APOLO e a ARTE

Um dia eu disse para uma pessoa , letrada, talentosa, estudiosa, amante do saber , que a matemática era e é a parceira de qualquer empreendimento cultural . Era e é a parceira indispensável para a engenharia das artes , dos versos decassílabos , sextilhas, trovas , duetos . Haicai - 5 - r - 5 ??? Tanka ??? Poetrix ??? E o soneto ??? Duas estrofes com 4 versos e 2 estrofes com 3 versos . Indriso ??? Etc... Pois até hoje eu ouço : estudar matemática , por quê ?

Bem , eu devia estar a ZERO com minha fluência e inspiração , pois a pessoa teimou que é besteira estudar matemática. E... foi embora me considerando uma derrotada , no quesito da argumentação . Pensei : Se Sócrates provou que fazer uma injúria é mais torpe do que padecê-la e eu acreditando piamente , nisso , não porque é uma afirmação socrática que usava a maiêutica , co,mo a gente bebe água, mas porque a própria vida e as experiências nos mostram , isso , claramente . Não me senti derrotada, me senti triste . E tristeza não é derrota . É sentimento . De fracassado ? ?? Nâo de quem tem vontade de sacudir a poeira e dar volta por cima .

A disputa de Apolo X Mársias , continua até hoje , embora já no renascimento cristão já não mais acreditassem em mitos .

Hoje tem o SEMI DEUS , honra imputada a alguém que é gente como a gente , mas é rotulado de deus ou , no mínimo em semi deus . Com adoração e tudo o mais ... Tem , ainda o Apolo : ahhhh eu sou mais bonito do que o vizinho , ou algo narcísico : vive com o espelho na mão . Ou abaixado olhando a cara no lago.

Se nessa disputa de flauta de Mársias , com a flauta que era de minerva , que não quis mais , jogou fora , Mársias encontrou e deu para Atena e nela tocava as mais belas canções ,mas o instrumento era rude . Já o de Apolo , a lira com a beleza da harmonia do som , com o som considerado mais puro e harmônico que jamais alguem ouviu , é claro que o vencedor foi Apolo. E se para construir a beleza de Apolo , sempre nu, precisava da matemática para medir as proporções para que a beleza saisse perfeita , como nunca ninguém tinha visto , decidi , jogar fora a minha fita métrica. Nada de mate -mática . Vai no olhômetro , mesmo. (rs) .

O artista apolíneo , diria o filósofo alemão Friedrich Nietzsche

(1844-1900) , não ignorava os riscos do fracasso. Sonhava com a beleza perfeita , centralizava na imagem plástica de Apolo, mas sabia estar sonhando. Nem por isso desistia de persegui-la , num contínuo, paciente e solitário exercício, realizado a partir da pedra. Dominando a dura pedra , procurava sublimar seus próprios tormentos de sonhar com o inatingível e disciplinava as paixões.

Mesmo cultuando-o como protetor das artes, raramente os poetas invocavam diretamente Apolo nessa função , recorriam de

preferência às musas , que atuavam como intermediárias do deus . Por mrio delas os médicos _ artistas cujo talento se exercia sobre as vidas humanas _ tentavam obter a valiosa proteção de Apolo. O mé-dico Erixímaco , personagem da obra O BANQUETE de Platão (427?-347?, (não tenho certeza dessas datas ) a.C, explica porque a medicina é uma arte , estabelecendo paralelo entre a sua atividade e a de um músico . ( é isso que se encontra nos estudos sobre Erixímaco) . Diz ele , a saúde nada mais é senão o resultado do perfeito equilíbrio entre as diversas partes do corpo e da mente .

Ambos formam um todo indiviso, uniforme e o bem estar de um depende estreitamente da ordem do outro . Cabe ao médico , assim como ao músico em sua composição , cuidar para que nesse todo não haja dissonâncias que comprometam a harmonia.

