Ser Síndico é . . .

Sabemos que a imagem do Síndico é por muitas vezes ridicularizada, sendo considerado por alguns condôminos como aquele que está sempre errado, que não faz nada, ou então que só quis assumir o cargo visando a “vantagem” da isenção da taxa condominial, porém a função de síndico é uma tarefa árdua e muito mais abrangente, que requer dedicação e boa vontade.

O que muitos não sabem, é que ao ser eleito o síndico assume a responsabilidade Civil e Penal pela sua administração e pelos danos causados a terceiros, além disso deixa de ser um simples condômino e passa a ser o alvo de críticas e contestações dos demais condôminos, ou seja durante todo o período da sua administração o síndico será analisado e julgado pelos demais, que na maioria das vezes desconhecem as atividades diárias do Condomínio, fazendo com que a base deste julgamento seja única e exclusivamente a vontade própria de cada condômino.

A experiência em administração de condomínios nos mostra que o ideal para o Síndico exercer suas funções de forma tranqüila é manter um bom relacionamento com os moradores, funcionários e prestadores de serviços, sendo assim seguem algumas dicas para quem exerce ou pretende exercer esta função:

1) Quando houver problemas no condomínio, sempre averiguar todos os fatos, ouvindo sempre as partes envolvidas.

2) Sempre se atentar as regras do condomínio antes de tomar qualquer decisão.

3) Ter uma boa comunicação com os funcionários, pois muitas vezes eles são a ponte entre o síndico e os condôminos.

4) Transparência nas atitudes, as decisões importantes sempre devem ser tomadas em assembléia geral de condôminos, cabendo ao síndico apresentar aos demais condôminos todas as condições para a tomada de decisão.

5) Ter paciência acima de tudo, é preciso perceber que nem todos entendem nossas intenções imediatamente.

6) Conhecer os condôminos. Cada morador tem sua peculiaridade, e é preciso entender cada um.

7) Ser discreto. Em hipótese alguma comentar com um condômino o que aconteceu com o outro. A discrição o ajudará a ter o respeito e a confiança de todos.

Além destas dicas, sem dúvida, o mais importante é ter um suporte profissional de uma Administradora capacitada e com experiência suficiente para auxiliá-lo nas tomadas de decisões.

Em resumo atuar em um cargo que nos faz representantes de um grupo é algo que pode ampliar nosso universo pessoal e profissional. Porém para ser respeitado e reconhecido, é necessário estar aberto às mudanças e ao aprendizado, ou seja, para ser um bom síndico é acima de tudo preciso escutar, analisar e responder, sempre de forma clara e transparente, evitando assim o acumulo de problemas.

Neste dia 30 de novembro, em que se comemora o Dia do síndico, desejo parabéns a todos os Síndicos, e que todos possam desfrutar deste dia e de todos os outros com a tranquilidade de que seu trabalho voluntário é, e sempre será reconhecido e admirado.

Paulinho Sorrentino
Enviado por Paulinho Sorrentino em 30/11/2009
Código do texto: T1953152
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.