ESTÁGIO EM EJA: UMA ANÁLISE REFLEXIVA
ESTÁGIO EM EJA: UMA ANÁLISE REFLEXIVA
CARMEN HELENA SAYÃO RUBIRA
DANÚBIA GAUTÉRIO DA VEIGA
RESUMO:
Este texto pretende apresentar a proposta de estágio com suas reflexões e conclusões. Teve execução na Escola Estadual de Ensino Fundamental Marechal Emílio Luiz Mallet, localizada na Rua Amazonas, Esquina Peru, s/n°, na cidade do Rio Grande. Delineamos nossa proposta de estágio visando resgatar a auto-estima dos sujeitos, através da “Leitura do Mundo”. A mesma foi construída a partir da proposta de educação de Paulo Freire e na concepção de Letramento de Magda Soares. Nessa perspectiva, o objetivo era que os alunos adquirissem habilidades para tornarem-se Produtores Textuais de sua própria vida, bem como assumirem postura crítica aos discursos alheios, como forma de “interpretar o mundo” e “transformar a determinação em auto-determinação”. A Metodologia da Mediação Dialética (Arnoni, 2003) foi escolhida para esse projeto por ser capaz de estabelecer relações entre diferentes saberes e de propor aulas diferentes, mais atrativas.
Didaticamente, essa Metodologia que é composta por etapas, interligadas e interdependentes, as quais foram denominadas de Vida em palavras/Identidade e Cidadania/ Nossa Vez e Nossa Voz. Nesse percurso buscamos desenvolver as aulas de alfabetização sem a exigência de memorização de regras e transcrições de cópias sem significados. Em outras palavras, a compreensão de que a construção do saber não é mera decodificação, mas apropriação, pois somente assim, torna-se parte dos pensamentos e das ações individuais, que transformam o social.
1 - INTRODUÇÃO:
Uma das exigências dos cursos de Licenciaturas é o cumprimento de Estágio Supervisionado, ou seja, a prática da docência. Tal atividade também faz parte do curso de Pedagogia, no qual os estagiários utilizam as teorias recebidas durante a formação acadêmica para a construção da prática didático-pedagógica.
O presente trabalho pretende apresentar: as observações feitas sobre as estruturas de funcionamento da escola, as características da turma, as concepções e propostas para os alunos da EJA, a importância das disciplinas dos Anos Iniciais e apresentar a proposta de trabalho para o Estágio Supervisionado.
Esse foi um momento de ansiedade em que a organização das idéias do quê fazer, como fazer, para quem fazer e para quê fazer tornou-se um grande desafio, já que ao longo do curso de nossa formação, as disciplinas pareciam desarticuladas e muitas vezes, sem relevância à prática em sala de aula. No entanto, ao final do Estágio e o planejar deste texto percebemos a validade total das teorias, evidenciada durante toda a etapa supervisionada. Essas teorias não foram integralmente percebidas por nós nos três momentos (Planejamento, Aplicação e Reflexão) que constituíram a prática pedagógica, porque muitas delas estavam guardadas na memória e foram válidas sem que tivéssemos um “lançar mão” consciente. Assim, apenas agora, podemos atribuir valor a toda esta bagagem teórica, já que repensar o Estágio proporcionou uma análise da formação acadêmica como um todo.
Nesse sentido, a autonomia metodológica que desejávamos desenvolver passou por momentos de incertezas que nos levaram a pensar que a mesma não existisse. Isso porque a escola não ensina aos alunos o “aprender a aprender”, levando-os à resistência para a reflexão. Eles acham que não estão aprendendo nada, quando acostumados a métodos tradicionais e ineficientes para a apropriação da lecto-escrita.
Considerando que o desconhecimento, o não domínio da escrita significam, na maioria das vezes, a exposição do sujeito à discriminação e a diminuição do seu valor social e do seu valor enquanto pessoa humana, aliando a idéia de negação à reprodução metodológica impressa na turma em que se desenvolveu a nossa prática é que a Metodologia da Mediação Dialética foi didaticamente empregada.
Assim, esta proposta teve como base de trabalho os textos, objetivando formar não apenas leitores, mas acima de tudo cidadãos críticos, atuantes na sociedade. Vivemos numa sociedade grafocêntrica que não reconhece como sujeitos sociais os indivíduos que não tiveram acesso ao domínio das letras, concedendo-lhes uma cidadania parcial, limitada. Exemplo disso, é o direito do voto, que tiveram-no consagrado pela Constituição de 1988, mas pela metade: votam, mas não podem ser votados, o que representa uma cidadania pela metade.
Quanto à prática docente a que, igualmente fomos aprendizes, importante relatar o papel dos registros reflexivos aula a aula e ao final de cada etapa, para a construção deste texto final que traz em seu interior as nossas limitações, que serviu para a reelaboração do nosso papel de professoras na medida em que tornávamos conscientes das relações que vivíamos podendo atribuir um novo significado às experiências e às vozes que construíam novos discursos.
2 – CONCEPÇÕES - Sociedade, EJA, Educação Libertadora.
Quando escolhemos fazer nosso estágio na EJA, tivemos que investigar quem são essas pessoas, suas visões de mundo, suas expectativas.
