Socialismo X Capitalismo 
 
     Há muitas discussões entre socialismo e capitalismo, então fico me perguntando: será que os que são contra a caça aos animais, etc, todos são vegetaríamos? Não sou favorável à caça predatória ou muito menos, a favor dos que destroem a natureza. Não sou contra os ambientalistas, pelo contrario, sou favorável à preservação das espécies e do meio ambiente. Mas, às vezes vemos certos comportamentos de grupos ou de pessoas que não tem nada haver com defesas disto ou daquilo, mas sim, uma forma de ingressar e fazer carreira política por meio de discursos ideológicos.
 
     Pois bem, o que tem haver organização econômica de governos com questões do meio ambiente? A mesma coisa, pois muitos defendem organizações econômicas de País não por convicção, mas por simples interesses.
 
     Toda organização econômica de um País é uma faca de dois gumes, isto é; é bom e é ruim, o que dependente é de como são e por quem são conduzidas tais nações. Quais os tipos de pessoas estão no poder e quais são as Leis existentes. Qual a índole e intenção dos mandatários que dominam o Poder e também qual a índole e interesses dos que são responsáveis para mantém a ordem democrática num País.
 
     Tivemos um exemplo claro que foi em Honduras, um presidente que quis ditar as regras para manter-se no poder, inclusive infringindo a Constituição Federal daquele País, acabou sendo deposto, e seu sucessor, embora tenha sido criticado pelas nações acabou conduzindo o País corretamente. Foram realizadas novas eleições e se resolveu a questão política. Enfim, se analisarmos friamente a questão de Honduras, sem paixões, veremos que não houve golpe de Estado e caso houvesse teria sido da parte do ex- presidente Zelaia, o qual pretendia manter-se no Poder, afrontando a Constituição Federal.
 
     Mas, voltando em socialismo e capitalismo, observamos que estas duas organizações econômicas de governo funcionam. Há países que o capitalismo não provoca exclusão social, o País distribui o bolo ao passo de que tais paises gozam de bons serviços públicos prestados a sociedade como também observamos países capitalistas que oprimem seu povo, favorecendo-se ao capital em detrimento a sociedade de um modo geral. Desta mesma maneira ocorrem em países socialistas.
 
     Enfim, esta discussão, na verdade, é apenas ideológica, pois o papel do Estado é promover políticas em todas as áreas seja ela econômica, cultural, de desenvolvimento ou social. Em qualquer estrutura econômica os recursos financeiros entram nos cofres públicos e, sua população seja ela o empresariado ou trabalhador estão sujeitos as mesmas Leis. O papel do Estado é administrar os recursos públicos com eficiência, promovendo a justiça social. O papel do Estado é promover uma Educação, uma Saúde de qualidade como também políticas de segurança, transporte, etc. Enfim, o papel do Estado é fazer o país desenvolver-se em todas as áreas, independente a estrutura econômica adotada pelas nações 
 
     Porém, o que percebemos nesta discussão está mais relacionado a interesses pelo poder, que não tem nada haver com socialismo ou capitalismo. Se analisarmos nossos políticos veremos que muitos dos quais defendem o socialismo são oriundos de famílias abastardas financeiramente. Enfim, nasceram em berços de ouro, mas fazem discursos para os pobres, para os idealistas, mesmos os que não vieram de berços de ouro se elegeram as custas de dinheiro de empresas sejam elas públicas ou privadas e também fazem os mesmos discursos com objetivo de agradar as massas.
 
     Todos sabemos quanto custa uma eleição, não é barata. Portanto, a maioria esmagadora dos políticos usufruem milhões e milhões de recursos tanto dos empresários quanto do Estado – por meio de empresas públicas – e vivem com discursos ideológicos para ludibriar os ignorantes politicamente.
 
    

Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 07/12/2009
Reeditado em 09/01/2010
Código do texto: T1965430
Classificação de conteúdo: seguro