LIDERANÇA CRISTÃ - ( IV ) - Nova Concepção

PALAVRAS DE VIDA

Pr. Serafim Isidoro.

LIDERANÇA CRISTÃ

(IV – NOVA CONCEPÇÃO – Evolução)

O cristianismo trouxe ao mundo uma nova concepção e uma nova forma de vida. O que a queda do primeiro Adão produziu no ser humano, Cristo, o segundo Adão, veio reformar, converter, tornar um segundo nascimento que é ligado a uma nova vida. Tal reforma não é apenas conceitual, do intelecto. Ela se evidencia em mudanças radicais, profundas da personalidade, do caráter e das aspirações. Paulo, o apóstolo declara: “Se alguém está em Cristo Jesus, nova criatura é; as coisas velhas passaram e eis que tudo se fez novo”. Nova Aliança, Novo Pacto, Nova Dispensação... Nova Liderança.

Mudaram-se o líder e os liderados. Jesus dirá: “Eis-me aqui, e os filhos que Deus me deu”. Filhos da mesma natureza de Deus. Do mesmo caráter – no futuro – imagens do Primogênito, Jesus, nosso Senhor e grande Mestre. No presente, como em uma classe escolar, a vida dos liderados prossegue em um processo de santificação, de aprimoramento do caráter, à imitação do alvo maior: Jesus.

A tradução literal da palavra greco-koinê “mathêtês” deve ser “aprendizes”. O líder maior é o Cristo. Nós outros somos aprendizes de uma liderança eficaz - apesar de ser tão diferente das demais. A leitura persistente e sistemática da Nova Aliança nos leva ao conhecimento dos métodos desta liderança que nunca havia sido conhecida entre as sociedades. A Igreja não é um clube, senão um organismo vivo, e como tal exige uma liderança que também seja espiritualmente viva. O Mestre dissera: “Recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e ser-me-eis testemunhas”.

Quando da administração diária à Igreja em Jerusalém, os apóstolos exigiram que fossem eleitos homens cheios de sabedoria e do Espírito Santo. A capacitação da liderança cristã exige estes dois tão importantes requisitos: Sabedoria, e Poder Divino. Os sinais característicos de tal liderança são sobre-humanos, dependentes de uma capacitação maior: “Expelirão demônios, falarão novas línguas; se beberem alguma coisa mortífera não lhes fará dano; e se impuserem as mãos sobre os enfermos, estes ficarão curados”.

O domínio e a autoridade sobre demônios não é visto na Velha Aliança, isto porque as “chaves” do Hadês e da Morte estavam em mãos que não as do Cristo. Só à Igreja seria dada tal privilégio, após a ressurreição do Senhor e o Pentecoste.

Ao lermos o livro Atos dos Apóstolos, ficamos admirados de como foi possível ao líder Simão Pedro, apóstolo, superintender, liderar uma igreja nascente de três mil pessoas. Não possuia nenhuma prática em conduzir gente; nenhuma prática de liderança de massa tão grande. Nenhum método, nenhum preparo senão o divino. A liderança cristã é movida pelo braço forte do próprio Deus – quando O permitimos...

Um dos motivos da prática da oração é levar-nos a uma dependência total, submissa, ao controle divino através do Espírito Santo, terceira Pessoa da Trindade. À Ele está encarregada a missão de revelar e guiar a toda verdade. Análogamente, a leitura sistemática e análitica das Escrituras – mormente o chamado Novo Testamento – conduz a liderança cristã a padrões específicos e superiores aos demais, porém firmes e produtivos nos seus resultados gerais. A Nova Aliança tem liderança calcada na doutrina dos apóstolos, nada tendo a ver com o judaísmo estabelecido na Velha Aliança. Tem algo superior: o Cristo.

Evoluiu-se o sistema de liderança de Deus ao Seu agora chamado povo; aquele que não era Seu povo, distante da Lei e dos Profetas, distante do judaísmo como um todo, os gentíos. Cristianismo não é judaísmo; não é judaísmo modificado; não é judaísmo aprimorado. Judaísmo é judaísmo, cristianismo é cristianismo. São duas dispensações diferentes sob todos os aspéctos. São específicas entre si, cada uma com suas leis, com sua moral, com seus mestres e com seus resultados práticos. A finalidade da Lei é Cristo. Vindo Ele, a Lei passa a aguardar um longo período para o seu retorno – a Dispensação da Tribulação.

Evoluiu-se a liderança. (continua)

_________________________

O Pr., Th. D., Honoris Teologia, D.D., Serafim Isidoro, oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê: serafimprdr@ig.com.br