Críticas à quem as merece

Alguns leitores me perguntam sempre, o porquê de tantas crônicas ácidas; alguns já me perguntaram se eu faço parte de alguma associação de defesa do consumidor ou ainda se pretendo me candidatar a algum cargo eletivo.

Primeiro explicar que as crônicas ácidas fazem parte de minha personalidade; alguns são passivos a ponto de engolir o sapo barbudo sem reclamar, no meu caso é diferente: escreveu, não leu, é analfabeto e ponto! Depois dizer que jamais fiz e nem quero fazer parte de nenhum organismo, oficial ou não, de defesa do consumidor. Nobilíssimo é quem o faz, mas no meu caso, prefiro a retidão de minha verdade. Candidatar-me a qualquer coisa nesta vida saiu de meus planos desde a época de criança; nunca fui nem líder de classe e agora, beirando os 50, não penso nem em me candidatar ao título de “Pai do Ano”.

Como qualquer outra pessoa nesta vida, eu compro, pago e exijo no mínimo de quem me vende algo, honestidade. O fato de eu comprar e pagar não me credencia a nenhuma honraria diferenciada, é uma obrigação de todos; no reverso da moeda os empresários estão agindo de má fé em muitas operações; se não podem no mínimo cumprir o que nos garante a Lei, por favor, fechem suas portas.

Eu não “falo mal” de ninguém; apenas aponto as irregularidades de algumas operações mercantis, seja no setor da indústria, comércio e serviços; cito as aberrações, que muitos clamam na justiça que não se use o termo (por pura e bastarda ignorância), aberrações estas que muitas vezes eu próprio estou envolvido como vítima.

De agora em diante eu não mais vou apenas dizer onde eu jamais piso meus pés; não vou somente apontar qual empresa age com má fé, com desonestidade, fraude ou perverso ardil; os maus caracteres mercantis permanecerão em meu alvo de comentário, mas se faz necessário citar também aqueles que agem de boa fé, com probidade, retidão, enfim, os que são dignos de fidelidade comercial. Chamar isso aqui de propaganda é pura perda de tempo; afirmo e atesto que jamais recebi nenhum centavo de vantagem para permanecer adquirindo os bens e serviços destas empresas, mas acima de qualquer coisa, eu preciso citá-las para que mais pessoas possam, na dúvida, escolherem entre a que faz bem e a que gera dúvida!

Por que eu não compro jamais na Rede de Supermercados Êpa de Minas Gerais? Por que o atendimento é desprezível desde os “caixas” até em alguns muitos gerentes; há sujeira por toda parte e muitos produtos permanecem armazenados de forma incorreta, sem o mínimo de higiene. Quando você precisa de uma informação, ninguém te dá ouvidos; reclamar a alguém é pura perda de tempo. Eu tentei várias vezes desfazer esta impressão péssima, mas não tive sorte em nenhuma das vezes; eu disse: NENHUMA!

Ao invés do Êpa, que se diz “um super vizinho”, eu me desloco por mais quatro quarteirões e chego ao Supermercado Verde Mar; é outro nível, é outra cultura; é outra metodologia, enfim, é outro tudo! Tudo é muito novo; tudo está muito arrumado; todos te dão atenção, desde a faxineira até o gerente; seguranças educados, limpeza impecável, atendimento infalível. Os preços podem ser um pouco mais caros; sim eu concordo, mas quem freqüenta sabe muito bem que o nível é infinitamente mais elevado.

O Verde Mar não é o único em Belo Horizonte; vá conhecer a Trigopane e veja o que é atendimento. Os donos e os gerentes se fazem de clientes para poderem servir cada vez melhor; você liga para reclamar algo e eles te atendem com a maior agilidade; os alimentos são meticulosamente tratados com o mais rigoroso padrão de qualidade e higiene; depois disso, por que eu me arriscaria ir a outro lugar?

Hoje temos uma dúzia de lojas que vendem eletroeletrônicos espalhadas pelo Brasil, mas a minha preferência está com a Fast Shop. O motivo? Os mesmos que acercam Verde Mar e Trigopane. Os colaboradores lhe dão atenção mesmo que você não compre nada; tratam o cliente como “sua excelência” e isso é o maior motivo do sucesso, porque seus produtos e preços são iguais (em tese) do que os de seus concorrentes. Conheço a Fast Shop em 3 Estados e em todas o padrão é o mesmo.

