Equívocos Literários . Nem dá para acreditar.
Veja esse poema :
INSTANTES
Se eu pudesse viver novamente
a minha vida , na próxima tentaria
de cometer mais erros...
Não tentaria ser tão perfeito ,
relaxaria mais ...mas já viram
tenho 85 anos e sei que estou
morrendo ...!
( Poema atribuído ao argentino
Jorge Luís Borges)
---------xx-------------
Veja esse outro poema
MARIONETES
Se por um instante ,
Deus se esquecese
de que sou uma marionete
de trapo e me presenteasse
um pedaço de vida ,
possivelmente não diria
tudo o que penso , mas
definitivamente pensaria
tudo o que eu digo...
Tantas coisas aprendi
de vocês , homens mas de
muito não haverão de servir
porque quando me guardam
dentro desta maleta, in-
felizmente estaria
morrendo ...!
( poema atribuído a
Garcia Marquez)
;;;;;;;;;;;xx;;;;;;;;;;;;;
Terceiro poema , veja :
NO Caminho com MAIAKÓVSKY
Na primeira noite eles se aprovimam
e roubam uma flor do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite já não se escondem
pisam as flores , matam nosso cão
enão dizemos nada...
Até que um dia o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a nossa luz e ,
conhecendo o nosso nedo
arranca a nossa voz na garganta
e já não podemos dizer nada.
( poema de autoria do brasileiro
Eduardo Alves da Costa)
Tudo ok. veja agora a confusão a desinformação : A gente sabe que durante muito tempo atribuiu-se a FRANCIS BACON a obra de ShaKespeare , afirmando-se categoricamente que , Shakespeare
nunca existiu . Veja : eu já sabia disso na Universidade , durante meu curso de Filosofia . Mas todo mundo ficava com boca "chiusa" . A turma de Letras , também sabia , mas.... Durou muito tempo esse falatório.
Olhe , agora : Do mesmo jeito também se afirmou que a Bíblia foi reescrita pelos apóstolos , assim como , que Homero ( de Ulisses) era uma lenda e que Heródoto não foi um ,mas , sim vários historiadores. Outra coisa : falava-se , também que Napoleão nunca existiu . Que as façanhas dele eram tão mirabolantes que homem nenhum se atreveria fazer tais coisas . Diziam , também , que duvidavam da existência de Lord Byron , tamanha era a sua esquisitice. Tudo isso eu já sabia antes da Universidade. Tanto é que sobre Lord Byron eu escrevi um texto, ou 2 , que estão aqui no RL . Num deles eu falo sobre a suspeita que recaía sobre a existência de um homem tão bizarro , misterioso, fora dos padrões normais . E gritavam que ele era gay . Tem tudo isso no meu texto...um deles...
Pergunto : O que pode ser isso ? Má fé , desinformação , , equívoco ou confusão ? Pode ser tudo isso ou só uma ou outra coisa. Equívoco literário , ou como já disse , a má fé , contra algumas das obras que compõem o que há de melhor na literatura de todos os tempos . A confusão começa com Borges , no poema INSTANTES . Dizem que não é de Borges e sim de Nadine Star . Mas , com pesquisa profundas chegou-se a conclusão que "INSTANTES" , também não é de autoria de Nadine e nem de Borges . ( veja , o 1º acima ) .
O segundo poema MARIONETES ( de extrema beleza e emoção ), também não é de de Garcia Marquez . Na verdade é de um ANÔNIMO . Dá , para acreditar ??? Não dá , mas essa é a verdade Já um trecho do 3° poema ," NO Caminho com Maiakóvsky"
tem sido citado , ora como se fosse do alemão Bertold Brecht , ora do poeta russo Maiakóvsky ( nesse caso creio que acham que é dele , pelo fato de o seu nome estar no título do poema) , ou também como de um pastor protestante , alemão, da época do nazismo. Fica, então a questão : O que é pior ??? Isso sempre ocorreu e vai ocorrer, Por ex . eu já vi um texto , cuja autora dizia :" Tudo vale a pena se a alma não for pequena " , e assinava como autora . Sendo que é de FERNANDO PESSOA. ( Só faltou dizerem : sua frase é linda e verdadeira , rsrs ) Obs: Não é nada deste Site .
É pena. Eu adoro esses poemas . MARIONETES, sempre foi minha paixão... e os outros , idem . Imagine Shakespeare , não existir ????Todos os atores de TEATRO , só se realizam quando interpretam o HAMELET de Shakespeare... Que pena !!!
Callena: dez. 2009