Calar é consentir
Muitos cidadãos brasileiros reclamam constantemente dos diversos problemas do país, porém, poucos são os que realmente se conscientizam e agem para mudá-los, mostrando assim uma certa conformidade e um certo comodismo do povo para com esses defeitos da sociedade brasileira.
“Quem cala consente”, já diziam os mais antigos. Ter noção dos problemas sociais e econômicos do país e não fazer nada para tentar modificar essa realidade é consentir com a vergonhosa situação atual do Brasil.
Dizer que “o problema é do país” e culpar apenas os políticos e governantes é não se considerar parte do país, não se considerar um cidadão, pois, a escolha dos políticos brasileiros é feita pelo exercício da cidadania, por meio das eleições e do voto. Apenas esperar que apareça alguém com as soluções de que o Brasil precisa é ignorância, se todos agirem assim, conformados com todos esses problemas, esse “alguém” nunca aparecerá, e o tão esperado desenvolvimento do país nunca será alcançado.
Se todos os cidadãos se conscientizassem e buscassem as soluções para os problemas enfrentados pelo Brasil, certamente eles seriam extintos ou diminuídos, pois, calar-se e conformar-se com este tipo de situação é aceitá-los, e aceitar que nada seja feito para modificar essa realidade tão vergonhosa para os cidadãos brasileiros.