LEITURA É A ESSENCIA DE EDUCAÇÃO

LEITURA É A ESSÊNCIA DA EDUCAÇÃO

Analisar a importância da leitura, como processo, para a formação do cidadão da sociedade de massa e defende que a leitura é capaz de influir diretamente na ascensão social das pessoas, pelos caminhos práticos que ela abre pelo enriquecimento cultural que proporciona e pela capacidade de diferenciação que efetiva o leitor competente nunca será mais um na multidão.

Pensar uma sociedade mais igualitária a partir da democratização da leitura. Será que há uma possibilidade ou é simplesmente um mito ou utopia. Sempre que se olha a estrutura desigual da sociedade brasileira, o que se vê de mais preocupante é a distância entre os incluídos e os excluídos dos benefícios que uma educação pode proporcionar ao ser humano.

A Leitura é um dos fatores essências para a inclusão, trazendo um enriquecimento particular e social aos leitores. Vivemos em uma sociedade individualista e só conseguirá se sobressair com facilidade desse conceito um cidadão bem instruído, capaz de entender o que acontece em sua volta. O leitor traz consigo um mundo amplo e conciso e se inclui com dignidade na multidão. O leitor se forma no decorrer de sua existência e experiências de interação com o universo natural, cultural e social em que vive. A leitura na escola tem sido um objeto de ensino mais para que se constitua também como um objeto de aprendizagem é necessário que faça sentido para o aluno. O processo de leitura se dará quando o professor trabalhar com textos diversificados e diferentes gêneros.

Se o objetivo é formar cidadão capazes de compreender diferentes textos temos que superar algumas concepções sobre o aprendizado inicial da leitura. É possível aprender em qualquer período de vida sendo a leitura como a principal essência para a Educação.

PROFª : ADRIANA AP. AQUINO

ADRIANA AQUINO
Enviado por ADRIANA AQUINO em 09/11/2009
Código do texto: T1914635