Homenagem a João do Rio no Carnaval carioca
Embora o Carnaval atualmente seja encarado de forma desvirtuada por muitos, que compõem e que não compõem a festa, podemos perceber a inegável importância social em revisitar a história do povo local a partir de um samba enredo, se prestarmos maior atenção ao que o próprio pode dizer, já que também é inegavelmente uma forma de arte, guiada também por outras formas de arte (elementos como fantasias, carros alegóricos, etc) que formam o desfile através da temática do próprio samba enredo.
Em seu samba-enredo, o Império Serrano homenageia um dos mais importantes representantes da literatura carioca, João do Rio, um dos primeiros cronistas do Brasil. A escola, através do Samba enredo “João das Ruas do Rio”, levará para o Sambódromo toda a poesia do “poeta marginal” em meio a uma temática de forte valor histórico e social.
João do Rio é, talvez, o mais carioca e engajado escritor de todos os tempos, tendo forte influência na literatura até os dias de hoje, mais especificamente em crônicas, tendo sempre um forte apelo popular e ao mesmo tempo poético em suas obras. Revisitar João do Rio pode ser, também, uma forma de homenagear o povo carioca em tom de protesto, defendendo de forma universal a população desfavorecida.
Em sua obra, a partir do início do Século XX, João do Rio retratava malandros e outros personagens ilustres da cultura carioca, além das classes desfavorecidas do Rio de Janeiro e suas ruas, tudo com muita poesia e um jeito próprio e eficiente de escrever, sempre ligado às questões sociais do povo carioca, fato visimelmente exposto em sua obra "A Alma Encantadora das Ruas".
O GRES Império Serrano, que está atualmente no grupo de acesso, ganhou nove títulos no Grupo Especial ao longo de sua história e tem suas instalações em Madureira. A escola é uma das mais tradicionais do carnaval carioca, com 62 anos de fundação. Com certeza, para uma escola de samba tradicional como o GRES Império Serrano, o tema de seu samba enredo se encaixou muito bem.