Respeito é bom e todos gostam.

No tempo dos nossos avós havia muito respeito, costuma-se dizer. Filho, muitas vezes, nem olhava para o rosto do pai. O respeito era um dogma. Quem não tivesse respeito apanhava.

Hoje em dia, ninguém respeita ninguém, costuma-se ouvir por ai, entre bate papos familiares. Os filhos não respeitam mais os pais, e estes, por sua vez, nem sempre respeitam os filhos. Os professores reclamam, e com razão, que seus alunos não os respeitam mais.

Há uma confusão reinante em que se pratica o desrespeito em nome de uma liberdade mal concebida. Sem querer discutir se antigamente era melhor que hoje, ou se hoje é melhor que antigamente, o que acho importante é colocar em pauta este assunto.

Os pais que conseguem construir uma relação de amizade com seus filhos, permitindo-lhes que façam suas próprias descobertas de vida, caminhando lado a lado e ajudando-os, quando for preciso, sem ressalvas, creio eu que estarão tendo uma atitude de respeito.

Por outro lado os filhos que se inspiram nos exemplos paternos, assimilando suas experiências e oferecendo-lhes novos horizontes através de seus projetos próprios, estarão oferecendo-lhes o respeito que merecem.

Respeito é moral e desrespeito é imoral. Respeito é um valor social nobre, constituído de sentimentos éticos e espirituais, que constrói relações sadias e positivas com elevado grau de dignidade.

Este pode estar sendo considerado até como um valor arcaico, porém ele é de extrema importância para o desenvolvimento de uma sociedade igualitária e baseada na justiça. É um valor que envolve uma consciência de que o outro, por mais diferente ou inferior/superior a você, é um sujeito que ocupa um espaço individual e no coletivo com seus talentos e defeitos próprios tornando-o único em seu conteúdo. Sendo assim, o respeito é uma postura que possibilita o diálogo entre todas as camadas. Por isso os sábios são os que mais alcançam as camadas inferiores porque eles sabem de qual pedra se tira o fogo.

Se não formos respeitados na nossa maneira de ser, no nosso modo de agir e de expressar, ativamos nosso sistema de auto defesa para proteger nossos valores e crenças e até nossa própria individualidade.

Quando não respeitam nossos direitos de cidadãos a uma vida digna , com sobrevivência garantida, reagimos, muitas vezes, de forma agressiva. Quando não respeitam as necessidades básicas do cidadão ele se enfurece, tornando-se agressivo e perigoso.

O respeito gera a ordem e a produção de regras igualitárias e justas para todos. O Contrário, gera a desordem e acende a fogueira da rivalidade.

Respeito é bom e todos gostam.

Respeitar é ...

Lembrar-se das promessas que você fez ontem e cumpri-las. É também não fazer promessas sem saber se poderá cumpri-las amanhã.

Colocar em ordem sua vida cósmica em sintonia com o coletivo.

Não falar mal dos outros, não colocar defeitos em quem você não conhece.

Não agir com segundas intenções com o objetivo de tirar proveito próprio de uma situação sentimental.

Não corromper seu amigo ou seu conhecido ou outra pessoa qualquer.

Valorizar as conquistas do outro mesmo que você não consiga realizar as suas.

Ser livre para buscar em si mesmo as respostas para suas possibilidades e limitações.

O melhor canal de abertura para a comunicação entre as pessoas.

Lutar para conquistar o seu espaço sem passar por cima das qualidades alheias e sem motivação puramente egoísta.

Muitas vezes ouvir o que não gostaria de ouvir e permanecer calado.

Ouvir os segredos do outro e não contar nada a ninguém.

Colocar-se no lugar do outro quando ele erra e não ficar se vangloriando da boa ação praticada.

Convencer o outro que o seu ponto de vista é melhor que o dele , sem menosprezar suas idéias, ou com argumentos fundamentados na verdade, porque esta não tem proprietários.

O que um traficante não tem pela sua vítima.

O que um político corrupto não tem pêlos seus eleitores.

O que um marido adúltero não tem pela sua esposa ou vice versa.

O que um ladrão não tem pelo dono do objeto roubado.

O que um comerciante não tem pelo consumidor quando lhe vende um produto estragado, ou acima do preço que este vale por falta de simples concorrência.

O que um aluno não tem pelo professor quando o ameaça dentro de uma sala de aula ou comete algum ato de violência contra seu mestre.

Infelizmente atitudes de desrespeito contra o cidadão, contra o ecossistema, contra o indivíduo e contra as leis são comuns nos dias de hoje.

Então eu pergunto...Você está sendo respeitado e, em contrapartida, respeitando o mundo que o rodeia?!

Sebastião Camilo Borges.