BEATIFICAÇÃO DO PADRE DONIZETTI

 
Transcorreu em Tambaú, estado de São Paulo, no dia 16 de maio a missa de encerramento da fase diocesana do Processo de Beatificação do Servo de Deus PADRE DONIZETTI TAVARES DE LIMA.
 
Às dezessete horas iniciou-se o cortejo com os restos mortais do saudoso vigário que percorreu a cidade onde ele viveu por 35 anos até a sua morte.
 
Após o cortejo que foi acompanhado por inúmeros carros, Dom David Dias Pimentel, Bispo da Diocese de São João da Boa Vista-SP-, celebrou a Missa para uma multidão de fiéis, que veio em grande número a Tambaú prestigiar este momento histórico para essa Diocese, a qual se prepara para celebrar no próximo ano o Jubileu de Outro de sua instalação.
 
Foi um momento de fé que emocionou a todos, até mesmo o Postulador da causa de Beatificação (Frei Paolo Lombardo, OFM), que assim se expressou:- “parece até uma canonização!”, tamanha a beleza e a grandiosidade do evento.
 
Terminada celebração eucarística que contou com a presença de Dom Diógenes Silva Matthes, Bispo Emérito de Franca, grande número de sacerdotes, diáconos, religiosos e diversas autoridades do cenário político do país, foi instalado o Tribunal Eclesiástico para o ato jurídico de encerramento do processo sob a presidência de Dom David Dias Pimentel e demais membros da comissão para instrução do processo composto por: Frei Paolo Lombardo, OFM (Postulador da Causa), Padre Anderson Godoi de Oliveira, mps, (Vice-Postulador da Causa), Pe. Celso Abreu de Jesus (Juiz Delegado), Mons. Augusto Alves Ferreira (Promotor de Justiça) e Dra. Ana Lúcia Ferreira Frigini (Notória Atuária).
 
Findo o ato jurídico de encerramento da fase diocesana do Processo de Beatificação, os restos mortais de PADRE DONIZETTI foram expostos em uma urna de acrílico para visitação, formou-se então, uma fila quilométrica de pessoas que fizeram questão de tocar nas relíquias do sacerdote.
 
Encerrada a visitação, os restos mortais do PADRE DONIZETTI TAVARES DE LIMA foram sepultados no mausoléu erguido no Santuário Nossa Senhora Aparecida onde permanecerão definitivamente.
 
Depois de dezessete anos, finalmente o processo será encaminhado para a Congregação da Causa dos Santos em Roma.
 
Vamos continuar rezando para que em breve a Igreja reconheça oficialmente a santidade do PADRE DONIZETE e ele alcance a tão merecida honra dos altares!
 
(Fonte: Leonardo Teixeira Spiga Real- Tambaú, 17 de maio de 2009- Transcrito busca Via Internet- Google)  
 
 
ENTENDA O PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO E CANONIZAÇÃO DO PADRE DONIZETTE TAVARES DE LIMA
 
CONCLUÍDO O PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO E CANONIZAÇÃO DO PADRE DONIZETTI – O SANTO ILUMINADO DE TAMBAÚ-
 
Dia 16 de maio- Sábado- Ocorreu à missa comemorativa do encerramento da etapa diocesana do processo de Beatificação do PADRE DONIZETTI TAVARES DE LIMA, de Tambaú-SP-, que agora, será enviado ao Vaticano, em Roma –Itália-
 
O PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO DO PADRE DONIZETTI
 
Foram 17 anos de pesquisas e trabalhos, encerrando-se , agora, a etapa diocesana da Beatificação, iniciada dia 21 de fevereiro de 1992.
 
POR QUE BEATIFICAÇÃO?
 
É atribuição do PAPO BENTO XVI, agora, diante do processo encerrado, decretar a Beatificação do PADRE DONIZETTTI, Servo de Deus, comprovadas as virtudes cristãs em grau heróico, permitindo o culto público com certas limitações, por exemplo, em uma diocese eclesiástica, ou em uma ordem religiosa, até que declarado, O SANTO DONIZETTI. A “Canonização” É A SENTENÇA DEFINITIVA DO PAPA, enquanto a beatificação é uma sentença não definitiva, que visa a Canonização.
 
E A CANONIZAÇÃO?
 
Qual católico, sem distinção de raça ou condição social, que tenha falecido com feitos religiosos extraordinários no sentido teológico cristão, pode ser proposto a Santo, desde que possua os seguintes requisitos: 1-FAMA DE SANTIDADE; 2- QUE TENHA EXERCIDA AS VIRTUDES CRISTÃS EM GRAU HERÓICO; 3- INEXISTÊNCIA DE OBSTÁCULOS INSUPERÁVEIS CONTRA A CONONIZAÇÃO.
 
O PAPA BENEDITO XIV definiu a SANTIDADE, na qual o PADRE DONIZETTI se enquadra perfeitamente: “É a opinião geral, manifestada publicamente, de maneira espontânea pela maior parte do povo, sobre martírio ou sobre a vida virtuosa e milagres realizados pelo Servo de Deus, que induzem ao povo venerá-lo e pedir sua interseção”.
 
Agora, concluído o processo, com base em rigorosa investigação, será conferido ao PADRE DONIZETTI o título de BEATO e, depois, o de SANTO, porque ele satisfaz as exigências também do Exercício das Virtudes Heróicas.
 
No presente, comprovou-se o exercício heróico das virtudes teologais- Fé, Esperança e Caridade – e as Cardeais- Prudência, Justiça, Fortaleza e Temperança. Em se tratando de religioso, um padre, cumpre, também, o exercício dos três Conselhos Evangélicos exigidos. –Pobreza, Castidade e Obediência. Tudo isso foi analisado em consulta às testemunhas, ao povo, aos religiosos, com muito rigor e trabalho.
 


ARTIGO
FONTE:PESQUISA VIA INTERNET
Prof.Roangas- Rodolfo Antonio de Gaspari-

 
 
 
roangas
Enviado por roangas em 15/11/2009
Reeditado em 18/11/2009
Código do texto: T1924955
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.