Ascendência Rivera Luque...

Com a finalidade de encontrar familiares sumidos para completar história familiar e montar a árvore genealógica faço pesquisa do meu avô de Málaga (Espanha) que desembarcou em Santos/SP em 04/08/1913. O embarque se deu em 17/07/1913 pelo navio Provense que zarpou do porto do Estreito de Gibraltar. Ao chegar, rumaram para a região de Jundiaí para trabalhar na fabricação de vinho, na antiga Caioçara, hoje Jarinu/SP.

Ele, Antonio Rivera Luque, e mais os irmãos Jose, Sebastian e Anna Rivera Luque e os seus pais Antonio Rivera Perez e Theresa Luque Luque.

Ele casou-se em 19/01/1919 com Anna Bosada Delgada em Jarinu, nas proximidades de Jundiaí, onde tiveram as filhas Teresa, Isabel (minha mãe), Joana, Antonia e Maria todas com o sobrenome Rivera Bosada.

Entre 1938 e 1940 o casal se separou, provavelmente em Cambará ou Bandeirantes, ambas as cidades do Paraná. Como dizia minha mãe, possivelmente se separaram por divergências momentâneas, ciúmes ou problemas familiares banais que não souberam administrar.

Só vivem até os dias de hoje as tias Antonia e Joana Rivera, residentes em Araraquara/SP. Ficou uma lacuna familiar por não saber o destino que levou o avô Luque, que provavelmente continuou em Bandeirantes ou talvez tenha voltado para São Paulo, próximo aos os outros irmãos.

Mais recentemente descobri, via Internet, uma filha do Jose Rivera Luque, irmão do meu avô que mora em Santo André/SP e soube que ela tem mais quatro irmãos, os quais são filhos de Antonio Rivera, sobrinho do meu avô, que foi artista plástico. Porém também não sabem nada sobre o paradeiro dos Rivera Luque restantes. Como confirmado, o paradeiro inicial da família do meu avô foi em Jundiaí onde nasceram as quatro primeiras filhas, sendo que a última nasceu em 20/11/32 em Cambará.

Quando a família deles chegou de Málaga em 1913 tinham as seguintes idades:

Bisavô Antonio Rivera Perez - 46 anos

Bisavó Theresa Luque Luque - 43 anos

Avô Antonio Rivera Luque - 18 anos

Tio Avô Jose Rivera Luque - 12 anos

Tio Avô Sebastian Rivera Luque - 10 anos

Tia Avó Anna Rivera Luque - 3 anos

Dados estes que descobri através do Memorial dos Imigrantes em São Paulo e já estou de posse dos certificados de embarque e desembarque.

Seus parentes mais próximos na Espanha são os avós maternos Jose Luque Vega e Antonia Luque Cabrera e paternos Sebastian Rivera Ortiz e Francisca Perez Ortega, todos de Alhaurim de La Torre.

Portanto na minha ascendência encontramos as famílias Pedroso, de origem portuguesa que vieram para o Estado da Bahia, na era do ouro e de origem indígena, provavelmente os Tapuias, da região de Bom Jesus da Lapa/BA do lado paterno e os Rivera Luque, Perez, Ortega, Vega, Cabrera, Ortiz e Bosada de origem Espanhola pelo lado materno.

Do lado paterno ainda não concluí as pesquisas e do lado materno faltam os Bosada originários de Córdoba (Espanha) e também a ascendência Pedroso faltam dados nas pesquisas da origem portuguesa.

José Pedroso

Josepedroso
Enviado por Josepedroso em 28/11/2009
Reeditado em 01/12/2009
Código do texto: T1948270
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.