CLAUSEWITZ e a AÇÃO DIRETA na ARTE DA GUERRA

CLAUSEWITZ e a AÇÃO DIRETA na ARTE DA GUERRA

FlavioMPinto

Karl Maria Von Clausewitz foi um general prussiano nascido em Burg no ano de 1780 e falecido em Breslau em 1831.

Criou uma escola de estratégia militar após analisar os fatores de sucesso das campanhas napoleônicas, produzindo um rígido sistema de análise no seu livro Von Kriege ( Da guerra), publicado após sua morte.

Essa escola foi batizada como a Ação Direta.

Ainda é considerado o grande mestre da estratégia militar.

Algumas idéias da obra de Clausewitz:

- a destruição das forças inimigas tem de ser inicialmente pela batalha. Somente grandes batalhas produzem grandes resultados.

- reconhecer o centro de gravidade no poder militar do inimigo ou discernir suas esferas de ação, seria um ato supremo de julgamento estratégico.

- alcançar um objetivo político na guerra, conquistar ou destruir o poder armado do inimigo, pois a destruição direta das forças inimigas é preponderante em qualquer lugar.

- um dos mais perigosos de todos os erros no desenrolar da guerra é permitir que um espírito de benevolência intervenha nela.

- a guerra é a continuação da política por outros meios.

- o objetivo político da guerra é destruir as forças inimigas e conquistar seu território. E como objetivo militar para alcançar esse objetivo político, travar a batalha. Não há outro meio.

- os resultados serão mais efetivos quando a decisão puder ser obtida através de uma única e grande batalha.

- a incerteza é a companheira de todo estrategista.

- aprender a lidar com criatividade e planejamento contra a incerteza.

- escolher o ponto fraco do adversário.

A Ação Direta no nosso cotidiano:

- inevitabilidade do conflito para resolver problemas, sem negociação.

- a continuação da política pelas armas.

- a necessidade de impor ao oponente pela força a nossa vontade, submetendo-o.

- o confronto direto com o problema, sem subterfúgios.

- escolher o ponto fraco do adversário. No comércio, o ponto fraco ou forte na estratégia de vendas, serão os desejos do público,seu poder de compra. Nas relações comerciais, a concorrência.

- FOCALIZAR para vencer!

- FIDELIZAR o cliente.