Percebemos que a visão de mundo de uma pessoa que retorna aos estudos depois de adulta, após um tempo afastado da escola, ou mesmo daquela que inicia sua trajetória escolar nessa fase da vida, é bastante peculiar. Eles são pessoas comuns que protagonizam histórias reais e ricas por suas experiências vividas, configurando estes jovens e adultos em tipos humanos diversos.
As escolas para jovens e adultos recebem alunos e alunas com traços de vida, origens, idades, vivências profissionais, históricos escolares, ritmos de aprendizagem e estruturas de pensamentos completamente variados e não considera seus traços culturais e psicológicos.
Quando pesquisamos o perfil desses alunos e seus saberes, encontramos no Caderno EJA 1, produzido pelo Governo Federal, um conceito sobre: o saber sensível e o saber cotidiano.
O saber sensível é um saber sustentado pelos cinco sentidos, um saber que todos nós possuímos, mas que valorizamos pouco na vida moderna. É aquele saber que é pouco estimulado numa sala de aula e que muitos professores e professoras atribuem sua exploração apenas às aulas de artes. (p. 6)
O saber cotidiano possui uma concretude, origina-se da produção de soluções que foram criadas pelos seres humanos para os inúmeros desafios que enfrentam na vida e caracterizam-se como um saber aprendido e consolidado em modos de pensar originados do dia-a-dia. Esse saber, fundado no cotidiano, é uma espécie de saber das ruas, freqüentemente assentado no “senso comum” e diferente do elaborado conhecimento formal com que a escola lida. (p. 7)
Quando planejamos uma aula para o EJA, não descartamos seus saberes, o senso comum, aproximamos os conteúdos com sua vida, na sua prática. Buscamos insistentemente fazer com que nossos alunos percebessem a importância de aprender. Trouxemos-lhes textos e atividades que estavam relacionadas às coisas práticas de sua vida.
Buscamos exercitar uma educação libertadora, com alunos críticos, capazes de opinar, independente de suas limitações.
Para Freire a educação é um encontro entre interlocutores, que procuram no ato de conhecer a significação da realidade e na práxis o poder da transformação.
Não podemos esquecer que as pessoas que procuram o EJA pertencem à mesma classe social, pessoas com baixo poder aquisitivo, onde sua principal fonte de laser e informação é a televisão, onde quase sempre seus pais têm ou tiveram uma escolaridade inferior a sua.
Em PEDAGOGIA DO OPRIMIDO, Freire aponta essa realidade reconhecendo que o analfabetismo não é uma questão somente pedagógica, mas também social e política:
Quem, melhor que os oprimidos, se encontrará preparado para entender o significado terrível de uma sociedade opressora? Quem sentirá melhor que eles, os efeitos da opressão? Quem? Mais que eles para ir compreendendo a necessidade da libertação? Libertação a que não chegarão pelo acaso, mas pela práxis de sua busca; pelo conhecimento e reconhecimento da necessidade de lutar por ela. Luta que, pela finalidade que lhe deram os oprimidos, será um ato de amor, com o qual se oporão ao desamor contido na violência dos opressores, até mesmo quando esta se revista da falsa generosidade referida. (p. 31-32)
3 – PLANEJAMENTO/AVALIAÇÃO
Entendemos que o ato de planejar viabiliza antever as possibilidades de aprendizagem. Com base nisso, selecionamos as atividades e a sua exploração. Não há possibilidade de previsão de cada minuto da uma aula, mas é possível organizar recursos metodológicos, a fim de concretizar a aprendizagem.
As aulas foram sempre desenvolvidas com ação interdisciplinar, mesmo que a Etapa I paute pelas disciplinas de Português e Matemática, consideramos fosse necessário superar a fragmentação do conhecimento. Para tal mudança, buscou-se uma visão de conjunto, a fim de estabelecer coerência na articulação. Ainda é nosso pensar que a ação pedagógica através da interdisciplinaridade aponta para a construção uma escola participativa e decisiva na formação do sujeito social.
Pensamos que ligado ao ato de planejar está o avaliar, pois a “avaliação é um ato de investigar a qualidade dos resultados intermediários ou finais de uma ação, subsidiando sempre sua melhora” (LUCHESI, 2006) p.165.
4 – ORGANIZAÇÃO DO PROJETO
4.1 – METODOLOGIA E DIDÁTICA
A Metodologia da Mediação Dialética (Arnoni, 2003)
Primeira etapa: Vida em palavras
Iniciamos a prática de estágio
Tema: Liberdade de Expressão e Sentimentos
Objetivos Gerais:
A história se constrói a partir dos sujeitos e a subjetividade destes é que possibilitará a não-sujeição a um discurso determinista e castrador. Assim, uma história de possibilidades na qual todos são sujeitos e portadores de direitos deve ser escrita e perpetuada, para que o resgate da dignidade enquanto sujeito seja possível.
O tema liberdade foi constantemente explorado por Paulo Freire, como podemos perceber nos títulos escritos: Educação como prática da liberdade; Ação cultural para a liberdade; Pedagogia do oprimido; Educação libertadora; Pedagogia da autonomia. Nesse sentido, o objetivo geral nesta etapa é promover a liberdade de expressão dos educandos, através do contato com suas lembranças, para que se percebam atores na sua trajetória de formação, valendo-se dos próprios discursos.
