ESPERANÇA
PALAVRAS DE VIDA
Pr. Serafim Isidoro.
“Não apagará o morrão que fumega” - Is.42.1 \ Mt. 12.20.
Lembro-me ainda das lamparinas usadas na época em que a energia elétrica era escassa, produzida em usinas locais precárias, em um Brasil de interior pobre e apenas esperançoso frente a uma América do Norte em expansão e a uma Europa industrializada. Aqui os mais abastados enviavam os seus filhos para estudarem especialmente na França intelectualizada. Lamparina era um objeto artesanal contendo querosene como combustivel. Era o pavio feito de uma tira de pano imerso na vasilia, com a ponta para fora, onde o fogo produzia uma pequena chama e luz muito fraca, além de muita fumaça.
Um pouco anterior àquela época, usou-se o candieiro, aos moldes do que se usava em Israel nos dias de Jesus. O princípio de iluminação era o mesmo, acrescentando-se porém que nesta luminária o combustivel era o azeite e que o recipiente, às vezes, era feito de argila. Para a maioria das pessoas de nossos dias, conhecer estas reminiscências somente poderá ser feito visitando-se museus de utilities domésticas, enciclopédias e dicionarios ilustrados, ou talvez a Wikpedia.
Ao se tornar escasso o pavio, ou quando alguém com os dedos umedecidos na saliva apagase o candieiro ou a lamparina, restava apenas um morrão levemente aceso, como que uma brasa, e não a totalidade da iluminação.
A aplicação desta linguagem figurada nos remete a pessoas decepcionadas, estragadas, semi-mortas pelas circunstâncias da vida. Em outro breve artigo de nossa lavra, diziamos que a vida é apenas um oasis no caminho da eternidade; bifurcação entre a felicidade e o infortúnio.
O mundo jaz no malígno - expressão joanina. A vida tem reveses que ferem as pessoas, desarticulam a felicidade, a saúde e o bem-estar. Nem sempre estamos emocionalmente bem equilibrados. O vício, a prostituição, a quebra das leis divinas ou das naturais, conduzem o ser humano a um caos de si mesmo.
Aos tais, o Mestre convida: “Vinde a mim os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei”. A última esperança, o derradeiro recurso para estes, a luz no final do túnel é Jesus. No pavio da lamparina só resta o morrão, o carvão que não mais é uma chama, senão somente um resquício do que já foi aquela luz. Um pouco mais e ele se apagará de vez, cessando então a sua atuação.
Apelo hoje aos cançados e sobrecarregados, aos deseperados. - Os sãos não necessitam de médico. - A sociedade, a família, os inimigos e até os amigos te desesperançaram. Apagaram a tua chama. Despedaçaram o teu coração. Porém, resta uma esperança. Quando olhamos ao redor, para os montes, estamos cercados. Olhando, porém, para cima a expansão é imensa. Acima de nós há uma larga saída, um escape que não viamos. Jesus é esta solução. Disse Ele: “Eu sou a porta e quem entrar por mim salvar-se-á”.
Jesus é o Homem de Nazaré que venceu a própria morte, ressuscitando. Venceu o despreso humano de Seu povo e dos principais religiosos de Sua época. - Há religiões e religiosos que decepcionam.- O morrão da vida de Jesus foi apagado na cruz, ocasião em que os aprendizes O abandonaram; fugiram no momento cruciante. Só restou a Ele, o Pai. Mas Este também O desamparou, segundo o Seu próprio clamor. Sozinho pisou o lagar das uvas do sofrimento e da dor. Mas venceu. Morrendo, trouxe-nos a vida, na Sua ressurreição.
Leitor (a) amigo (a), o teu morrão não será por Ele apagado. Jesus é a ressureição e a vida. Nele há esperança. Lembra-te de Maria Magdalena, da qual sairam sete espíritos maus; de Zaqueu, desprezado por ser coletor de impostos; de Pedro, cujo nome Simão significa “uma cana, um junco” - fragilidade. Todos estes estiveram em circunstâncias terminais, porém foram por Ele atendidos, e não desprezados. O teu caso não está de todo perdido. Em algumas batalhas foste derrotado (a). Mas a Guerra ainda não terminou. Levanta-te; Ele te chama. Nossas armas não são carnais, mas ponderosas em Deus para a destruição de fortalezas.
A fé traz a esperança e esta traz o amor. Maria Magdalena tornou-se a anunciadora da ressurreição. Simão Pedro, abriu a porta do Evangelho aos gentíos. Zaqueu recebeu Jesus e a salvação em sua casa. Resta a tua decisão. Nele e por Ele, te salvarás.
Só Jesus.
____________________________
O Pr.,Th. D., Honoris Teologia, D.D., Serafim Isidoro, oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê: serafimprdr@ig.com.br