O AMOR PLATÔNICO

AMOR PLATÔNICO ??? Tem a ver com Platão ? O filósofo ?

Tem sim e, muito . Aliás foi por causa dele que o amor recebeu esse adjetivo.

Vou ter que situar Platão no tempo e no espaço , e aí vão entrar datas. Não é para memorizar datas ( eu memorizo) é só para se ter uma idéia , pelo menos do século em que ele viveu. Falar , por engano, que ele viveu no século XV , seria uma baita SAIA JUSTA. Então , ás vezes as datas são um "mal necessário" . O que não pode é exagerar em datas que ,são perfeitamente , sem muita valia .

Platão , discípulo de Sócrates ( séc 5 a.C ) e foi mestre de Aristóteles ( 384-322 ) . Platão viveu entre 427 e 347 a. C . Ele é famoso pelas suas idèias , suas frases ( tem muitas que eu não gosto) , pelo seu livro Apologia a Sócrates e ,principalmente pelo seu República, onde aborda a política . Aqui ele expõe suas ideias políticas, filosóficas , estéticas e jurídicas. Neste livro você encontra também a "Alegoria da Caverna ", uma das mais belas passagens de toda a obra de Platão . Ele imaginou um Estado ideal, sustentado no conceito de justiça. NÃO É ISSO QUE TODO mUNDO QUER ???

Mas o AMOR ... O que é o AMOR PLATÔNICO ? Amor Platônico é uma expressão popular . Ela é usada para designar um

amor ideal, um amor impossível de atingir ou se realizar, um amor perfeito , puro e até casto . CASTO ??? Sim . É isso mesmo: casto .

O adjetivo foi adotado , porque Platão um ateniense , seguidor das idéias de Sócrates e mestre de Aristóteles , foi quem desenvolveu a Teoria das Ideias ou Teoria das Formas. Ele se fundamenta na realidade essencial. Sendo assim a ideia não era só uma ilação da razão ou da fantasia humanas. Era muito mais . Para ele o mundo da matéria seria apenas uma névoa , uma sombra que lembraria a luz da verdade essencial Como tudo isso nem sempre é fácil de entender por quem não está familiarizado com a filosofia , fala-se de amor das mais diversas formas : amor materno, amor divino, amor físico, amor à vida , amor ao próximo , mas é o tipo de amor que tem relação com o caráter da pessoa e o que a motiva a amar e agir em favor desse amor. Essas pessoas são um prato cheio para a Psicologia , pois são muito profícuas , no sentido de oferecerem dados para estudo da personalidade dessas pessoas baseando-se no tipo de amor que elas vivenciam. Elas podem amar qualquer coisa : uma ave, um objeto , um lugar da sua casa, o ato e viajar , um santo , etc... , pois AMAR também tem o sentido de "gostar muito".

Há estudiosos e não estudiosos, que teem o hábito de vincular o adjetivo platônico para expressar alguma coisa que só existe no plano subjetivo do pensamento. Mas é um engano da interpretação , do conceito de AMOR ,na filosofia de Platão .

O amor em Platão é outra forma de amar . O amor em Platão

é a ausência , a falta . Isto quer dizer que , aquele que ama vai buscar no amado a ideia , a VERDADE ESSENCIAL, que não possui e com isto ele supre a ausência , a falta e se torna completo de modo dialético e com reciprocidade. Veja , ele ama a ideia e a ideia é a verdade essencial ( é necessário que quem lê Platão tenha noção do que é essência ) . E se o amante não fizer ou não buscar essa filosofia do Amor em Platão ? Aí ele entra no conceito oposto ou seja no conceito da PAIXÃO .

E daí ??? daí é que a pessoa teria o desejo voltado exclusivamente para o mundo das sombras , abandonando a busca da REALIDADE ESSENCIAL As pessoas que amam sem serem , minimamente ou completamente retribuídas , amam alguém que talvez nem saiba da sua existência ou nem saiba que é foco desse tipo de amor por elas. Trocando em miúdos : ela ama sozinha , porque o tal parceiro que existe na cabeça dela , nem está sabendo de nada e nem quer saber.... Deu para entender ??? E como poderia saber se, esse amor Platônico é tão pessoal , tão subjetivo , escondido a sete chaves lá dentro do peito. E além disso tem um sofrimento constante , porque não se manifesta , tem medo de arriscar, tem medo de ouvir um Não .

Mas por que elas (as pessoas ) fazem isso, istoé , qual o medo em se declarar e se arriscar ? A possibilidade do sofrimento pode ser grande , devastadora , engessadora, mas viver na solidão

também não é ? A escolha cabe a cada uma . Talvez se falar que o estima , tem afeto e deixar as ideias de lado verá uma chance do outro se interessar por você . E se o ou a amamada cogitar em lhe amr, também ? Saia do plano das ideias e parta para o da AÇÃO . Pode ser que , nem assim dê certo . E neste caso precisa estar preparada psicologicamente . Mas. eu, continuo usando o ditado popular : Quem não arrisa não petisca . Tem outro , mais mórbido : Quem não morre não vê Deus . Escolha , parta para a ação e... BOA VIAGEM !!! GOOD TRAVEL !!!

:::::OO CALLENA OO::::: Dez. 2009

* CURIOSIDADE : Sabia que Platão pertencia a uma família aristocrática e sempre viveu nos bastidores da polítca ? E que seu verdadeiro nome é Aristocles , A-ris-to-cles e Platão é o seu cognome ??? Fico , por aqui...Beijos.

.

kalena
Enviado por kalena em 16/12/2009
Código do texto: T1980573
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.