“2010” BRASIL NA ERA DA PROSPERIDADE
“2010” BRASIL NA ERA DA PROSPERIDADE
Welinton dos Santos é economista e psicopedagogo
O momento brasileiro é especial. O crédito é o motor da economia e volta a patamares da década de 60, colocando o país na rota dos investimentos produtivos.
Crédito imobiliário possibilitará a impulsão da construção civil, com a construção de milhões de moradias e milhares de conjuntos empresariais entre 2010 a 2012. Esta expectativa dependerá de fatores conjunturais, apesar da prosperidade atual, a percepção do mercado internacional ainda preocupa. Segundo uma recente conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (Unctad), o país é considerado o quinto mais atrativo para empresas multinacionais para aporte de recursos.
Os efeitos da crise internacional percebida em vários países podem mudar a nova ordem econômica mundial. Mudanças do modelo financeiro são iminentes, a regulação, será regra para todas as instituições financeiras internacionais.
O ano de 2010 será bom para o Brasil, com boas perspectivas de crescimento econômico, desde que haja intervenções moderadas no câmbio, o país poderá criar empregos, riquezas e verdadeiras oportunidades a todos brasileiros.
A prosperidade tem seu preço, portanto investir na conservação ambiental, utilizar produtos ecologicamente corretos e buscar a sustentabilidade passa a ser a regra da sobrevivência da economia e das populações. O desenvolvimento será conquistado na medida da conscientização ambiental do povo brasileiro, não é mais possível convivermos com uma marca de um dos maiores produtores de gases de efeito estufa, provocada principalmente pela flatulência e arrotos do gado, provocados pela digestão anaeróbica gerando o metano. Existem soluções reais para diminuir a emissão destes gases. Em média, cada boi no pasto produz por ano até 55 kg de metano, ou mais de uma tonelada de CO2 conforme dados publicados na Unesp Ciência. Não podemos esquecer que para cada kilo de carne são consumidos milhares de litros de água. Vale a pena verificar os números e as conseqüências do consumo da carne, consulte o site: http://www.animalfreedom.org/portuguese/opiniao/comercarne.html
Com projeções de investimentos previstos com a realização da Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas de 2016, várias oportunidades de negócios surgem nas cidades contempladas com os eventos.
A exploração do Pré-Sal, as megafusões, o desenvolvimento do varejo e do crédito são alguns pareceres positivos para a economia do próximo ano.
O ano de 2010 será um ano de grande projeção econômica para a economia brasileira, contudo, para o crescimento sustentável, faz-se necessário investir em ciência e tecnologia, principalmente no setor de agronegócios, saúde e ecologia, além de intervenções no câmbio para defesa dos empregos nacionais, além de investimentos crescentes em educação para todos os seguimentos da sociedade.
No próximo ano teremos todos os requisitos necessários para o Brasil viver a Era da Prosperidade, portanto o papel do voto será determinante para o futuro da sociedade brasileira.