O Agente Literário

Dos vários milhares de autores que todos os anos tentam ser publicados pelas editoras chamadas convencionais, apenas alguns poucos conseguem alcançar seus objetivos. E quando se trata de autores estreantes, são menos ainda.

Independentemente de ser um autor estreante ou não, uma vez sozinho, ele tem de investir tempo e dinheiro na busca de editoras, em registrar sua obra, enviar cópias para editores e... aguardar respostas que, na imensa maioria das vezes é uma negativa e que, indefectivelmente demoram meses e meses a chegar.

A função do Agente Editorial é ser o elo de ligação entre o autor e a editora, concentrando todos os esforços para a publicação da obra numa única pessoa e, assim, evitando perda de tempo e dinheiro para o autor.

O Agente Editorial é o primeiro a avaliar a obra e é o profissional que deverá levá-la para a editora que melhor se enquadre no perfil do trabalho apresentado.

Além disso, também é função do Agente Literário cuidar do contrato que o autor celebrará com a editora e de todos os processos burocráticos compreendidos por essa negociação.

Também é função do Agente Literário fiscalizar a divulgação, a distribuição e a comercialização da obra pela editora e, até mesmo em pontos de vendas, no sentido de possibilitar ao autor as informações sobre esses processos.

No que diz respeito ao relacionamento do autor com a mídia, é da responsabilidade do Agente Literário orientá-lo nas entrevistas e nos eventos em que a presença do autor for solicitada.

A remuneração do Agente Literário é feita através de um acordo com o autor e pode ser de várias maneiras, desde a cobrança de uma taxa mensal por um determinado período de assessoria, a um percentual sobre os ganhos em direitos autorais, percentual este que pode variar de 10 a 20% sobre o montante de ganhos do autor.

por Georges Kirsteller

Kirsteller
Enviado por Kirsteller em 01/12/2009
Reeditado em 23/11/2022
Código do texto: T1954399
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