VILA BELA DA SANTISSIMA TRINDADE-MT

Vila Bela da Santíssima Trindade(Primeira capital de Mato Grosso), é um dos municípios com maior potencial turístico Do Estado. No centro de Vila Bela , estão as ruínas da primeira Igreja que data do período colonial. Ela é um símbolo da cidade e constitui o marco de uma história que teve seu inicio em 1752 com a vinda de Dom Antonio Rolim de Moura Tavares. Conhecido como "Conde de Azambuja", foi o primeiro governador da capitania. Naquela época, a descoberta de riquezas minerais na região do Rio Guaporé, fez com que Portugal se apressasse em povoá-la, temendo que os vizinhos espanhóis fizessem o mesmo e, garantissem a posse da terra. Em 1748 foi criada a Capitania de Mato Grosso e sua capital implantada em 19 de março de 1752, com o nome de Vila Bela da Santíssima Trindade. Dom Antonio veio de Portugal com a planta da primeira capital já pronta e obedeceu a um plano urbanístico pré-elaborado seguindo as modernas construções da época : traçado da cidade em xadrez, ruas largas e retas e praças espaçosas. O governador portugues esperou o dia de Sao José, para sua fundaçao, visando as famosas enchentes do santo que ocorrem neste periodo.Vale ressaltar que Portugal é um país católico e a marca de sua colonizaçao constituia marcar território com construçoes de igrejas, que em geral recebia nome de santos. Enquanto foi capital, a cidade obteve um progresso, devido aos investimentos em infra-estrutura e incentivos fiscais para os novos moradores. No entanto, as dificuldades de povoar a região (distância, doenças, falta de rotas comerciais) e o estabelecimento de um importante centro comercial em Cuiabá, acabaram forçando a transferência da capital, em 1835. Como uma cidade qualquer, Vila Bela não resistiria por muito tempo.

Os moradores abandonaram a região, deixando casas, estabelecimentos comerciais e escravos para trás. Foram estes escravos abandonados que garantiu a sobrevivência da cidade, constituindo no local uma comunidade negra forte, unida e fiel às suas tradições. E muitos deles no periodo de glória da localidade, fugiam dos castigos e maltratos por parte dos seus senhores e fundaram um dos maiores quilombos de Mato Grosso, o Quilombo Quariterê, chefiado por uma rainha, a Rainha Tereza, que o governou a fogo e ferro. Porem a realidade de Vila Bela nos dias atuais, nao corresponde mais a tao famosa Vila Negra, o que se percebe é a diversificaçao de pessoas de varias localidades, inclusa uma minoria de olhos claros e descendentes de japonês.Essas modificações, ocorreram e ocorrem devido a entrada de migrantes vindo de outras áreas do Brasil; atraídos pela política de interiorização da economia nacional,almejando o incentivo do governo à agricultura. Uma das tradiçoes de Vila Bela, é a Dança afro,dentre elas, a dança do Congo e a Dança do Chorado.

A Dança do Congo, surgiu com as vindas dos escravos de origem africano (Guiné) para Vila Bela, aqui desenvolvendo suas atividades e respectivamente seus costumes. A dança é representada por uma disputa de poder, entre o reinado e a comunidade negra escrava. O Reinado era representado pelo Rei do Congo, Secretário de Guerra, e o Príncipe. A comunidade representada pelo Embaixador figura chefe, e seus soldados rebeldes.

