O Calendário Maia e o fim do mundo em 21 de Dezembro de 2012.
Não nos é incomum as tantas previsões feitas durante os séculos sobre o fim do Mundo, como agora nos vem às previsões do calendário Maia acerca do ano de 2012, dramatizados em muitos filmes e documentários recentes.
Os Maias tinham um calendário mais preciso, mais complexo e muito mais holístico que o nosso, previram vários acontecimentos. Este calendário Maia prevê que algo de muito grave se passará no solstício de Inverno, 21 de Dezembro, de 2012. Tão grave será o acontecimento, que o mundo tal como o conhecemos desaparecerá. Isto não quer dizer que o mundo acabará, quer simplesmente dizer que um grande acontecimento transformará o mundo.
O que se sabe atualmente é que a Terra estará alinhada com o Sol e com o centro da nossa galáxia, Via Láctea. Sabe-se que no centro da Galáxia existe um buraco negro supermassivo. Baseados em Einstein e em alguma informação astronômica, há quem diga que o alinhamento com este buraco negro supermassivo levará a uma mudança do campo magnético terrestre, que acontece periodicamente. Isto levará a tsunamis, vulcões, terremotos, etc.
Como o calendário Maia, existe também o I Ching que é um livro Chinês sobre concepções do mundo e filosofias de vida, que contém algumas previsões, sendo uma delas que o mundo irá acabar em 21 de Dezembro de 2012.
Em termos históricos, basta lermos alguns livros para percebemos que em todas as Eras existiram pessoas que preverão que o fim estava perto. Sempre foi assim e sempre será, porque isso é que fará do nosso tempo o mais importante para viver. É uma mentalidade temporalcêntrica. E é bom relembrar que todas essas pessoas, sem exceção, estavam enganadas.
“Em termos astronómicos, somos um simples ponto num universo gigantesco. Imaginar que temos qualquer relevância em termos espaciais ou temporais é antropocentrismo no seu pior – quando na Ficção Científica lemos ou vemos que extraterrestres vêm à Terra para mudar o curso da nossa história e do resto do universo temos que ver isto somente como uma forma de entretenimento. É um Geocentrismo temporal – continuamos a pensar que somos especiais no Universo, neste caso em termos de tempo. O mesmo se passa nestas previsões” (OLIVEIRA, Carlos. Estudante de doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas em Austin nos E.U.A).
Fato é, que não precisa ser um vidente para saber o que nos reserva o futuro, até mesmo porque estamos há muito tendo sinais de situações caóticas que estão por vir.
A terceira profecia diz que uma onda de calor aumentará a temperatura do planeta provocando mudanças climáticas, geológicas e sociais de magnitudes sem precedentes e a uma velocidade assombrosa.Os maias disseram que esse aquecimento se dará por vários fatores. Alguns deles pelo ser humano, que por sua falta de sincronismo com a natureza só poderá produzir processos de autodestruição. Outros fatores serão gerados pelo sol, que ao acelerar sua atividade pelo aumento da sua vibração, produzirá mais irradiação aumentando a temperatura do planeta.
Cada um de nós, de uma forma ou de outra, ajudamos a desflorestar o planeta ou a contaminá-lo. Com nossos automóveis, jogando lixo nas ruas ou parques públicos, contribuímos para que o clima do planeta volte-se contra nós. As mudanças já estão acontecendo, mas como estão acontecendo muito lentamente nos adaptamos a elas e nem as percebemos. O processo global de industrialização que teve lugar no século XX mudou dramaticamente a atmosfera com suas emissões de gases tóxicos.A chamada chuva ácida, um subproduto da queima de carvão ou derivados de petróleo e emissões de sulfetos e óxidos de nitrogênio das indústrias tem lugar no mundo todo e concentra-se nas áreas urbanas, corroem os monumentos e pontes, destrói a pintura externa, os bosques, causam danos à vida marinha e aos solos cultivados, transforma a água potável em tóxica e reduz a visibilidade.
Diante de tudo quanto exposto, resta atestarmos que o ser humano será o único responsável pela sua destruição. Cedo ou tarde, em 2012 ou não, certo é que o Planeta irá sofrer um grande impacto ambiental, como já está sofrendo. Não será preciso as Profecias dizer o que nos já é óbvio, bem como, não será preciso uma profecia milagrosa dizendo que nos salvaremos, quando que pra isso, basta apenas que o ser humano se conscientize de seu papel e passe a cuidar do Planeta.
Nos vemos na Copa de 2014!!!