LETRAMENTO, REPENSANDO O ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA
Após a análise do tema, podemos perceber que o repensar do Ensino da Língua Escrita é de fundamental importância para o funcionamento de uma nação mais culta, igualitária e crítica. Alfabetização e Letramento são dois fatores que fazem parte de uma obtenção importantíssima para o ser humano. A Alfabetização inicia nas séries iniciais e após isso nós educadores temos que mostrar aos nossos alunos o poder que a leitura e a escrita tem. Formar um alfabetizado e letrado é tornar um cidadão capaz de ler, escrever e interpretar todos os textos de diferentes gêneros e saber identificá-los. A sociedade deve ter percepção que só poderá se tornar um letrado aquele que obtiver o vício da leitura, pois através dela, podemos nos pronunciar e escrever melhor.
Através desses fatores, que nossos educadores devem observar e mudar as concepções de educação em sala de aula temos, que mostrar um mundo diferente que a leitura pode proporcionar, um mundo de viagens, fantasias e realidades vividas em muitas obras, nossos alunos tem que escolher o que ler e não o professor impor um texto que na concepção dele é o essencial para o educando.
O educador deve ser um mediador de conhecimento e um dos fatores essências é a troca de conhecimento.
Temos que respeitar e mostrar interesse por todas as atividades, produções e criações que nossos alunos fizerem não se esquecendo que são seres que pensam, agem e fazem.
A libertação humana se consiste em ser um bom leitor.