O fato ocorreu por uma carta do Embaixador enviado ao Rei do Congo, pedindo sua filha em casamento, o mesmo achou isso muito provocante e audacioso, tomou providências imediatas, determinando seu secretário para investigar quem era esse povo. Logo a seguir, o secretário dirigiu-se para as comunidades com finalidade determinada de se saber o que estava acontecendo, investigando ouviu muitos barulhos, boatos e comentários, informando o acontecimento ao Rei, este inconformado com a mensagem, determinou novamente para outra missão, e que após cumprida encontrou um grupo rebelde que se identificaram dizendo: que Somos os Pretinhos de Guiné, coroado de penas, vestido de galassete e metido em alma contra seu Rei da monarca: O emissário retornou .,imediatamente para informar o Rei, transmitindo a mensagem. O Rei novamente determinou ao seu secretário com rigor dizendo: se for gente de festa, que combate em festa, se for gente dê/guerra, que combate com guerra. Chegando o secretário no local, ficou surpreso com o manifesto dos rebeldes, declarando guerra, guerra contra o Rei da monarca, o chefe dos rebeldes representado pelo Embaixador, diz: vai dar parte para seu Rei que aqui chegou o Embaixador de guerra de mumbique e mumbaca, tque traz cartas e mucamba que manda seu rei morrer de bamba. E, bem saber que nesta data festeja o Glorioso São Benedito. O Secretário ajoelhou-se diante do Rei e disse: os campos estão tomados por teimosos mumbumbos e que precisaria de um posto maior para vence-los, o Rei convocou o seu filho Príncipe, .para ajudar na batalha, dando a chave dourada do seu peito para trazer esses fidalgos na sua presença, assim como manda a coroa, diante do pai o filho prometeu que tiraria as cabeças deles todos e seguiu junto do secretário, e chegando lá convocou o Embaixador para comparecer diante do Rei, e o Embaixador disse, obedeço o seu chamado. Chegando diante do Rei entregou uma carta, e o Rei determinou ao seu secretário a fazer a leitura, a carta dizia: "meu irmão rei do Congo, vos remeto essa mucamba, pelo mesmo embaixador mande guerra que tu prometeste sua filha princesa dona Maria Ana de Gouveia caso não casar fazerei guerra até vencer, o rei respondeu, pois embaixador por essa atrevida mucamba ficará preso no meu reinado e saberás que meu reinado é lavrado de ouro e prata.

O Secretário voltou a campo e perguntou aos rebeldes se conheciam o secretário de guerra; os rebeldes disseram: - não conhecemos, mais ele usou da força e rendeu os rebeldes desarmando todos e humilhando, levando-os a presença do Rei, onde foram obrigados a fazerem seus pedidos de desculpas.(RELATOR - NAZÁRIO FRAZÃO DE ALMEIDA).Fazem ao ritimo das cançoes e dançam por vinte e quatro horas, sem demostrarem cansaço e a felicidade de manter viva sua história, tradiçao e cultura.

Gestada no período colonial,a dança do chorado,era praticada só por mulheres que dançavam com muita sensualidade , praticavam a dança para que os senhores das senzalas e seus capitães-do-mato amenizassem os castigos impostos aos negros que fugiam ou desagradavam seus donos colonizadores brancos.

Quando os escravos fugitivos e transgressores eram aprisionados e castigados pelos Senhores, essas mulheres solicitavam o perdão dançando o Chorado. Dançavam com o sorriso no rosto, mas por dentro estavam chorando à escravidao. Com o passar do tempo a dança foi introduzida nos últimos dias da Festa de São Benedito, pela mulheres que trabalhavam na cozinha. Com coreografia bem diferente da demais danças típicas, são equilibradas garrafas na cabeça das dançarinas que cantam e dançam um tema próprio. Procuram manter a garrafa na cabeça, para mostrar que estão sóbrias, isto é, que apesar da festança ninguém está embriagado. Este passou a ser o significado atual da Dança do Chorado.

“Chorado” é o significado mais exato que essa dança poderia receber. Afinal, o gingado das negras era uma mistura de lágrimas e dor escondidas sobre o frenesi do ritmo, a evolução das ancas, o arfar dos seios e a melodia coletiva em dialetos africanos.

A noite não tinha fim. Embalados etilicamente pelo Kanjinjin, bebida afrodisíaca feita pelas mulheres que os enfeitiçavam dançando, os senhores dos escravos deixavam -se escravizar tendo somente a luz da lua por testemunha e a beleza da negra africana.

Nos dias atuais, as negras continuam encantando a plateia com sua beleza e sensualidade, porém o Chorado significa tradiçao e consciencia de um período inesquecivel e questionavél..

drica alves
Enviado por drica alves em 27/11/2009
Reeditado em 20/11/2010
Código do texto: T1947348
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