Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo;
- Secretaria Estadual de Trabalho e Ação Social – SETAS;
- Secretaria Estadual de Saúde - SESAU;
- Secretaria Estadual de Educação e Cultura - SEDUC;
- Conselho Municipal de Assistência Social;
- Conselho Municipal de Saúde;
- Clube de Dirigentes Lojistas – CDL;
- Associação Comercial e Industrial do Município;
- Federação das Indústrias do Estado – FIE;
- Sistema “S” (SESI, SESC, SENAI, SEBRAE, SENAR e SENAT);
- Universidades Federais, Estaduais e Locais;
- ONG's estabelecidas no município.
No decorrer da apresentação das ações e trabalhos propostos pelo presente Projeto serão apresentados com maiores detalhes quando e onde cada um dos citados parceiros estará atuando e colaborando.
5. AÇÕES DESENVOLVIDAS
Nessa parte apresentamos a estruturação e o funcionamento do “Projeto de Apoio à Pessoa Especial” que terá início no ano corrente e será desenvolvido por tempo indeterminado como uma ação de desenvolvimento social integrada do poder público municipal para atender crianças, jovens e adultos portadores de necessidades especiais de nossa cidade. Portanto, serão atendidos deficientes diversos, tais como: cegos, surdos-mudos, cadeirantes, deficientes físicos diversos, autistas, portadores de Síndrome de Down, Síndrome de Rett, Doença de Tay-Sachs etc.
Esse “Projeto de Apoio à Pessoa Especial” atuará no sentindo de apoiar aos deficientes para que eles tenham acesso aos seus direitos, tendo assim uma vida mais digna, recebendo apoio e estimulo, tornando-se produtivos, independentes e, sobretudo, felizes.
Esse “Projeto de Apoio à Pessoa Especial” será executado pela Prefeitura Municipal, sob coordenação da Secretaria Municipal de Ação Social, que estruturará um “Núcleo de Atividades para Pessoas Especiais - NAPE”, que contará com infra-estrutura própria e recursos humanos, materiais e financeiros para execução de todas as ações e trabalhos aqui propostos.
O espaço físico do “Núcleo de Atividades para Pessoas Especiais - NAPE” será adaptado para a segurança e conforto dos deficientes, assim como todo mobiliário e brinquedos, atendendo as leis e normas vigentes.
O “Projeto de Apoio à Pessoa Especial” ocorrerá nas dependências físicas do “Núcleo de Atividades para Pessoas Especiais - NAPE” que será formado por 03 (três) áreas distintas, que são: (A) área administrativa, composta por 02 (duas) salas, 01 (uma) cozinha e 01 (um) depósito; (B) área pedagógica, composta por 06 (seis) salas de aula, 02 (dois) laboratórios de informática, 01 (uma) oficina; e (C) área de lazer e atividades externas, composta por 01 (uma) quadra de esportes, 01 (uma) horta e 01 (um) pomar. Cada uma das 06 (seis) salas de aula irá comportar um número variável, de 20 (vinte) a 40 (quarenta) integrantes de acordo com o nível de idade e tipo de necessidade especial que possua.
No decorrer de cada ano estima-se que serão atendidos um total de 6.000 (seis mil) crianças, jovens e adultos por meio de diversas atividades que serão desenvolvidas na Sede do “Núcleo de Atividades para Pessoas Especiais – NAPE” e em outras localidades, contando para isso com apoio das famílias, das Escolas, das empresas, de inúmeras instituições públicas, ONG’s e da sociedade em geral.
As aulas e demais atividades desenvolvidas no “Núcleo de Atividades para Pessoas Especiais – NAPE” ocorrerão de segunda a sexta feira, nos turnos da manha e tarde, de 08:00 às 11:15 e das 14:00 às 17:15 horas, respectivamente. Nesses turnos, ocorrerão 04 (quatro) aulas e/ou atividades de duração de 45 minutos, com um intervalo de 15 minutos entre a segunda e a terceira aula. Periodicamente haverá a realização de outras atividades em outros horários e dias da semana, conforme necessidade das ações e trabalhos propostos pela equipe de professores e instrutores do Projeto.
