As múltiplas faces de APOLO e suas altas funções.
Eu me lembro ( graças a Deus tenho ótima memótia ) , como se fosse hoje , todas as nossas "discussões" sobre Apolo , na é poca eu que eu ainda estava na Universidade. Tudo , passa , na tela da minha mente, de uma maneira clara, translúcida , em cores , em alta definição e ainda em 3D . Assim , vou escrevendo um pouco do que podemos saber sobre Apolo. Vou divulgando , assim o que eu sei , a minha paixão pelo saber ( sem fanatismo ) , pela Mitologia e FILOSOFIA. Quando escrevo eu não satisfaço , só o meu ego. Procuro , sempre, usar uma linguagem fácil , de maneira a deixar um pouco de conhecimento sobre o assunto , para os leitores que se interessam pela Filosofia . Meu maior prazer é o ENSINAR , alguma coisa, por menor e ínfima que seja . Em contrapartida , também aprendo muito , quando leio um bom texto . Seja filosófico ou não . Mas sou bem seletiva . Só que tem pessoas que não sabem "brigar" com ideias . Brigam , então, com as pessoas .... rs .
Sem luz nada é possível , acreditavam os antigos gregos . As duas bases essenciais do progresso _ o campo e as viagens adormeceriam para sempre na escuridão , e a Grécia estaria morta. Para garantir a sua própria sobrevivência , os gregos cultuavam Apolo , deus da Luz por excelência . A ele reservavam gloriosas cerimônias , soberbos sacrifícios e um lugar de honra entre seus divinos pares do Olimpo. Pois atribuíam -lhe a múltipla função de conduzir os pastores , multiplicar as colheitas , encaminhar os navegantes , iluminar os artistas , proteger os médicos , zelar pela saúde, desvendar o futuro . Mágicas atividades para o progresso de um país essencialmente agrícola e voltado para o mar como único caminho possível para a expansão da cultura e do poder .
Sem sua proteção ( veja o poder de Deus que lhe atribuíam )
os marinheiros não ousavam abandonar os portos para aventurar-se
em águas desconhecidas e, por isso, repletas de perigos , dos quais só Apolo podia salvá-los . Nesta atribuição o deus era especialmente cultuado nas numerosas ilhas gregas , cuja força econômica , mais do que nas terras continentais , situava-se essencialmente nas riquezas do mar , tanto como fonte de alimento quanto como caminho de conquista e de troca de mercadorias .
Bom , até aí , podemos ver que Apolo era a Luz que fertilizava a terra . Era tão "adorado" ue anualmente , recebia o sacrifício dos camponeses que lhe ofereciam a primeira colheita ( coitados dos camponeses , rs ) da primavera , em meio a grandes festas . Mas isso tinha um motivo . Sabe qual ? Eles pretendiam assegurar-se da proteção do deus e agradecer-lhe o término do inverno . ( era um tipo de negócio : me dê cá , que eu lhe dou lá . Uma insegurança total . Dependência doentia ) . Já que Apolo estava totalmente ligado ao SOL , julgavam-no também responsável pelas mudanças das estações : o inverno era o tempo sombrio em que o deus viajava para o mítico país dos hiperbóreos e a primavera começava o seu retorno .
Mas não acabam aí as altas funções de Apolo : os guardadores de rebanho , também , rendiam-lhe culto . Após o seu lendário retorno no começo da primavera . E sabe porquê o cultuavam tanto ? ?? Porque eram os momentos que os guardadores mais precisavam de seu apoio , porque levavam seus animais a pastos distantes e muitas vezes eram ameaçads pelas feras . Se quisesem , se livrar das feras , tinham que fzer um caminho quase inacessíveis e isso não os interessavam, claro !!!
Analisando , tudo isso , pode-se compreender que o núcleo primitivo e fundamental do mito de Apolo , visa explicar a vida em suas necessidades primárias e, em seus fenômenos mais diretamente ligados à existência de uma sociedade que tirava os meios de sustentamento de 3 fontes principais : o campo , a pecuária e o mar .
Mas a civilização helênica foi se desenvolvendo e a concentração da população nas cidades , por volta do séc. IX a.C , aos atributos de Apolo como protetor , os gregos juntaram também outras funções , como a de inspirar os artistas e as artes. Era , então , na verdade o MECENAS subliminar , Psicológico , imaterial . E essas funções , combinavam perfeitamente com as funções anteriores, mais rudes , mais primitivas. E, por quê ???? O óbio: a mesma LUZ que tem força para encaminhar os navios e fecundar os campos e os rebanhos , pode igualmente iluminar a mente dos homens e levá-los a criar belas artes. ( isso na cabeça dos gregos , e não na minha , ok??? ).
A antiga competição ente Apolo e Mársias ( ou Pã , segundo outras fontes) justificava a nova atribuição . O mito simbolizava a superioridade da arte grega sobre a asiática . A lira , usada pelo vencedor Apolo , era instrumento básicoda música grega ; (há uma outra lira, que corresponde ao nome das moeda italianas. Nada aver com essa ...) seu som era considerado o mais puro e harmonioso que jamais se poderia produzir. Enquanto a flauta , de Mársias era tida como um instrumento rude, incapaz de acompanhar as belas canções dos poetas que se esmeravam em cantar os feitos dos heróis .
Superioridade do belo sobre o feio , do sublime sobre o vulgar, do grego sobre o asiático , da harmonia sobre a desordem , o mito da disputa entre Apolo e Mársias evidenciaa grande preocupaçao do artista _ protegido e inspirado por Apolo_ em obedecer estritamente aos ditames da lei , da harminia , da medida, para, mediante essa obediência e essa disciplina , conseguir fixar um tipo ideal de beleza absoluta . Ideal nem sempre alcançado , pois muitas vezes se esboroava encontro à rude opacidade do mundo real , como sucedeu ao próprio Apolo, segundo a lenda de sua perse -
guição à ninfa Dafne.
CURIOSIDADE : Realmente a escultura que eu vi de Apolo , era de uma belza incomparável. Vi na Europa. Um deus alourado, co, belos cabelos fatos e não com máquina zero , mei comptodo, olhos claros cor de mel . alto . músculos perfeitos , nariz, boca , etc... Realmente muito belo ( na escultura , hein ??? ) . Existe uma escultura de BERNINI , chamada Apolo e Dafne , que é um deslumbre.
Mas, para esculpir a imagem de Apolo _ DEUS da LUZ e da BELEZA _ os antigos escultores da Grécia selecuonavam dentre os mais belos mancebos, o que podia existir de mais perfeito . Matematicamente calculavam as proporções dos traços. As distâncias . Os esboços Depois procediam a execução da obra . Sobre pedra ( adoro pedras ) , pois este era o material básico do velho artista apolíneo. Mesmo no Renascimento cristão , quando não mais se acreditava em deuses, escultores contimuaram esmerando-se
para representar com perfeição os harmoniosos traços do belo Apolo.
Mini poema
Os gregos só podiam
enxergar o invisível pelo visível
se cometiam qualquer dolo
pediam perdão ao deus Apolo
Formoso apolo que a
todos encantavam
mesmo com a sua lira
harmoniosa e suave ,
ficou sem a sua linda Dafne...
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Callena, jan.2010
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