Objetivos específicos:
• Promover a manifestação oral;
• Perceber e manifestar as subjetividades individuais;
• Estabelecer relação entre o sentido e o vivido;
• Resgatar a auto-estima;
• Reconhecer o próprio saber;
• Exercitar a leitura e a escrita;
• Ampliar vocabulário e novas formas de aprender.
5 – MOMENTOS MAIS IMPORTANTES
6 – RESULTADOS OBTIDOS
7 – RESSIGNIFICANDO O ESTÁGIO
8 – CONSIDERAÇÕES FINAIS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA ANOS INICIAIS – NOTURNO
CARMEN HELENA SAYÃO RUBIRA
DANUBIA GAUTÉRIO DA VEIGA
FOLHA DE PRESENÇA – SETEMBRO
NOME DOS ALUNOS 01 02 03 04 08 09 10 11 15 16 17 18 22 23 24 25 29 30
Adriano Garcia Neves P P P P P P F F P -- F F F -- F F F F
Angélica da Silva P P P P P F P P P -- F P P -- P P P P
Carlos André de Souza -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- --
Carlos Marcio Oliveira -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- --
Fábia R. Saraiva F F F F P P P P P -- P P P -- P P P P
Giancarlo Dutra Lemos -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- --
Francisco de Souza -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- --
Jaci de Freitas Barros P P F F P P F F P -- F P P -- P F F F
Joaquim R. Sodré F P P P F P P P F -- F F F -- F F F F
Julio Fabiano de Souza -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- --
Leda Coelho Silva -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- --
Luciano da Silva F F F F F P P F F -- F F P -- F F F F
Maicon Patrick Medina F F F F F F F F F -- F F F -- F F P P
Mericilda M. Salayron -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- --
Pâmela Guedes -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- --
Pablo Soares de Mattos -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- --
Rudimar da Silva Canez P P F P P P P P P -- P P P -- P P P P
Vagner Amorim Fontes -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- --
Vera Regina -- -- -- -- P P P P P -- F P F -- P P F P
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IDENTIDADE E ALFABETIZAÇÃO
Maria de Lurdes Valino
Geal – Grupo de Estudos e Pesquisa
sobre Alfabetização e Letramento
Unicsul – Universidade Cruzeiro do Sul
O processo de alfabetização envolve questões inerentes à especificidade da
língua escrita e também, de forma muito especial, questões relacionadas à
individualidade dos alunos: à sua identidade. Embora o processo de constituição da
identidade seja contínuo, a transformação da identidade de analfabeto para a de
alfabetizado envolve fatores múltiplos e complexos como a auto-estima do aluno e a
atuação da escola. Adultos inseridos em um processo de escolarização, tal como a
Educação de Jovens e Adultos (EJA), apresentam necessidade essencial de terem
suas identidades transformadas antes mesmo de iniciada a aquisição formal de
conhecimentos.
Ao longo da história, as várias iniciativas organizadas para a redução do
índice de analfabetismo, oscilaram na dança dos momentos políticos. O objetivo
principal da escolarização em larga escala parece ter sido sempre o de exercer
controle sobre a alfabetização, e não o de promovê-la
1
.
Até um passado recente, prevaleceu a idéia de que a escolarização deveria
assegurar desenvolvimento letrado adequado, garantindo a estabilidade social e o
avanço econômico da sociedade. Por volta de meados do século passado, a
ideologia da alfabetização sofreu significativa mudança, respaldada pelos
movimentos de educação de massa e pela conquista de uma alfabetização mais ou
menos universal. A alfabetização deixou de ser objetivo de desenvolvimento
econômico, e tornou-se direito humano básico.
A educação de adultos, fragilizada pela descontinuidade dos vários planos
de governo e pela falta de compromisso político, só nos últimos anos está sendo
compreendida como uma modalidade de ensino. Com essa valorização, espera-se
para um futuro não muito distante a superação do analfabetismo no Brasil. Um
desafio de tal porte é prioritário tanto em uma dimensão global, compatível com a
sociedade democrática e com a realidade de século XXI, quanto na dimensão
específica do sujeito.
Neste contexto, o analfabetismo pode ser compreendido sob duas
dimensões: uma objetiva, relacionada a todas as restrições ou carências que a
pessoa experimenta ao entrar em contato com o mundo letrado, e uma subjetiva,
envolvendo a “autopercepção”, que varia a partir do quando, como e em que
circunstâncias a pessoa se considera analfabeta (LETELIER, 1996; PAINI e
VALINO, 2007).
Compreender as razões que movem uma pessoa na direção de alfabetizar-
se envolve conhecer o que representa “saber” e “não saber ler e escrever” numa
sociedade letrada, como esta pessoa se considera, como se constitui a identidade
1
Sobre essa problemática, ver os estudos de COOK-GUMPERZ, 1991.
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de quem se propõe a ler e a escrever, sua auto-imagem, sua imagem social, como
concebe a conquista da cidadania e o resgate da dignidade subtraída.
O objetivo deste texto é apresentar pesquisa, realizada pela autora (2006),
que analisa a necessária transformação que deve ocorrer na identidade de jovens e
adultos em processo de alfabetização
2
.
Subsidiando o referido estudo, tomou-se como fundamental pressuposto o
de que todas as pessoas são detentoras de conhecimentos, idéia defendida por
Paulo Freire, e que seguem aprendendo ao longo de toda a vida. Por sua vez,
também o conceito de alfabetização não é estático: muda de acordo com os novos
usos da língua escrita, exigidos pela sociedade moderna (SOARES, 2003). A
conquista da alfabetização impulsiona a pessoa a alcançar níveis de letramento
cada vez mais elevados e específicos. Essa conquista provoca mudanças no lugar
social, no modo de viver na sociedade e de se inserir na cultura. A alfabetização
reestrutura a dignidade das pessoas favorecendo a construção da cidadania.
1. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE
A identidade se forma num processo contínuo que vai se estruturando e
reestruturando ao longo da vida, impulsionado pelas relações sociais estabelecidas,
as quais se tornam “modelos” que favorecem, às pessoas, a produção de uma
imagem de si mesmas, a sua identidade. A construção da identidade acontece nas
trocas afetivas estabelecidas na vida social em estruturas sociais – por exemplo, a
família – e nos mecanismos criados pela sociedade – por exemplo, a linguagem. Os
inúmeros e diferenciados modelos, vivenciados à medida que se ampliam os
círculos de relacionamentos, se apresentam, por vezes, de forma antagônica
(positivo ou negativo, valorizado ou não), e “...a imagem latente do passado mais
homogêneo exerce a sua influência reacionária em resistências específicas”
(ERIKSON, 1976, p. 58).
Como modelos antagônicos é possível pensar no alfabetizado-analfabeto, o
que suscita alguns questionamentos: Qual o modelo predominante nos alunos de
EJA? Pode ser um modelo específico ligado ao passado, à infância, o de que “filho
de pobre não precisa estudar”? O modelo “alfabetizado” pode ter sido desvalorizado
desde a infância? Até que ponto a prevalência do modelo desvalorizado, vindo lá da
infância, pode hoje estar exercendo influência, concretizando-se em mecanismos de
resistência à alfabetização?
A teoria de CIAMPA (1994) sobre o tema da identidade aproxima-se do que
é apresentado por Erikson. Para o autor, cada pessoa personifica as relações
sociais vividas, configurando uma identidade individual. A identidade, para qualquer
pessoa, se constitui dos diversos grupos dos quais participa. A sociedade se
constitui do conjunto das identidades pessoais, ao mesmo tempo em que cada um é
constituído por ela. Sendo assim, a identidade é um fenômeno social.
2
Pesquisa realizada com alunos iniciantes em uma classe de EJA.
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Uma outra visão sobre identidade relaciona-a à percepção sobre a “falta”
(MELUCCI, 2004). A experiência da falta é definida culturalmente. As necessidades
humanas, incluída a da leitura e da escrita, são construídas culturalmente. As
pessoas reconhecem suas necessidades, nascidas do pertencimento aos variados
grupos, e “sabem quem são”. A experiência da “falta” leva as pessoas,
inevitavelmente, ao questionamento sobre si mesmas, sobre a sua identidade.
A capacidade de perceber-se semelhante às outras pessoas no grupo e,
simultaneamente, permanecer o que se é, constitui a identidade de cada um. No
entanto, essa identidade necessita ser reconhecida para poder constituir-se. O
processo de diferenciar-se das outras pessoas exige o reconhecimento da diferença
por parte do outro. “Cada um deve acreditar que sua distinção será, em toda
oportunidade, reconhecida pelos outros e que existirá reciprocidade no
reconhecimento intersubjetivo” (idem, p. 45).
Todo o processo de constituição da identidade se revela uma situação
paradoxal. Cada pessoa precisa reconhecer-se semelhante aos outros (reconhecer-
se e ser reconhecida) e, ao mesmo tempo, afirmar sua singularidade. Eis o
paradoxo: a diferença supõe semelhanças e reciprocidade.
Quando as pessoas se encontram em uma situação de troca, o
distanciamento pode ser controlado, porque existe uma certa reciprocidade no
reconhecimento. De alguma forma, cada um reconhece em si aquilo que reconhece
no outro, porém existem situações em que isso se torna impossível pelas diferenças
individuais, pela diversidade de posição social e pela velocidade com que as
mudanças são exigidas. Isso aumenta a distância entre as pessoas, a reciprocidade
não ocorre, gerando uma situação de conflito. “Entramos em um conflito para afirmar
nossa identidade, negada por nosso opositor, para nos reapropriar daquilo que nos
pertence, porque estamos aptos a reconhecê-lo como nosso” (idem, p. 49).
2. IDENTIDADE DE ANALFABETO
A constituição do estado de analfabetismo começou na infância, com a
situação socioeconômica da família, o que contribuiu para que a freqüência na
escola fosse interrompida ou nunca iniciada. A esta situação de pobreza econômica
aliou-se a histórica “cultura da exclusão”, presente no sistema escolar brasileiro
(ARROYO, 1992).
O jovem e o adulto analfabeto têm sua imagem formada a partir da
identidade construída nesta situação socioeconômica: uma vida de pobreza,
trabalho intenso, e não necessidade de ler e escrever, tomando como base os
valores e princípios dos grupos dos quais fez parte e das práticas sociais exercidas
nos contextos de sua infância (OLIVEIRA, 1999). Quando em contato com um
círculo de relacionamento pertencente a uma cultura diferente (a cidade de São
Paulo, o trabalho, a EJA, dentre outros), seus papéis mudam, e sua identidade
também.
