Blog de 05.12.2009

 

A COPA DE 2010 – Sorteio das chaves e dos jogos!

            Como todo brasileiro que gosta do futebol, depois da soneca pós almoço, pude assistir via SKY o sorteio das partidas que comporão a primeira fase da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Um espetáculo de pompa e riqueza para todas as comunidades mundiais.

            Inicialmente, e antes de tudo, minha surpresa pelas presenças do Dunga e do auxiliar Jorginho, em carne e osso, numa prova que dinheiro não representa problema algum para os cofres nacionais. Sim, haverão de dizer: A FIFA paga tudo, até mesmo a estada no exterior. Mas o que foram fazer esses sortudos? Pelo amor de Deus me respondam os que sabem. Será que eles influenciariam nos sorteios, dariam sorte, azar ou coisa que o valha?

            Em eventos da natureza o país já é representado pelo presidente da CBF – Confederação Brasileira de Futebol, sendo plenamente dispensável a presença de outros quaisquer interessados. Nada mais lógico concordam?

Foi deveras surpreendente a opinião de jornalistas, técnicos e jogadores a propósito do grupo do Brasil. Vejam que moleza: Portugal, Coreia do Norte e Costa do Marfim! Para o blogueiro, que acompanha futebol há muito tempo, nunca se viu um panorama tão propício à conquista do hexa-campeonato mundial.

Houve gente, para valorizar a profissão (jornalistas, narradores, treinadores, jogadores e cartolas) que falaram das dificuldades de se passar por essa primeira fase, isto é nas três partidas inaugurais. A primeira contra a Coreia do Norte, depois contra a Costa do Marfim e, por último, já com ares de classificada, a seleção portuguesa, que é nossa freguesa de caderninho. Sua grande façanha fora em 1966, quando o Eusébio despachou nosso mascarado selecionado. Sempre me lembro daquele vexame. Depois vieram com a conversa de que o atleta luso representava no mínimo três: EU, ZÉ e BIO. Durma-se com uma desculpa dessas!

Bom que se relembre que naquela Copa o nosso principal atleta, o Pelé, fora severamente marcado pelo Vicente, centro-médio da equipe portuguesa, e machucado deixara o gramado. Resultado: 3 x 1 para a equipe do então treinador Otto Glória. O nosso “colored” jogador nem sequer pegava na pelota, o pau cantava...Naquele fatídico dia eu VICENTE e cinquenta (?) pessoas chorando na calçada de minha casa!

Desta feita a equipe portuguesa estará com três atletas brasileiros naturalizados (Deco, Pepe e Liedson), grande reforço, especialmente porque sabem jogar exatamente como seus patrícios. Mas no retrospecto geral a estatística é a seguinte: Em 18 jogos, 12 vitórias do Brasil, 2 empates e 4 vitórias dos da terra do fidalgo navegador Cabral, aquele que, por falta de vento, descobriu estas plagas.

Depois da passagem pelas oitavas de final – e não o fazendo nem precisa dizer a que vai para a Copa --, possivelmente nos defrontaremos com uma das quatro equipes: Espanha, Honduras, Chile ou Suíça. Tirando a Espanha o resto é bolo de coco, e não me venha o Dunga dizer que o grupo é equilibrado, difícil... Vai mentir assim na ponte que caiu, cara! 

Linda Charlize.

Não sei do porque da presença do inglês David Beckham na frente das solenidades, mesmo porque nada é, nunca foi e nem será equiparado ao maior jogador do mundo de todos os tempos: PELÉ! Mas sua presença não apagou a imagem da linda loira apresentadora do espetáculo, a mais do que elegante Charlize Theron...uma uva das mais doces!

Pelo que me lembre, o Brasil nunca tivera medo de equipe alguma em campeonatos mundiais. Depois da perda da Copa de 1950, em pleno Maracanã, com mais de 200 mil pessoas, quando fora derrotado pelo Uruguai por 2 x 1, necessitando apenas de um empate, e fizera o primeiro gol, aí o respeito aos da celeste passou a fazer uma diferença razoável. Fora somente aquilo porque depois nunca mais perdeu para eles. Nem mesmo tínhamos medo dos argentinos ou dos inventores do futebol, os ingleses.

Fico por aqui.

Um abraço.

Em revisão.

Fontes: UOL, FOLHA-ON, MEMÓRIA, GOOGLE.

ansilgus
Enviado por ansilgus em 05/12/2009
Código do texto: T1960992
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.