O processo de seleção das pessoas ocorrerá sempre em janeiro de cada ano, e as atividades do Projeto ocorrerão de fevereiro a dezembro.
Logo a seguir apresentamos as diversas atividades desenvolvidas ao longo do ano no “Projeto de Apoio à Pessoa Especial”.
5.1 ATENDIMENTOS ESPECIALIZADOS
Essa proposta vem de encontro às necessidades daqueles que precisam de atendimentos especializados. De acordo com REIS & ALCÂNTARA (2007), os serviços de saúde de melhor qualidade e trabalhos preventivos bem realizados não poupam apenas o sofrimento da pessoa com deficiência e de seus familiares, pois, além disso, permitem que ocorram mudanças consideráveis que levam ao desenvolvimento participação da sociedade e que lhes ensejem a integração social.
Para o exercício pleno da cidadania das pessoas com deficiência é imprescindível que elas possam se locomover de forma independente, sem encontrar barreiras intransponíveis. As adaptações precisam ser feitas em todos os aspectos, para que haja a inclusão de fato. Sejam curriculares, arquitetônicas e outras, para que as dificuldades sejam amenizadas.
Baseando-se nisso, propomos atendimentos variados, como: psíquico-pedagógico, psicológico, fonoaudiólogo, psiquiátrico, neurológico, assistência social, terapeuta ocupacional, odontológico, pediatria, entre outros. A atuação desses profissionais será garantida, principalmente, por meio de parcerias e convênios com Prefeitura Municipal, Governos Estadual e Federal, empresas privadas, ONG’s, Universidades, clínicas e hospitais locais.
5.2 ATIVIDADES DE CAPACITAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO
Existem inúmeros exemplos por todo país que demonstram sucesso na empregabilidade de pessoas deficientes. Por exemplo: são numerosos os perfis profissionais que estão sendo desenvolvidos com os jovens com síndrome de Down: auxiliar de cozinha, auxiliar de mercearia, auxiliar de lavanderia, repositor de mercadorias, operário de limpeza, arrumadeira em rede hotelaria, dentre outros (Instituto Inclusão Brasil, 2007).
Através da metodologia do “Emprego com Apoio”, é necessário pesquisar as disponibilidades de vagas nas empresas e o treinamento diretamente nos postos de trabalhos. Esta intervenção é realizada por um profissional que chamaremos de Preparador Laboral ou Mediador Laboral. Este profissional que prestará o apoio ao novo trabalhador e a empresa, até que o mesmo tenha total autonomia em sua realização em suas tarefas e funções (Instituto Inclusão Brasil, 2007).
O trabalho é um valor importante na vida humana de qualquer pessoa com ou sem deficiência, assim serão oferecidos cursos diversos com objetivo de garantir a inclusão das pessoas deficientes em trabalhos formais. Para isso, haverá também um apoio constante na orientação profissional das crianças e jovens assistidos pelo Projeto.
Por meio disso, garantido a profissionalização temos certeza de que os deficientes terão autonomia pessoal e melhorarão suas relações sociais, sua capacidade produtiva, sua capacidade criativa, bem como sua identidade enquanto pessoa e sua satisfação pessoal.
5.3 ATIVIDADES DE ARTE, ESPORTE, CULTURA E LAZER
No “Núcleo de Atividades para Pessoas Especiais – NAPE” serão realizadas atividades diversas ou em outros locais no município e região para promoção do desenvolvimento, além de atividades de lazer, culturais e esportivas.
Assim, serão comemoradas datas especiais e festivas do nosso calendário nacional, estadual e local, como por exemplo: semana santa, dia das mães, dia dos namorados, dia dos pais, dia criança, dia do deficiente, aniversário da cidade e aniversário do Estado.
Outras atividades e cursos serão oferecidos, como por exemplo: dança, karatê, yoga, teatro, capoeira, música, artesanato, pintura, escultura em barro etc.
Ao longo do ano serão realizadas "palestras" e “seminários” na Sede do “Núcleo de Atividades para Pessoas Especiais – NAPE” com temas diversos, como por exemplo: saúde da criança; saúde do idoso; saúde de jovens com ênfase em DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e AIDS; prevenção de acidentes domésticos e de trabalho etc.
