O Enigma Mulher

Visto do ângulo de observação de um homem a mulher é um imenso e inescrutável enigma, muito similar a um precipício submarino de liga profundidade.

E até mesmo quando esta observação é feita por uma outra mulher, a pesquisa não dá muita firmeza nos dados apresentados, pois cada mulher é única em seu próprio modelo de enigma, fato que a torna cada vez mais instigante (e por iso mesmo muito tentador!!!) para nós, os homens, eternamente envolvidos na hercúlea tarefa de desvendar esse mundo misterioso.

Já se gastou muito papel e tinta para se descrever a mulher. Quem leu Flaubert em "Madame Bovary", viu um tipo inesquecível de mulher, retratado na personagem Emma.

No livro de José Saramago, "A História do Cerco de Lisboa" temos uma figura também poderosa e enigmática: Maria Sara, uma executiva de editora que se apaixona por um revisor.

Para fechar o assunto temos uma grande coleção de mulheres, e seus perfis, muito bem retratadas na música por Chico Buarque de Holanda, um compositor que mergulha na alma feminina como poucos.

Dele me fica a mensagem "a Rita levou meu sorriso, no sorriso dela, meu assunto. Levou junto com ela o que me é de direito, arrancou-me do peito e tem mais...)

Sempre busco saber como a mulher vê o homem, já que ele, como homem, sempre tem a mulher como o mais importante referencial em sua vida.

Vale do Paraíba, Maio de 2008

João Bosco

Aprendiz de Poeta
Enviado por Aprendiz de Poeta em 25/11/2009
Reeditado em 06/05/2020
Código do texto: T1942863
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.