Apolo teve um filho , chamado Esculápio. Esse filho recbeu a incumbência de ser o protetor da medicina. Mais tarde Esculápio foi fulminado por ordem de jùpiter .( Obs: isso ficou meio no ar. Dizem que é uma lenda , mas não se temcerteza disso. Callena ) . Com o filho morto , Apolo voltou à função que transmitira ao filho não apenas curando , mas também algumas vezes enviando pestes e epidemias como , segundo a lenda, a que provocou em Tróia . Veja que Apolo era meio feiticeiro... rsrs . Mas não era isso o mais importante de seus atributos como deus da luz. O importante para a antiga Grécia , era que ele fosse profeta . Ele reunia nos seus templos , principalmente o de Delfos , todas as camadas sociais e alí ele respondia todas as perguntas que lhes faziam : chefes militares ,

navegantes , soberanos , pessoas do povo que ansiosamente procu-ravam desvendar o futuro e conhecer as probabilidades de êxito nos negócios , nnas guerras , nas viagens , nos amores . Sabe, era co- mo gente que faz ainda hoje, isso , pasando-se por GURU .

Em Delfos a cada 9 anos , eles comemoravam a mítica vitória de Apolo sobre a legendária serpente Pitão . ERa uma vitória da luz , do bem sobre o mal . E por causa dessas atribuições todas , veneravam Apolo e viviam fazendo esculturas dele , sempre nu , ou com apenas um manto cobrindo parte do corpo . Como eu já disse , os gregos só podiam entender o INVISÍVEL pelo visível . Então , por ex : eles tinham que ver uma beleza , para pode entender o que era o belo . E assim faziam com tudo que estavam ao seu redor . Só faziam o que viam. Apolo sempre nu. Só como músico é que ele se vestia . E levava a lira na mão . Do séc. V e IV a. C , datam as mais belas estátuas do deus da Luz . Célebre , entre todas é a obra de Praxí -teles ( 370-320 a. C) _ ? não tenho certeza dessa DATA? . , CUJAS FEIÇÕES O ARTISTA modelou nos traços selecionados de 7 atenien-ses , muito belos. Dessa época tem muita obras em baixo relevo, , taças vasos , ânforas decoradas com sua figura . APOLO , era APOLO ,oras bolas, rsrs. Na Era Cristã , também influenciou os artistas plásticos figurativos , principalmente nas ers barroca, , maneirista e arcádica , que acolheram de bom grado as sugestões da mitologia grega . Clellini ( 1500-1570) ;Sansovino ( 1486-1570), Bernini , que já falei dele no outro texto ; Ribera ( 1588-1615 )netc.... ( A de Bernini eu conheço ) .

Bem , foi assim que a arte aproveitou a beleza do deus Apolo ou Apolo aproveitou a arte. Essa é uma fase importante da Mitologia Grega . E da Filosofia como um todo , e do meu encanttamento e do meu cansaço mental , escrevendo estes textos. rsrssss.

A LIRA e a FLAUTA (Callena)

Eu te amei sim

tu não percebeste

Aluado, disperso

ocupado com coisas

rudes , vulgares...

Jamais saberia

que vi seu corpo

esculpido por vucões

geleiras e mares

serras e acima

da névoa. Era

muito para sua

inteligência

Era para mim,

a herança da ponte

da terra que antes

ligava os continentes.

Apolo e sua lira

suave , harmoniosa

sons puros e perfeitos

elegantes ...

Màrsias com sua flauta

rude , tosca ..

sons vulgares , populares

sombrios, luxuriosos

Apolo clama sua amada

Ela entra ouvindo o dessafio,

A lira e a flauta

Acabou o duelo

fala minha amada

quem venceu

o concurso de arias ?

vc mina Deusa é ajuiza

juiza perfeita

como perfeita é,

a sua beleza...

fale alto para

para que todos

posam ouvir...

Sim , Apolo

direi... quem

ganhou foi

a Flauta de Mársias

... silencio sepulcral

em Delfos.

Fico por aqui. E la nave va... Callena . jan. 2010

Baseado na Mitologia - Acha em qualquer livro sobre o assunto . Nada pode mudar na Mitologia... Tem que ser como foi escrita .

kalena
Enviado por kalena em 02/01/2010
Reeditado em 22/03/2010
Código do texto: T2008069
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