Em adição a esse trabalho, o pessoal do NAPE participará do “Desfile de 7 de Setembro”, e estará presente no “Passeio Ciclístico do Dia Mundial Sem Carro” (21 de setembro), que é organizado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Segurança, em comemoração a “Semana Nacional do Trânsito”, que ocorre de 18 a 25 de setembro.
Além da participação no “Passeio Ciclístico”, o NAPE organizará campanhas junto à comunidade, tais como: “Campanha de doação de sangue”, e “Campanha de arrecadação de brinquedos novos e usados” para serem doados no dia 12 de outubro, em comemoração ao “Dia da Criança”. E da mesma forma, ao final do ano, em dezembro, realizará a “Campanha de arrecadação de roupas, agasalhos e alimentos” para serem doados às creches e famílias carentes da cidade.
Ademais, os deficientes serão estimuladas a participar de eventos esportivos, de recreação e lazer que estejam ocorrendo no município e região. Através de uma parceria com a Banda de Música da Polícia Militar, eles terão acesso ao desenvolvimento na área musical, criando assim condições de desenvolvimento psicossocial utilizando a metodologia da arte da música, cultura e lazer, contribuindo para a profissionalização e formação de músicos.
Há também a previsão de realização de “Mutirões da Alegria” que serão momentos onde ocorrerão atividades lúdicas e brincadeiras para as crianças e jovens, além de atividades de lazer e valorização dos casais e idosos.
Nós planejamos que cada um desses “Mutirões da Alegria” seja recheado de ações diversas que serão desenvolvidas com a participação de profissionais e voluntários previamente convidados, como por exemplo: profissionais de saúde, psicólogos, massagistas, terapeutas ocupacionais, esportistas, cantores e artistas locais.
Além disso, através de parcerias com diversas instituições públicas, serão oferecidos serviços variados para os deficientes e suas famílias, tais como: registro de nascimento gratuito, carteira de identidade e CPF, carteira de trabalho, certidão de negativas criminais etc.
Informamos ainda que nesses "Mutirões da Alegria" serão ofertados aos familiares outros serviços, como por exemplo: corte de cabelo, manicure e pedicure, aplicação de flúor dental, exame de vista e emissão de receitas médicas, entre outros.
Como dito anteriormente, haverá a realização de atividades externas, onde os deficientes poderão levar ao conhecimento da comunidade local o trabalho que é realizado no NAPE. Dessa forma, propomos que as pessoas portadoras de necessidades especiais (PNE) façam rotineiramente programações e visitas às Empresas, Igrejas, Associações de Bairros, Creches, Asilos, Escolas etc. onde serão oferecidas “apresentações artísticas”, “mostra de talentos” e “palestras” para estudantes, trabalhadores e pessoas comuns com o objetivo de mostrar o valor da pessoa deficiente e para tratar, também, da necessidade de envolvimento da família e o papel de cada cidadão na construção de um mundo melhor.
Nessas “palestras” serão apresentadas mostras de vídeos educativos sobre questões práticas que cada um precisa saber, principalmente no que se refere à proteção de direitos do deficiente e a participação do cidadão comum na fiscalização das ações que são desenvolvidas pelo poder público de nossa cidade.
Como parte das atividades externas à Sede do NAPE, haverá a realização de blitz educativas. Nesses eventos, serão distribuídos material informativo, como por exemplo: folders, adesivos, panfletos, cartazes. Esse trabalho será reforçado com campanhas de conscientização através dos veículos de comunicação local (sites, rádios, jornais, etc.).
Pretende-se com tudo isso envolver a nossa sociedade, integrando-a ao trabalho de valorização do ser humano de modo amplo e integral.
5.4 ACOMPANHAMENTO E APOIO FAMILIAR
Por se tratar de um Projeto de cujo social o mesmo apresenta atividades voltadas para a família das pessoas deficientes assistidas. Assim, com apoio de técnicos da Secretaria Municipal de Ação Social, em parceria com as equipes de outras instituições, serão desenvolvidos diversos trabalhos e ações voltadas a proporcionar condições de complementação da renda familiar, profissionalização e fortalecimentos dos vínculos familiares.
