Palestrante de Inovação - Prof. Menegatti - Criatividade ou Inovação?

Criatividade ou inovação?

Existe alguma diferença entre Criatividade e inovação?. Segundo Stephen Robbins ”criatividade refere-se a habilidade de combinar idéias de uma forma única ou de fazer associação pouco usuais entre idéias. A inovação é o processo de transformar uma idéia criativa em um produto, serviço ou método de operação útil”.

A inovação acontece de várias formas. Pode ser um novo produto ou uma nova embalagem, um avanço tecnológico, a simplificação de um processo de produção, uma forma de atendimento especial ou uma ação de marketing inusitada.

Existem mitos sobre a inovação. Um deles é de que para ser inovador é preciso ser um inventor genial, o que não é verdade, pois é possível inovar melhorando o que já existe. Assim melhorar um produto ou um serviço também é inovar. Outro mito, por exemplo é achar que inovação trata-se apenas de produtos, quando uma idéia pode ser uma tremenda inovação.

A XEROX inventou um papel que pode ser reutilizado em até 24h. Depois de ser escrito, rabiscado, desenhado, o papel se apaga automaticamente, podendo ser reutilizado inúmeras vezes. Mas se o usuário estiver com pressa, basta submeter o papel a uma fonte de calor, que ele se apaga instantaneamente. Segundo cálculos da empresa, cerca de 40% de todas as impressões em papel são úteis apenas durante um dia ou menos, sendo descartadas nesse intervalo.

A empresa, aposta no novo método de reciclagem por acreditar que no futuro o comércio de reprodução de papéis não será mais rentável e que poderá resolver o problema daquelas impressões feitas para serem utilizadas uma única vez e logo descartadas.

www.menegatti.srv.br - menegatti@menegatti.srv.br