Salve o Planeta
O planeta chora de forma calada, o planeta agoniza e suas feridas não cicatrizam e ainda sagram, não há mais como vendar os olhos para as mudanças no clima, é impossível ficarmos acreditando que tudo vai continuar como sempre foi. Provas e mais provas surgem a cada dia, as mudanças climáticas são reais e presentes.
“Conferência de Copenhague (COP-15) - A 15.ª Conferência das Partes acontece entre os dias 7 e 18 de dezembro de 2009, em Copenhagen, Capital da Dinamarca. O encontro é considerado o mais importante da história recente dos acordos multilaterais ambientais, pois tem por objetivo estabelecer o tratado que substituirá o Protocolo de Quioto, vigente de 2008 a 2012”.
Sabendo desse evento podemos sim ter expectativas positivas em relação a atitudes dos países ricos em relação às negativas mudanças climáticas e da biodiversidade. Hoje com um presidente que parece não fazer vista grossa para o planeta, os Estados Unidos terá a oportunidade de mostrar que não são indiferentes aos interesses além de suas fronteiras. Nós brasileiros, habitantes de um país tão lindo e maravilhoso, hoje com voz mais ativa e respeitada em outras nações, podemos ser mais exigentes, com nosso governo, a iniciativa privada, mas sem esquecermos nós mesmos, hoje somos o exemplo das futuras gerações. Um simples papel de bala que jogamos no chão, o banho demorado, rejeitar a importância da coleta seletiva, além de outros assuntos que aparentemente são simples, mas deixamos de lado no nosso dia-a-dia, muitas vezes por preguiça ou fatores culturais.
Em contra partida podemos observar que várias ações estão sendo tomadas; nosso país é um campeão em reciclagem, hoje é algo raro ver latas e garrafas pet nas ruas, as crianças já possuem no seu currículo escolar matérias e atividades voltadas à responsabilidade social e preservação do meio ambiente.
Uma decepção séria se os governantes do “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” continuarem com essa filosofia hipócrita de sobrecarregar os países pobres, os que realmente sofrem com as mudanças climáticas, a pagarem o preço pela irresponsabilidade dos seus atos. Investir em guerras e armamentos militares, enquanto o destroem o mundo é a gota poluída d’água. O filme 2012 mostrou na visão de seus criadores como poderia ser o fim do mundo, quando a terra resolvesse se rebelar contra seus habitantes ,o que aconteceria, e 99% dos sobreviventes que foram para uma espécie de arca de Noé hollywoodiana eram bilionários e chefes de estado, estes que sobreviveram no final da aventura. Baseado nesse filme eu pergunto, será que os “Super Homens” acreditam que se a Terra se revoltar um dia eles saíram sem punição como nos cinemas?
Algo é certo, após a “Conferência de Copenhague (COP-15)” saberemos realmente o que esperar dos países ricos em relação a mudanças climáticas, será que levou em conta a proposta de investimento de George Soros no valor de mais de 100 bilhões, o investidor disse ainda que se fosse para gastar sua grana e queimar vivo ele prefere gastar sua grana, mas infelizmente nem todos pensam assim. Nossos esforços e de todos serão necessários, porém o dinheiro fala com voz de máxima grandeza, e quem tem essa voz e pode influenciar todos com uma proposta concreta e positiva é Obama, os olhos do mundo estão sobre ele agora.
Please help The World: http://www.youtube.com/watch?v=NVGGgncVq-4