O objetivo principal disso é acompanhar a pessoa deficiente e sua família, de acordo com as necessidades sócio-econômicas, amparando socialmente as famílias que se apresentam sem a estrutura necessária, de acordo com seus direitos e deveres, buscando soluções e intermediando meios para oferecer ajuda através da orientação, informação e encaminhamentos.
Essa equipe multidisciplinar realizará regularmente visitas domiciliares às famílias. Nisso, fará o acompanhamento Médico, Odontológico, Oftalmológico, Farmacêutico e encaminhamento a outras áreas de saúde.
No que se refere ao apoio direto no oferecimento de melhorias às famílias, utilizaremos a metodologia da arte-educação e formação profissional através de oficinas teóricas e práticas, encontros de grupos, palestras, dinâmicas de grupo e workshops ministrados por profissionais capacitados nas áreas de: artesanato, bordado, corte e costura, crochê, tricô, doces e conservas, macramê, pintura, manicure e pedicure e informática.
5.5 DIVULGAÇÃO, INTERCÂMBIO E PARCERIAS
Ao longo de todo o ano, a coordenação do “Projeto de Apoio à Pessoa Especial” manterá constantemente atualizado o site da Prefeitura Municipal com as informações sobre as atividades das pessoas assistidas.
Além disso, a equipe do Projeto criará um “login” no site do Orkut, utilizando-se para isso o email do Projeto. A utilização desse ambiente virtual será importante para conectar os participantes do Projeto com outras pessoas, instituições e comunidades que desenvolvem e apóiam projetos sociais, pedagógicos, filantrópicos e afins.
A cada seis meses, em julho e dezembro, será lançado um “Informativo” de 15 (quinze) páginas que apresentará os trabalhos e resultados alcançados pelo Projeto. Ao final de cada ano, em dezembro, será elaborado um “Relatório de Avaliação” que conterá a prestação de contas do Projeto, assim como conterá um resumo de todas as atividades e parcerias desenvolvidas no decorrer dos últimos doze meses. Esses trabalhos servirão para sistematizar a organização das ações, bem como para criar uma melhor transparência na gestão do Projeto.
Todos os eventos em que pessoas deficientes ligadas ao Projeto estiverem participando serão fotografados para arquivo, para divulgação no site da Prefeitura Municipal e no endereço do Orkut, além é claro para a elaboração do “Informativo” e do “Relatório de Avaliação”.
Relembramos que a equipe coordenadora do “Projeto de Apoio à Pessoa Especial” estará em constante contato com instituições públicas, empresas privadas e ONG’s que atuam na proteção dos direitos da pessoa deficiente no intuito de realizar troca de informações, conhecimentos e experiências, sempre visando à melhoria dos serviços oferecidos.
Assim, haverá a formação contínua de parcerias com entidades públicas e privadas e afins com intuito de aquisição de recursos financeiros para oferecer um atendimento de qualidade, além é claro de atuar no sentido de que as pessoas deficientes sejam inseridas no mercado de trabalho.
Os recursos financeiros serão adquiridos por meio de parcerias, convênios, doações, cotas de participação dos sócios contribuintes e recursos advindo de promoções e eventos. Seguindo o exemplo da APAE, propomos a criação do “Sistema de Sócios Contribuintes”, que englobará um cadastro de empresas e pessoas físicas para a realização de doações mensais. Além das doações em dinheiro, a iniciativa privada poderá ajudar com doação de materiais de construção e mão-de-obra para a ampliação das instalações, mobília, roupas, brinquedos e voluntários para realização de eventos beneficentes como o “Almoço do Dia das Mães”, a “Noite das Massas”, feijoadas nos finais de semana, leilões e bingos.
6. RECURSOS UTILIZADOS
Este tópico reúne todas as informações sobre os recursos humanos e materiais necessários para a execução do “Projeto de Apoio à Pessoa Especial”.
