LIDERANÇA CRISTÃ - Presbitério - ( VIII )

PALAVRAS DE VIDA

Pr. Serafim Isidoro.

LIDERANÇA CRISTÃ

(VIII – PRESBITÉRIO)

Seguindo a um modelo da antiga tradição do povo Israel, a liderança cristã estabeleceu a administração da Igreja centralizada na pessoa do Ancião, Presbítero, Velho, Idoso. São sinónimos daquele personagem que regeria a mais importante organização, ou organismo - para usarmos uma figura paulina quanto ao termo que ele, Paulo apóstolo, usa para definir a Igreja. Para Paulo, a Igreja, entre outras metáforas, é “o corpo” de Cristo. Nós outros somos os membros desse corpo. A cabeça é Jesus. Os demais membros são estabelecidos segundo uma determinada hierarquia: “A uns estabeleceu Deus na Igreja primeiramente apóstolos; em segundo lugar profetas; em terceiro lugar mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedade de línguas” – I Co. 12.28.

Situando-se como “governos”, os Presbíteros, Anciãos, presidem e vigiam – episkopos, Bispo - a doutrina e os costumes da Igreja, organismo vivo, agência de Deus na terra. Em Israel e nas nações arabes e orientais, o idoso é alvo de respeito e sinónimo de sabedoria, bom senso e equilíbrio. Paulo usa as expressões: “E pôs Deus na Igreja”. A instituição deste governo, desta administração, desta liderança, é divina. Paulo é apenas o veículo de Deus para trazer a revelação de tal liderança.

Abrimos aqui um parentesis para observar que, apesar de uma época extremamente longínqua, nos primórdios do cristianismo, a Igreja já era dotada de uma liderança eclesiástica organizada e crescia de maneira ordenada, embora constituída de pequeno número de fiéis em relação aos nossos dias atuais. Um crescimento sustentável, diríamos.

Presbítero, palavra grega, define uma classe etária, porém escriturísticamente, define um cargo estabelecido tanto em Israel como na Igreja. Na Velha Aliança, um grupo de Anciãos (velhos) compunha o Conselho deliberativo no governo político e religioso da nação. Tal figura de liderança se extendeu à Igreja: “ De Mileto, mandou à Éfeso chamar os Presbíteros (velhos) oficiais da Igreja” – At. 20.17. Observe-se que não é dito que fossem Pastores, tais líderes. Eram os Anciãos, os Velhos, os Bispos, os Idosos. Os responsáveis pelo “rebanho” de Deus.

Entretanto, Paulo os admosta a “pastorearem o rebanho de Deus” o que liga o presbiterato –episkopês - ao cargo ou oficio de Pastor. – At. 20.28 - Na prática dos nossos dias, o Presbitero oficia os mesmos atos liturgicos que faz o pastorado, e vice-versa.

No livro Atos dos Apóstolos, capítulo quinze lemos: “Alguns indíduos que desceram da Judeia ensinavam aos irmãos: Se não vos circuncidardes segundo o costume de Moisés não podeis ser salvos. Tendo havido da parte de Paulo e Barnabé, contenda e não pequena discussão com eles, resolveram que estes dois e alguns outros dentre eles subissem a Jerusalém, aos apóstolos e presbíteros, com respeito a esta questão”... – A hierarquia da Igreja aqui se torna evidente. Deus colocou na Igreja, primeiramente Apóstolos, enviados; depois Presbíteros; depois os demais cargos e ofícios.

Definem-se os dons – dôra / charisma – como sendo: a) Dons espirituais - nove - I Co. 12. b) Dons Ministeriais – cinco – Ef. 4.11. c) Dons de Serviço – seis – Rm. 12.6-8. d) Dom Administrativo – um – I Co. 12.28, kibernêseis – Liderança.

Entendemos que conforme o cargo e a atuação do líder, Deus lhe confere os dons necessários, uma dotação espiritual de poder e autoridade para o desenvolvimento do seu serviço.

Quanto ao título Pastor – poimên – é usado em referência ao Senhor, Jesus – I Pd. 3.25 – aludindo-se-Lhe ali também o oficio de Bispo – episkopos – Vigia. O termo Pastor é simbólico de uma liderança apascentativa e de proteção ao rebanho que, no caso, constitui a Igreja de Deus. “E Ele mesmo deu – edôken - uns para apóstolos outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres”. Discutida a dúvida se pastores são ao mesmo tempo mestres, observa-se que o texto grego diz: “poimenas kai didaskalous”- É usada a conjunção kai – e. Não está dito: “pastores mestres”, mas sim: Pastores e Mestres. (continua)

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O Pr., Th. D., Honoris Teologia, D.D., Serafim Isidoro, oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê: serafimprdr@ig.com.br