O LÍDER TIMÓTEO - ( X )

PALAVRAS DE VIDA

Pr. Serafim Isidoro.

LIDERANÇA CRISTÃ

( X ) - O LÍDER TIMÓTEO

Duas cartas, num total de dez capítulos e cento e noventa e seis versículos, foram escritas pelo apóstolo Paulo ao seu chamado genuino filho na fé - gnêsiô teknôn en pistei - Timóteo. É a solicitude de um líder, e o maior deles, com respeito à administração daquele então rapaz que ficara encarregado de uma das principais Igrejas da Nova Aliança: Éfeso. Paulo denomina-o Evangelista – IITm.4.5 - e relembra ao seu amado filho, que foi chamado mediante precedente profecia - I Tm. 1.18 - e que recebeu o dom mediante a imposição das mãos de Paulo e do Presbitério. Por isto, deve corresponder à fidelidade.

Na primeira carta, após declarações doutrinárias e teológicas, passa o apóstolo, no capítulo três, a mencionar as exigências morais, espirituais e ministeriais para o episcopado – episkopês – bispado. Observa-se ali que o Bispo, além de Presbítero, idoso, necessita ter algum tempo de fé não sendo, portanto, novo convertido. No capítulo quarto, escreve sobre as exigências ao diaconato, estabelecendo que estes sejam primeiro provados – dokmazesthôsan – para depois serem empossados, ou “separados”.

No capítulo cinco, começa o apóstolo a tratar do assunto de consagrações ao ministério que Timoteo deve presidir. Observe-se que o Evangelista Timóteo faria tais consagrações. No versículo primeiro daquele capítulo, Paulo admoesta-o a ter respeito pelo idoso – presbítero. Não está se referindo ao cargo Presbítero, Bispo, Vigia; e sim ao homem avançado em idade. O uso do termo presbítero se dualiza em significado, alternando-se conforme sua aplicação na frase. Um presbítero, idoso, pode ou não ser um Bispo – episkopos –Vigia. A consagração deste, assim como, também, a separação do Diácono, seria feita por Timóteo, Evangelista.

Em 4.6, Paulo diz que: “Expondo estas coisas aos irmãos, serás bom diakonos – servidor – de Cristo Jesus”. As diversas versões da Nova Aliança traduziram: “serás bom Ministro”. Tal tradução dá uma conotação de importância ao cargo, o que de fato o texto não diz. Servidor, qualquer pessoa pode ser. Ministro indica um cargo elevado, de governo. É bem aceita tal versão – Ministro - porque acena ao orgulho do líder moderno. Voltando ao texto em apreço, observa-se que Timóteo é Evangelista “servidor” – diáconos.

Parece-nos confusa a hierarquia, já que os padrões que adotamos nem sempre correspondem às atuações dos dias apostólicos. Citamos como exemplo o fato da proibição feita por Paulo na primeira carta aos coríntios, no capítulo catorze, a que: “Seja feito tudo para edificação. No caso de alguém falar em outra língua, que não sejam mais do que quando muito dois ou três, e isto sucessivamente, e haja quem interprete. Mas não havendo interpréte, fique calado na Igreja falando consigo mesmo e com Deus”. –I Co.14.26-29.

O vozerio (adoração em altas vozes) nas reuniões, impedem a atuação dos demais oito dons espirituais, limitando-se assim a manifestação ordenada do Espírito de Deus em que se faça tudo com descência e ordem. Ciência, sabedoria, discernimento de espíritos; interpretação de línguas, profecia; fé, dons de curar e operação de milagres, são dádivas do Espírito de Deus à Igreja, mas que não mais têm lugar nas reuniões dos nossos dias.

Resumiu-se o culto pentecostal a apenas um dom: o de línguas. Paulo escreveu dois capítulos da primeira carta aos coríntios para definir e regulamentar o uso dos dons espirituais. - Capitulos doze e catorze. Parecem ser os menos lidos e em nada praticados. As variadas formas do batismo, nas diversas denominações, também variam, sem questionamento se escriturísticas ou não, assim como a celebração da Ceia do Senhor sem vinho e sem o pão asmo. Usam-se suco de uva e pão de forma.

E onde o ministério – serviço – de Profeta? Quem se diz tal? - Fui surpreendido quando ouvi uma destas modernas "profetas" (sempre mulheres) chilreando entre dentes: "shiss... shiss..shiss..." andando pela reunião arrastando pela mão Pastores que, por certo, não sabem de que Espírito são, ou qual autoridade receberam na chamada divina. Alguns foram colocados no cargo apenas por questões de interesses humanos, políticos quanto a administração. O Senhor deu homens a Igreja. Estes são por Ele chamados, eleitos e consagrados. São a autoridade divina.

Evolução?...

Um homem decidiu edificar uma torre. Não calculou, entretanto, a quantidade dos tijolos que gastaria...

Evolução?...

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O Pr., Th. D., Honoris Teologia, D.D., Serafim Isidoro, oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê: serafimprdr@ig.com.br