Para os participantes da pesquisa, no entanto, o conceito de analfabeto é
bastante diverso: analfabeto é quem não sabe escrever seu próprio nome. A essa
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simples conceituação costuma associar-se pelo menos outras três como um
perverso condicionante da auto-imagem: a ignorância, a pobreza e a indignidade.
Quanto à identidade, CIAMPA (1994) escreve que em cada momento a
pessoa se apresenta não como uma totalidade, mas como parte de si mesma.
Diante de outras pessoas, cada um se apresenta como uma parte de si mesmo,
através de um de seus aspectos, porém o que aparece para o outro se encarna
como totalidade: o exterior determina a identidade da pessoa. Nesse sentido, uma
vez que o traço da identidade seja o analfabetismo, a pessoa será identificada como
analfabeta. Embora o analfabeto se esforce por apresentar vários aspectos de si, ele
continuará sendo identificado, pelo outro, por seu traço de identidade, que é o
analfabetismo.
É como se, uma vez identificada, a pessoa cristalizasse: “é analfabeto” e não
“está analfabeto”. “Daí a expectativa generalizada de que alguém deve agir de
acordo com o que é (e conseqüentemente ser tratado como tal)” (CIAMPA, 1991, p.
66). Ou seja, mesmo alfabetizando-se, a pessoa acredita que deve continuar
representando o papel de analfabeta e sendo tratada como tal. A pessoa é
dominada pelo “papel de analfabeta”.
A superação desta situação torna-se possível quando o indivíduo passa a
ser sujeito da sua ação, fazendo da sua ação uma atividade finalizada, relacionando
desejos e fins, pela prática que transforma a si mesmo e ao mundo. A superação,
que o autor chama de “devir”, é a possibilidade de transformação. Ao transformar as
determinações exteriores em “autodeterminação”, a pessoa aprende a ser “outra”:
sua identidade se transforma.
Aos conceitos apresentados por Ciampa, pode-se associar o de “estigma”,
tal como apresentado por GOFFMAN (1980): um estigma surge sempre que se
reduz alguém a uma condição “diminuída”. “O termo estigma, portanto, será usado
em referência a um atributo profundamente depreciativo (...)” (idem p. 13).
Assim, o jovem e o adulto analfabetos têm seus saberes depreciados,
prevalecendo, na sociedade letrada, o atributo de pouco ou nenhum conhecimento
sobre a língua escrita, o que muito freqüentemente acaba sendo generalizado para
pouco ou nenhum conhecimento. O estigma do analfabetismo acaba se expandindo
para estigma de ignorância.
O analfabeto expressa a sua falta de conhecimento sobre a língua escrita
num determinado grupo cultural – nesse caso, uma sociedade altamente letrada –, e
a situação de troca está envolta em grande tensão, pela não-reciprocidade e pela
dificuldade em reconhecer-se e ser reconhecido. Reapropriar-se da identidade
negada – ser alfabetizado – significa viver, como adulto, o paradoxo: construir a
singularidade a partir das semelhanças. Objetivamente, para o analfabeto, significa
trilhar o caminho da EJA para assemelhar-se ao grupo de referência.
O jovem e o adulto alfabetizandos, são aqui mencionadas como sendo
sujeitos de seu próprio conhecimento e aprendizagem. Sujeitos que, ao freqüentar
um curso de alfabetização, superam a vergonha relacionada a suas identidades
reais e tornam-se sujeitos em transformação. O processo de escolarização é
reconhecido como um meio de transformação da pessoa. A escolarização contribui
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para a organização do conhecimento e mudança da autoconsciência, possibilitando
alcançar um nível superior de consciência social. Ao aprender a ler e a escrever, as
pessoas mudam não só a forma de falar, de pensar, de se comportar, mas também
os conhecimentos e a vida cotidiana. O alfabetizando se “empodera” para superar o
estigma de analfabeto, sentindo-se mais “decente”
3
.
Contudo, por mais que o conhecimento sobre a língua escrita seja desejado
pelo aluno de EJA, é preciso considerar também a possibilidade de enfrentamento
de resistência ao processo de alfabetização.
“Por que será que tantas crianças e jovens deixam de aprender a ler e
escrever? Por que é tão difícil integrar-se de modo competente nas práticas sociais
de leitura e escrita?”, pergunta-se COLELLO (2004, p. 48).
A autora desvela a situação de “dificuldade”, apontando vicissitudes do
processo de aprendizagem, das quais uma, especialmente significativa para o tema
deste texto, é a vinculação da aquisição da língua escrita a uma nova condição
cognitiva e cultural.
Paradoxalmente, a assimilação desse status (justamente aquilo que os educadores esperam
de seus alunos como evidência de “desenvolvimento” ou de emancipação do sujeito) pode se
configurar, na perspectiva do aprendiz, como motivos de resistência ao aprendizado: a
negação de um mundo que não é o seu; o temor de perder suas raízes (sua história e
referencial); o medo de abalar a primazia até então concedida à oralidade (sua mais típica
forma de expressão), o receio de trair seus pares com o ingresso no mundo letrado e a
insegurança na conquista da nova identidade (como “aluno bem-sucedido” ou como “sujeito
alfabetizado” em uma cultura grafocêntrica altamente competitiva). (idem, p. 49-50)
O aluno de EJA pode vivenciar dois sentimentos antagônicos: “eu quero me
alfabetizar”, mas “eu não devo me alfabetizar”. Se a EJA não considerar o temor dos
alunos ante a possibilidade da sua descaracterização social, o processo de ensino-
aprendizagem pode resultar em fracasso.
3. IDENTIDADE DE ALFABETIZADO
Para passar do estado de analfabetismo para o de alfabetismo, a pessoa
precisa transformar a sua condição, incorporando a linguagem escrita em sua vida.
A situação de alfabetizado não lhe chega por acréscimo de conhecimento sobre as
letras, mas pela transformação interna do estado inicial, ou seja, pela transformação
da identidade de analfabeta para a identidade de alfabetizada (RIBEIRO, 1999).
Por este ângulo, o processo de alfabetização de jovens e adultos apresenta-
se como um duplo desafio, seja pelo acesso historicamente obstado, seja pela
possibilidade socialmente negada de transformação na sua identidade.
A trajetória da transformação da identidade do alfabetizando pode ser
compreendida através da vivência de cinco momentos: a percepção da “falta” da
leitura e da escrita; a busca da correção do “defeito” de ser analfabeto; a vivência do
papel de estudante; escrever o próprio nome e a superação de limites, ou seja,
3
Ver pesquisa realizada por FERREIRO, 1983.
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enfrentar as dificuldades relativas à aprendizagem da leitura e da escrita e ao
processo de se constituir como leitor e escritor no contexto da sociedade letrada.
A transformação das identidades começa com a percepção de uma “falta” e
configura-se mais cedo do que se pode supor. A análise das entrevistas revelou que
houve percepção de falta traduzindo necessidades do mundo externo, como o
desejo de participação social através da utilização ampla da língua escrita em
variados eventos de letramento, satisfazendo exigências próprias da vida urbana, da
vida escolar e do mundo do trabalho, para comunicar-se de forma ampla e
autônoma. Outras necessidades foram geradas no mundo interno, como a
realização de projetos futuros (ser valorizado como alfabetizado), a superação de
carências e a satisfação pessoal; ser reconhecido e reconhecer-se como
alfabetizado; ter voz; ter dignidade e desidentificar-se do estigma de analfabeto.
Nos depoimentos evidenciou-se a história da não-alfabetização, muito mais
do que a confirmação do analfabetismo. Apresentaram múltiplos acontecimentos
pessoais, sociais, econômicos e políticos que, de alguma forma, cercearam as
possibilidades de alfabetização. A necessidade de conhecimentos sobre a língua
escrita é diferente entre diferentes pessoas e contextos. Enquanto os alfabetizandos
estavam inseridos nas suas comunidades de origem, eminentemente do meio rural,
a falta da língua escrita parecia ter uma configuração muito diferente daquela mais
recentemente percebida no meio urbano
4
. Neste sentido, os significados atribuídos
ao estado de analfabetismo apresentaram, por um lado, uma homogeneidade
valorativa; por outro, confirmou tratar-se de um processo vivido no âmbito cultural.
Tomando como base o princípio do homem como indivíduo sócio-histórico, é
possível defender a idéia de que ninguém é analfabeto como fato inexorável: a
pessoa está analfabeta até o momento em que, utilizando seu potencial para
construir conhecimentos ao longo de toda a vida, construa também o da
alfabetização. O momento de empreender esforços para saber ler e escrever é
próprio para cada pessoa, e assim se manifestou.
Os entrevistados mostraram o que, para eles, significa estar analfabeto. Em
seus depoimentos, percebeu-se a consciência de serem estigmatizados. Eles se
atribuíram muitas características negativas, dentre elas a de serem “ignorantes” e
“cegos”
5
. Compreenderam-se como sendo um “nada”: suas identidades não
apresentavam reciprocidade nem singularidade social. A sociedade que os
estigmatiza é alfabetizada e com necessidades muito diferentes daquelas sentidas
pelos analfabetos. Não havendo reciprocidade na falta, a identidade introjetada foi a
de analfabeto.
Através das considerações apresentadas sobre o estado de analfabetismo,
pesquisou-se a auto-imagem vivenciada pelos alunos e as possíveis mudanças em
função da escolaridade e do maior acesso ao mundo letrado. Pôde-se perceber,
inicialmente, que a auto-imagem era negativa, havendo nos alunos firme intenção de
se afastarem do indesejado estigma de analfabeto. Para eles, parecia mais
4
Ver pesquisa realizada por OLIVEIRA, 1999.
5
Ver pesquisa realizada por MARANHÃO, 1994.
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suportável considerarem-se como “pouco” leitores e escritores do que assumir a sua
incompetência nesse campo do conhecimento.
A imagem social também apresentou características negativas. Ser
analfabeto aos olhos do outro gerou sentimento de vergonha, favorecendo o
desenvolvimento de atitude de esquiva e distanciamento: os alunos evitaram
comentar seu estado de analfabetismo com outras pessoas e distanciaram-se dos
interlocutores numa clara atitude de buscar suporte emocional para a situação.