6.1 RECURSOS HUMANOS
Nesse tópico “Recursos Humanos”, trazemos apenas a relação das pessoas que estarão executando as ações propostas, o que não inclui toda a parcela da comunidade que será atingida pelo presente Projeto. Dessa forma, não há previsão para gastos adicionais com os recursos humanos (como por exemplo, com a contratação de prestadores de serviço), pois a maioria dos profissionais que estarão sendo envolvidos já são servidores públicos da Prefeitura Municipal ou das entidades e órgãos parceiros. Assim, os gastos financeiros só serão aplicados na produção e aquisição de recursos materiais, que estão detalhadamente descritos a seguir.
Assim, os profissionais envolvidos serão principalmente servidores da Prefeitura Municipal e de instituições parceiras, com destaque para: Assistente Social, Pedagoga, Fonoaudióloga, Psicóloga, Neurologista, Psiquiatra, Odontólogo, Terapeuta ocupacional, Pediatra, Nutricionista, Engenheiro Agrônomo, entre outros.
6.2 RECURSOS MATERIAIS
Nesse tópico apresentamos de forma detalhada os recursos materiais básicos necessários para a execução do “Projeto de Apoio à Pessoa Especial”.
A – MATERIAL DIDÁTICO
Livros para-didáticos;
Brinquedos pedagógicos;
Álbum seriado;
Resma de papel A4;
Cartolinas;
Papel crepom;
Tesouras;
Cola branca
Fita adesiva;
Pincel atômico;
Pincel para pintura;
Tinta guache;
Caixas de lápis-de-cor;
Caneta hidrocor;
Retalhos de pano para tapetes;
Linhas e agulhas diversas;
Revistas, jornais, gibis e folhetinhos;
Etc.
B – MATERIAL DE APOIO
Aparelho de DVD;
TV tela plana;
Filmes de DVD;
Aparelho de som portátil;
CD's diversos;
Máquina fotográfica digital;
Computadores e Impressora;
Etc.
C – MATERIAL ESPORTIVO
Bolas e rede de futebol;
Bolas e cesta de basquetebol;
Bolas e rede de voleibol;
Petecas;
Mesa, raquetes e bolas de ping-pong;
Pranchas de isopor para natação;
Cabos de nylon de 3 metros;
Rolo de Corda de nylon de 14mm;
Etc.
D – MOBILIÁRIO PARA SALA DE INFORMÁTICA
Quadro branco;
Carteiras;
Mesas e cadeiras;
Computadores e impressora;
Aparelho de ar-condicionado;
Bebedouro;
Etc.
E – MOBILIÁRIO PARA SALA DE AULA
Quadro branco;
Carteiras;
Mesa e cadeira;
Armários;
Aparelho de ar-condicionado;
Bebedouro;
Etc.
F – MOBILIÁRIO E ELETRODOMÉSTICOS PARA COZINHA
Fogão;
Geladeira;
Frízer;
Armários;
Mesa e cadeiras;
Liquidificador;
Batedeira;
Etc.
G – EQUIPAMENTOS PARA OFICINA
Martelo;
Alicates diversos;
Chaves diversas;
Furadeiras;
Serrotes;
Serras;
Limas;
Pregos, parafusos e porcas;
Etc.
H – EQUIPAMENTOS PARA HORTA E POMAR
Enxadas;
Enxadões
Rastelos;
Pás;
Baldes;
Regadores;
Mangueira de borracha;
Carrinho de mão;
Etc.
7. AVALIAÇÃO
Ao final de cada ano, em dezembro, a equipe organizadora do “Projeto de Apoio à Pessoa Especial” fará a avaliação que será apresentada através de um “Relatório de Avaliação” contendo todos os dados quantitativos e qualitativos das ações e trabalhos desenvolvidos de fevereiro a dezembro de cada ano.
Ao longo de cada "Mutirão da Alegria" serão aplicados questionários aos participantes para que assim a equipe organizadora saiba a opinião do público atendido. Dessa forma, serão avaliados o quantitativo de pessoas presentes em cada trabalho, o perfil e a origem dos participantes, como por exemplo: faixa etária, sexo, renda familiar, atividade profissional etc. Além disso, a aplicação desses questionários terá como objetivo avaliar o grau de satisfação do público em relação aos trabalhos e serviços oferecidos.
