A chata vida rica

A CHATA VIDA RICA

Vendo bem, tem razão quem diz que é chato ser rico. Já imaginaram que coisa vazia é a gente acordar e não ter ninguém cobrando carnê, prestação ou aluguel vencido? Pobre não tem nem telefone... Além disso, convenhamos, dormir até às dez, é um saco! O bom mesmo é acordar às seis, escuro ainda, ouvir grilos e galos, e sair em busca de uma condução que nem sempre passa, e quando passa já vem lotada.

O risco de um assalto é sensacional. É estressante a gente ir à garagem e ter que escolher em qual carro vai sair. E depois desse desgaste, bater arranque e o carro pegar. O bom mesmo é acordar bem cedo e caminhar umas quinze quadras até o trabalho. É bem mais salutar.

E das mulheres, o que dizer? Se o cara é rico, chove de percantas. O pobre tem a sua “amélia” e não é assediado pelas outros. Se for rico anda sempre cercado de mercenárias. É ilusão pensar que mulher gosta de homem. Quem gosta de homem é veado; mulher gosta é de dinheiro.

E o trabalho, então? Colegas, serviço pesado, chefia opressora, salário minguado, isso é que dá alento à vida. Que coisa chata é trabalhar em um gabinete. Pior ainda se tiver ar condicionado. Faz mal à saúde. Depois aquelas reuniões, salário de doze mil dólares todo dia vinte-e-um, haja paciência para aturar uma coisa dessas! Pior é quando a gente volta ao meio dia. Existe coisa mais careta que trocar de roupa, dar um mergulho na piscina (se for inverno a água é aquecida) e depois encher a barriga de filés, batatas fritas, saladas de nomes exóticos e sobremesas abichalhadas?

O bom é a gente ficar nas imediações da firma, comer um torpedo de R$ 4,90 (o valor do tíquete) e fazer a digestão na sombra da praça. Isso que é vida! Essa é uma das razões que ninguém quer ser rico. Dinheiro atrapalha. Coisa tediosa é ter que escutar espaços econômicos da tevê, só para conseguir um spread de alguns percentuais em nossas aplicações. Quem não tem dinheiro no bolso nem pensa na bolsa. Viram como é chato ser rico!

O Governo tem razão... rico perde o sono por ter dinheiro, pobre véve melhor. Aposentadoria então, nem pensar. Quem se aposenta é vagabundo! E vagabundo fica pensando bobagem, como o pessoal do MST que, segundo disse FHC quer terra pra plantar maconha. Por isso eu prefiro o desemprego. É muito mais emocionante... Uma socialite carioca diz que diz isso quem nunca foi pobre...

Artigo escrito em 09/09/98