Se a compra for pela internet, muito cuidado com Shop Time, Submarino e Americanas.com; máximo de cuidado ainda com Mania Virtual e Poli Shop; eu já comprei e não recebi; já comprei e recebi quebrado e não quiseram trocar e todas, todas estas não possuem um atendimento digno no pós compra. O mesmo eu jamais direi da loja Compra Fácil, do Grupo Hermes; na Compra Fácil quando há um problema, e comigo já houve dois problemas no mesmo produto, eu afirmo que eles tentaram resolver e quando viram que eu estava chateado, devolveram o dinheiro sem o menor esforço. Isso é honestidade! Com as outras o problema foi parar na justiça!

Não há nada melhor do que você chegar num restaurante e ser tratado como cliente conhecido; quem depende da alimentação neste tipo de comércio sabe muito bem do que estou falando; o mesmo apetecemos dos hotéis! Para quem viaja muito e depende de hotéis e restaurantes, se aguardam no mínimo uma receptividade amigável, serviços de qualidade e excelência em seus produtos; no final de tudo, a cama ou a comida podem nem estar tão boas assim, do jeito que exigimos, mas o atendimento deve ser superior e é por isso que jamais piso meus pés numa rede de hotéis do Espírito Santo, muito menos no Solarium Hotel de Cambé no Paraná; é por isso que freqüento, indico e volto sempre ao Jaraguá Novotel de São Paulo; é por isso que recomendo eternamente o Brasília Alvorada do Distrito Federal; Radisson SAS de Lisboa; Pestana do Rio de Janeiro, Flat Petras em Curitiba, Beira Rio de Itumbiara – Goiás, Alexander Hotel na Argentina e Matsubara de Maceió.

Quem for a Belo Horizonte deve conhecer tudo, mas se não conhecer o Restaurante Chalé da Mata, com certeza não foi à capital das Minas Gerais. Preço, qualidade e atendimento nota 1.000 é no Chalé da Mata. Na mesma linha de comida mineira, eu também indico o Xapuri!

Eu jamais voltaria a comprar um veículo FORD; os carros são até razoáveis, mas o atendimento em concessionárias geralmente deixam a desejar, mas para pagar minha língua ácida, eu não posso dizer o mesmo da Forlan, também de Belo Horizonte; parece que aquele pessoal da Forlan não faz parte do circuito FORD, porque são educados, honestos e transforma o ambiente numa verdadeira diversão ética para seus clientes, que o diga Ronaldão, um dos gerentes da empresa que faz com que centenas de pessoas, mesmo aquelas que não usam carros da marca, voltem pelo menos para um cafezinho.

Aluguel de carro é uma das maiores furadas que eu já vi; tem entre as locadoras uma verdadeira indústria do sinistro; você aluga um carro e sempre está pagando um extra para eles; eu jamais alugo na UNIDAS de Goiânia e as razões são policiais; não posso dizer o mesmo da UNIDAS de Uberlândia, que só tem gente gabaritada, honesta e prestativa. Na Bahia, quando vou para Salvador, prefiro sempre a J. Brasil Rent a Car, uma locadora modesta e pequena, mas que também nos oferece o melhor dos atendimentos com muita honestidade.

Não há um ambiente mais sensível do que o ambiente bancário; alguns amigos me perguntam por que eu insisto tanto em permanecer no Bradesco como correntista e a minha resposta é a mesma sempre: - Banco são o gerente e a equipe da agência, as marcas são todas iguais. Eu não prefiro o Bradesco, eu prefiro a minha agência Belvedere (2946); já tentei no Banco Rural, Santander, Banco do Brasil e até no seleto Banco Safra; o único lugar que me respeita como cliente é na agência que mantenho conta-corrente e isso vale muito, pelo menos para mim!

E relacionamento com empresa é assim mesmo; para mim, algumas são razoáveis, outras péssimas e algumas eu classifico como excelentes, mas nem sempre o que é ou foi bom para mim vale para todos. As experiências que tive com estas lojas e marcas são meramente pessoais e não serviram para criar nenhum parâmetro de qualidade total; as minhas críticas relatam a minha insatisfação intrínseca; cabe a cada um, se quiser fazer o mesmo!

Carlos Henrique Mascarenhas Pires

www.irregular.com.br

CHaMP Brasil
Enviado por CHaMP Brasil em 11/12/2009
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