Por fim, serão apresentados a toda a comunidade local os resultados alcançados através da publicação de um "Boletim Informativo", que ocorrerá sempre no final de cada ano.
Podemos concluir que o “Núcleo de Atividades para Pessoas Especiais – NAPE” proporcionará um enorme ganho para crianças, adolescentes e jovens com distúrbios de comportamento, com possíveis doenças mentais, ou deficiências que impossibilitam a aprendizagem e o convívio social, e até mesmo de seus familiares.
8. CRONOGRAMA
---------------- Cronograma do Projeto ---------------------------
Etapas --------------- Meses ------------------------------------
----Jan--Fev--Mar--Abr--Mai--Jun--Jul--Ago--Set--Out--Nov—Dez --
1a -- X -----------------------------------------------------------
2a -- X -- X -- X -- X -- X -- X – X -- X -- X -- X -- X -- X ----
3a ------- X -- X -- X -- X -- X ---------- X -- X -- X -- X -- X ----
4a ------- X -- X -- X -- X -- X – X -- X -- X -- X -- X -- X ----
5a ---------------------------------------------------------- X ---
6a ------- X -- X -- X -- X -- X – X -- X -- X -- X -- X -- X ----
Descrição das etapas: 1ª – Elaboração do Projeto e preparativos iniciais; 2ª – Estabelecimento de parcerias; 3ª - Desenvolvimento das ações e atividades previstas no Projeto; 4ª - Divulgação dos resultados; 5ª – Publicação do Boletim Informativo e Relatório de Avaliação; e 6ª - Avaliação do Projeto.
9. BIBLIOGRAFIA
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BRASIL. 1999. Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília (DF). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/LEIS/L9394.htm
BRASIL. 1999. Decreto Federal nº 3298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei Federal nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, que dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Brasília (DF). Disponível em: http://www.soleis.com.br/D3298.htm
BRASIL. 2005. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988: atualizada até a Emenda Constitucional nº 45, de 2003. Brasília: Senado Federal.
DALLARI, Dalmo. 1998. Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna. 14p.
D´URSO, Luiz Flávio Borges. 2008. A Construção da Cidadania. OAB de São Paulo. Acesso em 26 de agosto de 2008. Disponível em: http://www.oabsp.org.br/palavra_presidente/2005/88/
FEISD. 2005. El preparador laboral: perfil profesional. FEISD, Madrid. Disponível em: www.down21.org/revista/2005/Diciembre/Libros.htm
GUIMARÃES, Francisco Xavier da Silva. 1995. Nacionalidade: Aquisição, Perda e Reaquisição, 1ª edição, Forense.
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PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi. História da Cidadania. Editora Contexto.
REIS, M.A.J.M.; ALCÂNTARA, E.R.L. 2007. Projeto de Criação do Núcleo de Atividades para Pessoas Especiais (NAPES). Gurupi (TO). 8p.
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SALERA JÚNIOR, G. 2008. Projeto Faça uma Criança Sorrir !!! Gurupi (TO). Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1150475
SALERA JÚNIOR, G. 2009. Projeto Guarda de Trânsito Mirim. Gurupi (TO). Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1395259
UTP - Universidade Tuiuti do Paraná. 2009. Educação Inclusiva. Disponível em: http://www.utp.br/inclusao/
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Wikipédia – A Enciclopédia Livre. 2010. Declaração Universal dos Direitos da Criança. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/UNICEF
Wikipédia – A Enciclopédia Livre. 2010. Deficiência. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Deficiente
10. AGRADECIMENTOS
Sou realmente grato a todos os amigos e colegas que colaboraram para a realização desse "Projeto de Apoio à Pessoa Especial". Destaco que essa proposta se inspira no trabalho da Pedagoga, Maria Aparecida José Martins dos Reis, e da Assistente Social, Elena Rezende de Lima Alcântara, de Gurupi, sul do Tocantins.
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Ilha de Marajó – PA, Janeiro de 2010.
Giovanni Salera Júnior
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187
Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior