Expressando alegria também no ambiente...
Sempre estamos falando do valor em estarmos cultivando a alegria e a jovialidade. Não importa que você tenha 1 ou 120 anos. O importante é acreditar em você mesmo, nas forças da Natureza e na Criação. Hoje estava conversando com um amigo enquanto o atendia na empresa sobre a idade e lembramos de certas pessoas em nossa comunidade com mais de noventa anos ainda dirigindo seus carros muito alegres e saudáveis. Com todo respeito ao meu amigo e como tenho confiança vou citá-lo que, com mais de noventa anos, continua suas lides empresariais agrícolas. Trata-se do nosso irmão e amigo Alfredo Luiz de Freitas. Tudo isso é possível, porque estas pessoas não param de sonhar estando sempre de semblante e coração alegres, com muita fé e esperança.
A seguir passo ao querido leitor um artigo que me foi passado por minha filha Alessandra Pedroso Chagas, cuja origem é da revista Feng Shui que nos induz a uma idéia de como melhorar a alegria e a jovialidade no ambiente residencial e de trabalho:
Jogue fora tudo o que não é usado, doe roupas e objetos que não servem mais, livre-se de papéis velhos e evite o hábito de acumular coisas sem necessidade. Assim você combate a estagnação de energia e abre espaço para atrair coisas novas para a sua vida.
Arrumação, limpeza e organização são aspectos fundamentais para a boa circulação de energias positivas e impedimento para a presença da energia negativa. Isso não requer nenhum investimento financeiro. É apenas uma questão de atitude. Por menor e mais simples que seja uma moradia, ela pode apresentar-se agradável se estiver bem cuidada e com amor.
Espalhe coisas alegres pela sua casa para lhe ajudar a ter um modo de pensar e se comportar mais positivo e otimista.
Cuidar do espaço onde permanecemos um longo período de tempo é cuidar do nosso próprio estado físico, mental e emocional. Nosso bem-estar e saúde física dependem diretamente de uma mente sadia e de um emocional equilibrado.
O fogão é o responsável pela prosperidade da casa. Mantenha-o sempre limpo. Quanto melhor o seu aspecto, maior a prosperidade - seja ela material, intelectual, física, emocional ou espiritual.
Coloque em sua casa, a representação de cada um dos cinco elementos usados no Feng Shui, que são: Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira.
Faça com que sua casa esteja sempre em boas condições de pintura, sem goteiras nem lâmpadas queimadas. Mantenha as janelas limpas e com todas as vidraças inteiras.
Os primeiros shars que você deve neutralizar são os que estão na porta da frente de sua casa. Pare por uns minutos na porta da frente olhando para fora e observe. Depois, vire-se para dentro e observe. O que você notar que está atrapalhando a harmonia de uma das duas visões é um shar.
Retire tudo que impeça a visão da entrada da sua casa, como por exemplo, árvores ou plantas muito grandes que ficam na frente da sua porta. Faça poda nas árvores e plantas, pendure sinos tibetanos, coloque um bonito tapete e uma estátua de animal (de preferência animais ferozes ou aves de rapina). Você pode colocar também, uma banheira para passarinhos ou um chafariz próximo ao portão.
Às vezes, é difícil observarmos o que está desarmônico na nossa casa, porque nos acostumamos com a visão. Uma boa idéia é tirar fotos. Tire fotos da frente de sua casa estando na rua, no portão, na porta, com esta aberta para dentro, de cada um dos cantos dos cômodos, da porta da cozinha, etc. Observe nas fotos o que há de errado, tipo: pintura, iluminação, harmonia na disposição dos móveis, necessidade de reparos em peças de madeira, etc.
O fogão de sua casa deve estar sempre limpo e funcionando perfeitamente. Evite usar sempre a mesma boca. Use todas.
As melhores mesas são as que têm formato redondo, oval ou octogonal.
Retire os móveis em excesso da sala de jantar. Deixe que haja liberdade de movimento para quem circula ou para quem está à mesa.
Sua cama deve ter acesso por ambos os lados. Não coloque nada embaixo dela.
Coloque uma "cadeira do papai" para você sentar quando receber visitas na sua casa. Ela deve estar no ângulo mais distante, visto da porta da frente. Deve estar levemente em posição diagonal com relação aos outros móveis.
Use várias cores na sua casa. Se você tiver o chão, as paredes e o teto da mesma cor tornam-se um ambiente frio. Faça esta experiência. Nos lugares onde se senta para conversar, use objetos (cortinas, abajures, sofás, cadeiras, decorações, etc.) de cores vibrantes, como o vermelho, amarelo ou roxo.
Ambientes mal iluminados geram comportamentos introspectivos, menos comunicativos. Excesso de mobília ou decoração, livros e revistas empilhados, roupas amontoadas geram conflito de raciocínio, confusão mental e dificuldade de decisão. Cortinas de tecidos pesados que impeçam a passagem da luz e a visão externa causam sensação de solidão. Excesso de pó, sujeira no piso, azulejos opacos despertam sensação de abandono.
Expresse o seu desejo num papel, escreva com a intenção focalizada nesse objetivo e coloque esse papel dentro de um envelope vermelho. Se o seu desejo for relacionado à prosperidade, por exemplo, guarde esse envelope na área correspondente, de acordo com o baguá. Você pode fazer vários envelopes vermelhos e ocultá-los em áreas diferentes, conforme o caso.
As tarefas devem ser divididas e todos os moradores devem estar conscientes da sua participação no todo. Cômodos harmonizados constituem uma casa inteira harmonizada. As crianças, os adolescentes, o casal e os idosos cada um em sua devida proporção tem sua atuação na preservação do ambiente saudável.
Por José Pedroso