Língua Portuguesa articulada com o Tema Transversal Ética e Cidadania

Língua Portuguesa articulada com o Tema Transversal Ética e Cidadania

Conteúdos Procedimentais

Nas aulas de redação, os elementos que compõem a narrativa: personagens, tempo, espaço, enredo. Identificar esses elementos no filme: "Policarpo Quaresma herói do Brasil".

Durante as aulas, desenvolver também atividades que levem os alunos a discutir ética e cidadania. Dividindos em grupos, eles vão redigir textos sobre alguns temas presentes em na literatura brasileira que fazem indiscutivelmente parte de nossa história e depois dramatizá-los. "A corrupção, o jogo político, as ações dos poderosos e a coragem e obstinação do protagonista da obra de Lima Barreto; enfim tudo isto e muito mais vai ser transportado para os dias atuais. Por conta de seu ultranacionalismo e da fidelidade aos seus princípios, Policarpo era visto como uma ameaça à ordem estabelecida e, por isso, foi internado num hospício. Mas será que ele era mesmo louco?

Competências

Observar, identificar, reconhecer, indicar, apontar, localizar, descrever, interpretar, estabelecer diferenciações, constatar, justificar, analisar, aplicar conhecimentos a outras situações para tomar decisões, solucionar problemas; aprender a formular criticas embasadas, analisar, julgar, explicar, apresentar conclusões, levantar suposições, fazer generalizações indutivas e construtivas fundamentadas.

Habilidades

A partir do filme Policarpo Quaresma, e previamente lida a obra, identificar suas características, temas, gêneros e recursos linguísticos utilizados, bem como seu contexto social, político, histórico e cultural; assim como uma análise literária da obra.

Identificar e comparar diferentes processos sócio-econômicos e a sequência linear da fase literária da qual faz parte e as características das obras desta fase.

Conteúdos Conceituais

Antes da exibição do longa metragem, o tema da aula será a criatividade. "Ressaltar nos alunos que o medo de ousar, de fazer algo que aos outros pareça ridículo, somente acaba por tolher a liberdade de expressão, a criatividade, a espontaneidade. O filme é um ótimo complemento à atividade, já que que o herói é na obra um visionário. Apresentar aos alunos, uma resenha sobre o autor da obra que serviu de inspiração ao recente longa metragem.

Conteúdos Atitudinais

Depois de discutir todas as questões, elaborar um texto sobre: Era Policarpo louco ou um visionário incompreendido?

Estratégias

Conceituais

• Compreender e elaborar a construção do conceito a partir de conhecimentos prévios;

• Criar uma motivação para se chegar à contextualização

Procedimentais

• Refletir;

• Justificação, busca de sentido, mostrar para que serve, atribuir significado;

• Reflexão simultânea;

• Resumir e produzir textos sobre o assunto

Atitudinais

• Criar pré-disposição a atuação de acordo com certos valores;

• Trabalhar em equipe;

• Reflexão e compromisso pessoal;

• viver na escola esses valores;

• Refletir sobre os conflitos que aparecem

Sistemática de Avaliação

• Aplicação de situações-problema a partir de situaçòes reais;

• Observação do aluno durante a atividade;

• Observação da postura do aluno em situações conflitivas.

8ª série

Duração - 04 horas aula.

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 31/12/2009
Código do texto: T2004041
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.