A ÉTICA NA COMUNICAÇÃO
A ética é imprescindível nos meios de comunicação
Os meios de comunicação, sejam eles quais forem – jornal, televisão, rádio, entre outros – possuem objetivos em comum: informar, educar e entreter. Talvez de cunho jornalístico ou meramente publicitário, cada um deles tem um público-alvo distinto e distintos são entre si na linha editorial e na maneira de abordar seus assuntos.
Contudo, a ética se mostra indispensável nessa relação comunicante-comunicado. Os veículos não podem estimar a conquista de diferentes nichos de audiência sem respeitar o concorrente, da mesma forma que se não houver decoro e autocensura para com o consumidor – entenda-se ouvinte, internauta, telespectador, leitor – é melhor esta instituição rever sua forma de transmitir a mensagem antes que seja tarde demais.
A falta de ética desperdiça fontes. Não podemos imaginar jornalistas de qualidade desrespeitando exigências de contatos preciosos, a menos que ele esteja com o desejo de encerrar melancolicamente sua carreira. Ou o profissional antiético pode acabar com a sua reputação ou a de seu local de trabalho. Uma propaganda “politicamente incorreta” pode desacreditar um publicitário, agência, ou – pior ainda – um produto.
Ética é simples de ser mantida. Basta educação, consentimento e bom senso na hora de emitir o significado de cada mensagem desejada.