Analfabetismo e alfabetização representam, respectivamente, uma
identidade e a sua transformação. A percepção da falta da leitura e da escrita em
São Paulo pode assumir a característica de um “defeito”, como escreve GOFFMAN
(1980), que precisa ser “corrigido”. A “correção” começou com a procura por uma
escola. A seguir, iniciou-se o processo de alfabetização-transformação, muitas vezes
mais complexo do que a própria aprendizagem da leitura e da escrita ou a sua
incorporação nas práticas sociais.
À percepção da existência do “defeito” (falta da alfabetização), o jovem ou
adulto pouco escolarizado buscou a correção, que exigiu, objetivamente, a matrícula
em curso de EJA. Uma operação simples que, no entanto, torna-se complexa para
quem não sabe ler, porque depende de cooperação, apoio e informação de
terceiros.
No caminho percorrido pelo analfabeto até a formalização da matrícula,
algumas barreiras têm que ser vencidas. A primeira delas é a que concebe a
alfabetização como “coisa para criança”. A segunda barreira supera os sentimentos
de vergonha e dúvida por se tratar de curso para adultos. A vergonha refere-se tanto
ao desconhecimento sobre a língua escrita quanto ao desafio de freqüentar a escola
com mais idade. A tarefa de aprender a ler e a escrever assume, para esse adulto
alfabetizando, teores de grande dificuldade: ele tem dúvidas sobre a sua
possibilidade de aprender, em função da crença de que analfabeto não aprende ou
de que a idade o impede, bem como do medo de enfrentar o novo e o desconhecido.
Os alfabetizandos justificam-se, atribuindo-se limites físicos e mentais, como
cansaço, memória fraca, dificuldade para enxergar...
Vencida a barreira da vergonha, encontrou-se o analfabeto retornando à
escola, ou freqüentando-a pela primeira vez.
Logo no início do ano letivo, manifesta-se uma mudança na auto-imagem: a
matrícula na escola institucionalizou a incorporação do papel de aluno. Com este
novo papel, o alfabetizando relativiza o antigo modelo de analfabeto pela introjeção
do de “estudante”. A auto-imagem transforma-se, incorporando outros simbolismos,
como ser “inteligente” e “útil”. O conceito de “ignorante” cede lugar ao de pessoa que
“está aprendendo”. Mudam as atitudes, o modo de falar e de se expressar. Estar
estudando permite a correção do defeito, da vergonha de si mesmo.
No decorrer do primeiro semestre letivo, a auto-imagem mudou totalmente:
os alunos deixaram de se considerar analfabetos. A mudança do olhar sobre si
mesmos é atribuída também à qualidade dos relacionamentos estabelecidos e aos
progressos alcançados, muito embora estes ainda não representem autonomia de
leitura e escrita.
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Freqüentar um curso de EJA gera altas expectativas, como a de se tornar
uma “pessoa melhor”, pela possibilidade de se livrar do estigma, e a de aprimorar o
desempenho profissional, conquistando um trabalho mais qualificado e valorizado.
O ingresso na escola favorece o desenvolvimento da sociabilidade, pois a
escola, mais do que ler e escrever, “ensina” a conviver. Os depoimentos
demonstram, ainda, que a freqüência escolar interfere positivamente na rotina de
vida e na realidade social.
Freqüentar a escola, e a conseqüente ampliação do acesso ao mundo
letrado, traz importantes modificações imediatas, como o aumento da segurança, da
independência e maior autonomia na realização de atividades cotidianas que exigem
conhecimento sobre a língua escrita. Tudo isso, justamente pela sua utilidade
prática, ajuda o aluno a encobrir seu estado de analfabetismo.
No que diz respeito ao progresso cognitivo, a escrita do próprio nome
representa uma conquista particularmente significativa, porque simboliza a
passagem para o estado do não-analfabetismo. Em conseqüência disso, há uma
identificação com um grupo maior – o das pessoas que sabem assinar o nome, e
que podem ser reconhecidas publicamente como alfabetizadas. Dessa forma, a
reciprocidade com a sociedade letrada aumenta.
Escrever o próprio nome eleva a auto-estima, pois, além do significado que
o gesto encerra, o aluno se percebe aceito socialmente, ou seja, sua imagem social
se altera, torna-se mais valorizada. Embora a escrita do nome seja a primeira de
uma série de conquistas, o que fica evidente é o significado psicológico dessa
aprendizagem
6
.
A aprendizagem da leitura e da escrita corresponde, mais intensamente, a
desejos advindos do mundo interno. Através da alfabetização, os alunos esperam
valorização social e, como decorrência, o reconhecimento público da capacidade de
ler e escrever. Ser reconhecido pelo grupo implica poder reconhecer-se também,
superando carências, suprindo faltas e se desidentificando do estigma de
analfabeto.
A aprendizagem da língua escrita insere o usuário num rol de participação
em atos de letramento que pressupõem ampliação do campo cultural. Alfabetizar-se
é importante, mas não basta. Faz-se necessário que a continuidade desse processo
garanta cada vez mais a participação na sociedade letrada e, mais que isso,
estimule a efetiva inserção social, ampliando os atos de cidadania. A alfabetização
sozinha não muda as condições de vida, o que favorece a mudança é o
envolvimento nos movimentos e práticas sociais, e isto vem com a visão crítica
sobre suas possibilidades (FREIRE, 2001).
