Plano de aula: MEIO AMBIENTE E A Língua Portuguesa
Plano de aula
MEIO AMBIENTE E A Língua Portuguesa
Conteúdo: Elaborar uma aula, de modo que se trabalhe simultaneamente os Temas Transversais, de acordo com os P.C.N.'s, dentro do tema Meio Ambiente e Língua Portuguesa. Aula voltada para alunos do ensino fundamental.
Material: Recortes extraídos da revista Veja, dicionário e livro de gramática normativa do autor Domingos Paschoal Cegalla.
Objetivo: Através dos recortes, passar para o aluno as diferentes formas de interpretação de textos. Um texto pode ser escrito ou visual sendo alvo de interpretações diversas. Procurar-se-á enfatizar a devastação do meio ambiente que assola os tempos modernos. Isto teve início na Revolução Industrial, devido a exigência de matérias-primas para manufaturar os bens de consumo que iriam satisfazer a sede de consumo das grandes potências. Será estimulado o uso do dicionário, ao procurar-se nele o significado de várias palavras desconhecidas pelos alunos. Estas aulas não serão todavia com o intuito de dar uma noção de que nada pode ser feito para salvar o meio ambiente, ou de que tenhamos que viver sem tocá-lo de modo algum, pois devido a própria continuidade da existência da raça humana, é impossível que vivamos sem ter que em algum momento saber usufruir dos bens que ela nos proporciona. Não é com o intuito de passar uma imagem somente negativa e proibitiva a respeito de quer nossa necessidade de consumo apenas sirva para devastar a natureza. Mas para que tenhamos consciência daquilo que estamos a provocar para nós e para as futuras gerações. Este material poderia também ser usado até para uma aula de Trabalho e Consumo, onde seria trabalhado o fato de que o consumismo exagerado está dizimando o meio ambiente e muitas espécies vivas que rapidamente serão extintas.
Competência: Trabalhar a linguagem textual, isto é, aprender a diferenciar os vários tipos de texto, por exemplo: um texto literário, uma crônica de jornal, uma propaganda etc.
Será trabalhada em menor escala mas não esquecendo-se dela, a gramática normativa. Por exemplo, os substantivos compostos encontrados em nomes da fauna e flora brasileira. O uso correto do hífen, além de outros elementos da gramática normativa. É necessário se saber fazer uso dela para que se possam produzir bons textos..
Habilidade: Interpretação e produção de texto e exercício de ortografia. Outros textos serão requisitados. Por final, aos alunos será dada a tarefa de compor redações. Para que aprendam aos poucos com discernimento, produzir textos que dissertem com profundidade sobre o tema Meio Ambiente, tão em voga nos nossos dias. A tarefa será de que dentro dos moldes dos textos dados, sejam montados novos textos. Pode ser uma composição narrativa, uma reportagem, uma propaganda de uma marca famosa que tem contribuído para a degradação do meio ambiente ou o contrário. Como foi o caso do laboratório francês Rhodia, diversas vezes multado por poluir o meio ambiente brasileiro ao depositar seu lixo químico nas encostas de rios no Brasil. Enfim, terá que ser sempre enfatizado o que a vida moderna e o consumismo excessivo, a ganância tem causado ao nosso meio ambiente e de todo o mundo durante tanto tempo. Será colocado em prática o exercício criativo dos alunos, estimulando seu espírito inventivo.
Procedimento da aula
Serão distribuídas cópias do texto e do suplemento de artigos infantis. A sala será dividida em grupos para que se possa haver uma discussão a respeito entre os elementos do grupo e posteriormente um debate entre os grupos com a mediação do professor a respeito do consumismo em nossa sociedade. Discutir-se-á também, porque não, a influência das línguas estrangeiras em nossa vida, principalmente a língua inglesa. De um modo que a cabecinha do jovem entenda, será discutido o modo consumista que devido a influências externas somos pressionados muitas vezes a aderir. Em aulas posteriores depois de se trabalhar os elementos que caracterizam cada tipo de texto, será dada a tarefa já descrita no item habilidade.
Em uma etapa posterior, os textos serão apresentados pelos alunos como numa espécie de seminário.