O PLANETA PEDE SOCORRO

Nos dias atuais estamos vivendo uma grande revolução, muitas coisas que antes não aconteciam começaram a acontecer. Situações como alagamentos, tufões, terremotos, dentre outras catástrofes que vêem acontecendo em todo o mundo ultimamente estão colocando todos nós em alerta.

Muitas pessoas se perguntam o que esta acontecendo com o nosso sistema, com o nosso mundo. A verdade é que nem os que estão colocados para explicar estes fatos estão conseguindo na verdade definir tudo isso. É claro que nós “Seres Humanos” somos um dos maiores responsáveis por toda esta mudança eco-natural que esta revirando, ou colocando tudo o que conhecemos de “pernas para o ar”. Recentemente uma noticia que veio á tona através de uma rede nacional de TV mostrou o que esta acontecendo em diversas partes do mundo o que vem acontecendo durante os anos com o aumento excessivo da temperatura planetária. Geleiras gigantescas que levaram milhares de anos para se formar, estão desaparecendo a cada dia. Montanhas que há poucos anos atrás eram cobertas por gelo, hoje já estão completamente “nuas”. O que antes era gelo, agora é apenas rocha.

Fatos como estes têm chamado à atenção de todos nós. Só que ainda temos um pensamento errado, ou seja, estamos tentando “tapar o sol com a peneira” conforme diz o ditado. Muitos projetos são elaborados com o objetivo de amenizar um pouco os efeitos do crescimento da população que a cada ano cresce mais e mais. Só que muitos destes projetos deixam de funcionar, muitas vezes por falta do próprio descaso da população. Às vezes é mais fácil cobrar do que executar; quantas campanhas foram elaboradas para conscientizar as pessoas a não jogar lixo nas ruas, óleo de cozinha na rede de esgoto dentre outras mil que existe. Mesmo assim milhares de pessoas não dão credito a isso. Infelizmente as conseqüências na maioria das vezes são catastróficas; que poderiam ser evitadas se nós deixássemos de pensar: “isso nunca vai acontecer comigo”.

A natureza tem sentido muito os reflexos da nossa irresponsabilidade. Rios que antes eram férteis, hoje estão praticamente mortos. A poluição tem tomado conta, apesar dos esforços incessantes das autoridades em despoluir os afluentes. Muitas espécies de peixes foram extintas no decorrer dos anos, na maioria dos casos provocadas pela pesca predatória, ou seja, pela pesca indevida. Fatores como estes também estão relacionados com tudo o que esta acontecendo no mundo, porque quando uma determinada espécie deixa de existir toda uma cadeia alimentar é afetada, e com isso há um desequilíbrio no ecossistema; pode ser do mais simples ao mais complexo desequilíbrio. Quando isso acontece todo mundo sai no prejuízo.

Nós ainda podemos reverter este quadro, mas para isso todos nós devemos fazer a nossa parte. Não adianta apenas cobrar, temos de fazer o que nos cabe ser feito; a união faz a força e a força é para salvar o mundo em que vivemos. O planeta esta dando avisos de que em breve entrara em um colapso irreversível, penso que talvez se isso chegar a acontecer tudo o que hoje conhecemos sumira de nossas vista de tal forma que nem a história será capaz de se lembrar.

Enfim, vamos abraçar esta causa; cada um fazendo o que pode para contribuir. Não custa nada fazer o que é certo.

(Este artigo foi escrito por Lucas de Oliveira Reis; Uberlândia, 13 de novembro de 2009).