O primeiro passo para a superação de limites é a transformação da
subalternidade. Aprender “só um pouco”, para não se confrontar com a expectativa
do lugar social, não resolve. É impossível quantificar o conhecimento sobre a língua
escrita. Faz-se necessário superar todo um quadro de baixa-estima, de sentimento
de ser velho ou incapaz, de resignação a um estado, de medo de que a mudança
6
Sobre este aspecto, ver MARANHÃO (1994) e OLIVEIRA (1992, 1999).
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leve à identificação com um grupo cultural que não lhe diz respeito perdendo, assim,
o reconhecimento da singularidade. O que prevalece é uma aprendizagem que tem
efeitos para além de “si mesmo”.
Reconhecer-se e ser reconhecido como alfabetizado dá à pessoa a
possibilidade de superar o estigma do analfabetismo, superação que está sujeita às
modificações no conceito de ser alfabetizado. A expectativa de alfabetização muda
conforme modifica a necessidade social de uso da língua escrita. Neste sentido, a
alfabetização é um processo que acontece ao longo da vida, exigindo das pessoas
inserção em variadas redes de comunicação, em um verdadeiro processo de
aprendizagem continuada e cada vez mais exigente.
O processo de transformação da identidade é absolutamente individual,
começando na percepção da falta da alfabetização e no empreendimento em prol
desta conquista, significando enfrentar, intensamente, os sentimentos de vergonha e
estigma. É necessário engajar-se num curso de EJA para ter maior acesso ao
mundo letrado e reescrever, sob nova ótica, sua antiga história de fracasso escolar.
No seu processo, cada pessoa, ao se transformar, avalia seu próprio percurso,
supera estigmas, compreende as dificuldades e incorpora novas motivações.
O aluno de EJA, no atual contexto, é compreendido como um ser histórico,
cultural, criativo, capaz de construir conhecimentos e participante da diversidade
constituinte da vida e que, tal como os sujeitos alfabetizados, atua sobre e
ressignifica a realidade. Ler e escrever são direitos da pessoa humana, não lhe
podem ser negados, mas também não lhe podem ser obrigatórios. Alfabetizar-se
significa redimensionar-se enquanto ser, participando, livremente, de uma cultura
que historicamente tem sido dificultada a uma parcela da população. Nesse sentido,
a alfabetização nunca poderia se legitimar como justificativa para a substituição da
própria cultura, em um processo de negação das raízes socioculturais do aluno. Em
função disso, faz-se necessário que a ação didática no período de alfabetização, e
também no pós-alfabetização, traga para o centro da sala de aula a discussão sobre
o significado de ser ou não alfabetizado.
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Janeiro: Zahar, 1980.
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Paulo: RAAAB, ano 1, n. 1, p. 7-15, out., 1994.
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jan./abr.,1992.
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letrado. Anais do VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, São
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RIBEIRO, V. M. Alfabetismo e atitudes: pesquisa com jovens e adultos. Campinas:
Papirus, 1999.
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reflexões a partir do INAF 2001. São Paulo: Global, 2003, p. 89-113.
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Dissertação (Mestrado). São Paulo: Faculdade de Educação - USP, 2006.
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LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem escolar: estudos e proposições 18ª Ed. – São Paulo: Cortez, 2006.
2 – RECONHECENDO A GRADUAÇÃO
A preparação para o Estágio Supervisionado, mal sabíamos nós, delineava-se desde o início do curso de graduação. Hoje, cientes disto, revisitaremos a Grade Curricular do curso de Pedagogia Anos Iniciais, a fim de verificar o processo formativo para o exercício da docência. Dessa maneira, refletir a formação acadêmica é reconhecer a dicotomia entre os saberes racionais e os saberes emocionais. Evocamos Pimenta (2005, p.26) afirma que o saber docente não é formado apenas da prática, sendo também nutrido pelas teorias da educação. Dessa maneira, concebemos a teoria em nossa formação como fundamental para o exercício do magistério. Além disso, prática docente em situação de estágio é alguma coisa como estar diante de si e, ao mesmo tempo, diante de muitos. Isso porque, nos constituímos a partir de exemplos e pensamentos dantes elaborados e experienciados por nossos Mestres.
2.1 – ALGUMAS DISCIPLINAS
O subsídio do pensamento moriniano para a educação voltada a uma
epistemologia da complexidade está na relação entre teoria e prática, na idéia de que “tudo se
liga a tudo,” sendo no “aprender a aprender,” que o educador transforma a sua ação numa
prática pedagógica transformadora, surgindo então, novas possibilidades de uma práxis.
Segundo os princípios da teoria sócio-histórica, essas possibilidades tendem a
romper com os limites impostos pela dicotomia de tradição empirista que separa
externo/interno, social/individual, objetividade/subjetividade, teoria/prática. Essa abordagem
teórica propõe uma alternativa metodológica de pesquisa aos processos de construção do
professor no seu devir (IBIAPINA, FERREIRA, 2003).
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teórica e prática? 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
ARNONI, M. E. B. Metodologia da Mediação dialética e o ensino de conceitos científicos. In: XII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2004, PUCPR, Curitiba. CD-ROM ISBN: 85 7292-125-7.