A EXTREMA DIREITA ESTÁ DE VOLTA
Quando escrevi o poema liberdade iniciei com um verso que diz que “a miopia é um subproduto da desatenção” ... e o desatento geralmente chega como retardatário e só percebe as mudanças quando o fato está a gerar seus efeitos – já absolutamente consumado , portanto .
A vitória da direita nas eleições do Chile – ou seria da extrema direita – traz alguns fatos consumados bem interessantes e que nos convidam para uma reflexão. Necessária reflexão, aliás . O país andino que há tempos bem recentes foi palco de uma das ditaduras mais sanguinárias de que o planeta teve notícia , elevando o General Pinochet à condição de réu em processos instaurados até por tribunais internacionais, tem agora uma espécie de redenção interna com o sufrágio popular da mesma filosofia que inspirou o regime de fato.
Voltando ao âmago da questão, só os menos dispostos a examinar contextos se surpreendem com a vitória da extrema direita nas eleições chilenas . Sabe aquele chamado “efeito orloff” que a cultura popular brasileira consagrou no chavão de “eu sou você amanhã ...” Pois é , não podemos nos iludir e devemos estar preparados para uma eventual retomada do poder pelos extremistas de direita em todos os demais países da América do Sul.
As razões que indicam isso estão aí presentes e só não percebe o observador desatento. Os governos ditos de esquerda ou de centro-esquerda estão fracassando em quase todas as nações latinas e alguns protagonizam seqüências de bobagens que extrapolam todos os limites do tolerável . Muitos deles, na contramão da história se jogaram ao intervencionismo estatal, nacionalizando empresas, revogando contratos , expulsando investidores e até mesmo ressuscitando corridas armamentistas.
A dificuldade e a falta de coragem em assumir posições firmes de políticas de estado forte e viril no combate à delinqüência, ao crime organizado e implementação de ações contundentes, ainda que antipáticas , expõe um modelo de governar que é visto pelo povo como frágil – e governo nenhum é respeitado quando titubeia , renunciando ao poder de reação estatal em situações asquerosas como, por exemplo, a destruição de pomares cítricos por baderneiros do MST.
O Brasil só vem sendo salvo graças à “estúpida” riqueza do País – que de tão farto em recursos – minerais, agrícolas, tecnológicos e até turísticos, vem se sustentando à mercê da bandidagem que corre solta, a começar pelo próprio meio político, onde a corrupção galopante toma cafezinho em salas de luxo, com ar condicionado, enquanto a população ordeira e honesta que protesta nas ruas apanha da Polícia. Enquanto isso, nas camadas ditas mais baixas, o estado ausente cede espaço ao crime organizado que disputa com as “milícias” o comando das favelas.
Por isso não tardará a chegada ao País dessa mesma onda direitista, para tristeza daqueles que , como este autor , defendem posições mais à esquerda. Lamentavelmente os grandes “líderes” da esquerda estão dando toda a munição de que os extremistas de direita se valem para angariar a simpatia e o voto do povão. É por isso que tanto se ouvem discursos de saudades da ditadura militar. Estou cansado da covardia dos homens de “esquerda” que chegaram ao poder e que não assumem a responsabilidade de adotar medidas que para os direitistas será um prazer implementar ...